RSS

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mensagem: A reverência na Casa do Senhor - Temor

A REVERÊNCIA NA CASA DO SENHOR

“ Temor ”


“Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”
Ap 14:7


 OBJETIVO
Levar as crianças a entenderem que ter temor, não é ter medo, mas sim amar a DEUS, pois o temor se aprende através de um testemunho fiel.

 INTRODUÇÃO
Temor é ter reverência e respeito pela presença, pela grandeza e pela santidade de DEUS. O temor a Deus é amá-lo, respeitá-lo, é a certeza de que tudo está em suas mãos.
Devemos buscar ao Senhor de todo coração, dar ouvidos (escutar) a sua voz, e agir sempre pensando em agradá-lo.
Mateus 28:20b  “... e eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.”

 DESENVOLVIMENTO
• Quando falamos de temor, alguns confundem com temores.
• Devemos saber que temores vêm da palavra medo, que é um sentimento de grande inquietação ante o perigo (susto, pavor), mas não é isso que o Senhor quer que sintamos Dele.
• Temer a Deus não é fugir com medo de algum juízo, e sim conhecer e guardar a sua palavra de modo que, fazendo assim, teremos sabedoria do Senhor (Sl 111:10 -> O temor do Senhor é o princípio da sabedoria: bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre).
• Obedecendo a Deus alcançaremos as bênçãos da eternidade mencionadas na palavra – alcançaremos: Entendimento e Inteligência.
• A palavra do Senhor vem para enriquecer nossa alma e devemos buscar com diligência as experiências com profundidade em tudo que fazemos, pensamos e ouvimos.
• Vivemos nesta obra não porque somos bons, mas sim, pelo Espírito Santo que é a essência da vida e que tem nos aceitado com toda paciência.

 EXEMPLO DE SERVO QUE TEMEU E VENCEU
1) Daniel e seus amigos = prosperaram na vida espiritual, estudantil e profissional.
a) Espiritual = desde jovens eram definidos, tinham experiências com o Senhor, desejavam realizar a obra.
b) Estudantil = o Senhor deu a eles conhecimento e inteligência, eram 10x mais doutos que os outros jovens de testemunho no ambiente de estudos, pela bênção do Senhor que estava sobre eles.
c) Profissional = começaram como escravos e terminaram por sobre todos os negócios da Babilônia.

- Lição: Não precisamos encurvar diante de coisa alguma que aí está no mundo. A bênção está sobre aquele que é fiel. A definição é pessoal. Prosperam sem se contaminar com as iguarias do mundo.

 CONCLUSÃO
Deus tem um objetivo. O Seu objetivo é de nos perdoar, gerando com isso, além da vida eterna, o temor em nossos corações. Se nós tememos a Deus, então, nós amamos a Deus.Vivendo o temor do Senhor seremos bem aventurados (felizes) e alcançaremos sabedoria do Espírito Santo para sermos vitoriosos em toda nossa maneira de viver. (Na escola com os colegas, na família e na casa do Senhor).

Mensagem: O temor do Senhor

MENSAGENS PARA REUNIÕES DE SENHORAS
TEMA: LEVANTAR DEFESAS

5ª Mensagem: O TEMOR DO SENHOR

TEXTO:
Salmo 112:1-2
“Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada.”

INTRODUÇÃO

A palavra temor significa medo; susto; ato ou efeito de temer.
Esta palavra é usada, isoladamente, com este significado, tanto no nosso vocabulário como na Bíblia. Exemplos: “Não temerei ...”; “temores noturnos”; “e temeram ...”.
Mas, a expressão “Temor do Senhor” é usada somente na palavra de Deus e significa “obediência ao Senhor, com amor.”

Este Salmo fala das bênçãos reservadas àquele que é temente a Deus.
O Senhor promete abençoar aqueles que o temem e que se deleitam na Sua palavra.
Chama-os de bem-aventurados.
A Bíblia declara frequentemente que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” (Salmo 111:10).
O temor do Senhor resulta em santificação na vida dos servos fiéis. Esse temor inspira-nos a evitar o pecado e a desviar-nos do mal, nos levando a sermos cuidadosos e comedidos no nosso falar, no nosso andar; a ter fé inabalável (dom de Deus); a viver, em todos os momentos, a Palavra de Deus.
O temor do Senhor é muito mais que uma doutrina bíblica. Ele é diretamente aplicável à nossa vida diária, de numerosas maneiras.
Primeiramente, se realmente tememos ao Senhor, temos uma vida de retidão, de obediência aos seus mandamentos, e damos sempre “não” ao pecado.
Em Eclesiastes 12:13, vemos que o dever do homem resume-se em dois breves imperativos: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos.”
Inversamente, aquele que se contenta em viver na iniquidade, assim faz porque “Não há temor de Deus perante os seus olhos.” (Sl 36:1-4).

DESENVOLVIMENTO

Em Atos, vemos o temor do Senhor na vida da igreja primitiva resultando em paz, edificação e crescimento, com o consolo do Espírito Santo (At 9:31).
Repetidas vezes, no seu discurso final aos israelitas, Moisés mostrou claramente o relacionamento entre o temor do Senhor e a obediência a Ele, com amor.
Segundo os salmistas, temer ao Senhor equivale a deleitar-se nos seus mandamentos (Sl 112:1) e seguir seus preceitos (Sl 119:63).
O Senhor Jesus nos deixou o maior exemplo de temor ao Senhor. Em Isaías 11:1-3, lemos:
“Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; ...”
Quão maravilhoso é sabermos que o nosso amado Salvador, como homem perfeito, quando esteve neste mundo, deleitava-se no temor do Senhor, obedecendo ao Pai em tudo, por amor.

Precisamos, como servos fiéis, buscar incessantemente imitar esse atributo do Senhor Jesus: o atributo de nos deleitarmos no temor do Senhor. E Ele nos recompensará, como diz a Palavra de Deus:
“O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida.” (Pv 22:4);
“No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para os seus filhos.” (Pv 14:26);
“O temor do Senhor é uma fonte de vida para preservar dos laços da morte.”(Pv 14:27);
“O temor do Senhor aumenta os dias, mas os anos dos ímpios serão abreviados.” (Pv 10:27).


CONCLUSÃO

Aqueles que temem ao Senhor sabem que “bem sucede aos que temem a Deus”, não importando o que aconteça no mundo ao redor.
As bênçãos contínuas que recebemos da parte de Deus, especialmente o perdão dos pecados e a salvação de nossas almas, devem nos levar a temê-lo e a amá-lo sempre, independentemente das provas e tribulações pelas quais estivermos passando.

Finalmente, o temor do Senhor nos confere segurança, consolo espiritual, paz, proteção, fé inabalável, um caminhar santo, um coração puro, um espírito reto; e o reconhecimento de que o Senhor Jesus é o nosso Salvador, que morreu na cruz do calvário para nos dar vida eterna, preparada para todos os que temem ao Seu santo nome e amam a Sua vinda, que tão breve se aproxima!

Aula: Temor - Jacó







APDS...estou enviando uma sugestão de aula para as irmãs...bjsss Michelly Gomes

terça-feira, 27 de julho de 2010

Aula: A reverência na casa do Senhor - 4ª Opção










Aula: A reverência na casa do Senhor - 3ª Opção












Mensagem: A reverencia na casa do Senhor

REVERÊNCIA NO TEMPLO


5 – TEMOR - Crianças/Intermediários

“ Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.” Pv. 2:5


OBJETIVO

Levar as crianças a entenderem que ter temor, não é ter medo, mas sim amar a DEUS, pois o temor se aprende através de um testemunho fiel.


INTRODUÇÃO

Temor é ter reverência pela presença, pela grandeza e pela santidade de DEUS.
Devemos buscar ao Senhor de todo coração, dar ouvidos (escutar) a sua voz, e agir sempre pensando em agradá-lo.
Mateus 28:20 b è ... e eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Amém.


DESENVOLVIMENTO

• Quando falamos de temor, alguns confundem com temores.
• Devemos saber que temores vêm da palavra medo, mas não é isso que o Senhor quer que sintamos Dele.
• Temer a Deus não é fugir com medo de algum juízo, e sim conhecer e guardar a sua palavra de modo que, fazendo assim, teremos sabedoria do Senhor (Sl 111:10).
• Obedecendo a Deus alcançaremos as bênçãos da eternidade mencionadas na palavra – Alcançaremos: Entendimento e Inteligência.
• A palavra do Senhor vem para enriquecer nossa alma e devemos buscar com diligência as experiências com profundidade em tudo que fazemos, pensamos e ouvimos.


CONCLUSÃO

Vivendo o temor do Senhor seremos bem aventurados (felizes) e alcançaremos sabedoria do Espírito Santo para sermos vitoriosos em toda nossa maneira de viver. (Na escola com os colegas, na família e na casa do Senhor).

Cartaz: Figura de uma pessoa (sem o rosto) tirando a sandália de seus pés (experiência de Moisés com o Senhor). Reverência diante de Deus (Moisés teve temor).
5 – TEMOR - Mensagem Igreja


“ Se observares Senhor, iniqüidades, quem subsistirá? Contigo porém, está o perdão para que te temam”. Salmos 130: 3 e 4


DESENVOLVIMENTO

Diz a palavra que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
Qual é ou seria o verdadeiro temor?

Todos nós falhamos, mas o Senhor não tem olhado para isso. Por que? – Será por que Deus não lança sobre nós um juiz tal que faz com que desaparecemos? - É porque com o nosso Deus está o PERDÃO.

Vivemos nesta obra não porque somos bons, mas sim, pelo Espírito Santo que é a essência da vida e que tem nos aceitado com toda paciência.

Vivemos nesta obra, porque o amor que o Senhor tem pelas nossas vidas é infinito, se é que possamos medir. Foi o resultado do sacrifício do Senhor Jesus que nos garantiu a salvação, onde o seu sangue derramado na cruz é exatamente a expressão deste grande amor.

Muitos confundem temor com temores.
Temores vêm da palavra medo

Medo è É o sentimento de grande inquietação ante o perigo (susto, pavor).
Temor è É ter reverência e respeito pela presença, pela grandeza e pela santidade de DEUS.

O homem tem medo do castigo (juízo) de Deus e com isso tem dificuldades para entender o amor que o Senhor tem por sua vida.

Muita das vezes deixa de buscar a Deus o perdão, porque pensa que Ele não lhe dará, não sabendo que Deus se alegra em querer perdoar.

O Senhor veio para aqueles que precisam dele (vim para os enfermos). O amor de Deus excede qualquer entendimento.

O homem perdeu o temor por Deus, porque se acha como tal quando está vivendo em um daqueles momentos em que a vida lhe concede uma posição privilegiada. Mas que não o sabe que é temporário. (porque tudo acaba).

O homem esquece que a sua vida é temporária, enquanto que Deus é eterno.

Muitos não têm reverência diante de Deus. Até perguntam em tom desafiador: Onde está este Deus que tanto oram a Ele que eu não o vejo?

Diante de um mundo corrompido, espiritualmente falando, o homem perdeu a identidade com Deus a ponto de ignorá-lo.

O homem perdeu o temor por Deus. Não tem mais aquela reverência, aquele respeito, aquele silêncio quando está em sua casa (Igreja).

• Mas, quando este que nunca temeu a Deus, se encontra doente, desenganado pelos médicos e que tudo o que tem não pode livrá-lo da situação em que se encontra;
• Passando a viver na dependência de outros para tudo;
• Então a única esperança que lhe resta é se humilhar e temer a Deus.
• Acreditar que Deus possa perdoá-lo;
• Reconhecer que Deus é o único e só Ele tem o poder de reverter qualquer situação.


O homem reconhece a sua fragilidade no momento em que seu dinheiro, sua posição não consegue comprar saúde ou a sua liberdade.

Ele reconhece a sua fragilidade quando tudo que possui não pode comprar a saúde de seu filho, filha, mãe, pai ou outro ente querido.

Então, a única saída para ele é render-se aos pés do Senhor e temer o seu Santo Nome.

Passará a referenciá-lo de tal forma que a sua fé aumentará, porque Deus tem o poder para todas as coisas e que o homem não é nada.

O temor a Deus é amá-lo, respeitá-lo e a certeza de que tudo está em suas mãos.

Tudo na vida do homem se dá por limite e tempo. Depois tudo acaba.

Mas, Deus tem um objetivo. O seu objetivo é de nos perdoar, gerando com isso, além da vida eterna, o temor em nossos corações.

Se você teme a Deus, você ama a Deus.

A relação do homem com Deus não deve estar baseada no medo, mas sim no seu amor e no temor a Ele.

O Senhor é Santo e está na sua glória. – Foi Ele que fez tudo acontecer. Criou o céu, a terra, o mar e toda espécie de vida.

Foi Ele, O Senhor da glória, que criou o homem para louvá-lo, para glorificá-lo e para adorá-lo. – E o temor ao Senhor esteja sobre nós.
Amém

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Perguntas da Semana - 26-01/08/2010

Ultimas AulasPERGUNTAS DA SEMANA
Postado em 26/07/2010 ¬ 10:08 pmh.
PERGUNTA PARA A REUNIÃO DAS SENHORAS
ASSUNTO: ORAÇÃO
TEMA: A ORAÇÃO DE DANIEL
TEXTO: O LIVRO DE DANIEL
1. É POSSÍVEL IDENTIFICAR A MINISTRAÇÃO DOS ANJOS NOS MOMENTOS DE PROVA NA VIDA DE DANIEL E DE JESUS? E QUAL A IDENTIFICAÇÃO COM A IGREJA DOS NOSSOS DIAS?

PERGUNTA PARA O CULTO NO LAR
ASSUNTO: ORAÇÃO
TEMA: A ORAÇÃO NO LAR
TEXTO: ATOS CAP. 12

1. É POSSÍVEL CITAR UMA EXPERIÊNCIA DA IGREJA PRIMITIVA DE MINISTRAÇÃO DE ANJOS COMO RESULTADO DE ORAÇÃO DO CULTO NO LAR?

PERGUNTAS PARA JOVENS E OBREIROS
ASSUNTO: ORAÇÃO
TEMA: A ORAÇÃO DE DANIEL
TEXTO: O LIVRO DE DANIEL

1. É POSSÍVEL IDENTIFICAR NO MÍNIMO TRÊS REFERÊNCIAS BÍBLICAS NO NOVO TESTAMENTO ONDE SE PODE ENCONTRAR A EXPRESSÃO “FILHO DO HOMEM” RELACIONADA À PESSOA DO SENHOR JESUS, COM O LIVRO DE DANIEL?

2. QUAL O PROPÓSITO DA EXPRESSÃO “FILHO DO HOMEM” CITADA NA PRIMEIRA PERGUNTA?

SUGESTÕES DE ESTUDO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PARA DOMINGO, DIA 01/08/2010

- TEMOR AO SENHOR
(PROVÉRBIOS 9:10)

- REVERÊNCIA NA CASA DO SENHOR
(ECLESIASTES 5:1)

PERGUNTA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PARA O DIA 08/08/2010
ASSUNTO: ORAÇÃO
TEMA: A ORAÇÃO DE DANIEL
TEXTO: O LIVRO DE DANIEL

1. QUE DECISÃO DANIEL TOMOU AINDA JOVEM QUE MARCOU A SUA VIDA?

RESPOSTA:
DANIEL 1:8
“E DANIEL ASSENTOU NO SEU CORAÇÃO NÃO SE CONTAMINAR COM A PORÇÃO DO MANJAR DO REI…”

PERGUNTA PARA A ESCOLA DOMINICAL – DIA 08/08/2010
ASSUNTO: ORAÇÃO
TEMA: A ORAÇÃO DE DANIEL
TEXTO: O LIVRO DE DANIEL

1. É POSSÍVEL IDENTIFICAR O USO DOS MEIOS DE GRAÇA NA VIDA DE DANIEL, CITANDO OS TEXTOS?

sábado, 24 de julho de 2010

Aula: Daniel - A oração de DAniel - Cap. 9








APDS, irmãs...minha mãe fez esta aulinha... bjssss Michelly Gomes

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Aula: Daniel - Cap. 9







Maninha, fiz essa sugestão...bem simples...sabe q não
usamos datashow...se estiver algo errado me fale tá...
pode modificar. fique sempre a vontade...amuvcs!!!!
Silvia

Lembrancinha para o caderno - Daniel

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Perguntas da Semana - 19-25/07/2010

Ultimas AulasPERGUNTAS DA SEMANA
Postado em 20/07/2010 ¬ 12:41 pmh.
PERGUNTAS PARA A REUNIÃO DAS SENHORAS
ASSUNTO: ORAÇÃO
TEMA: A ORAÇÃO DE DANIEL
TEXTO: LIVRO DE DANIEL

1. EM QUAIS MOMENTOS O TESTEMUNHO DE DANIEL FOI RECONHECIDO POR AQUELES QUE ESTAVAM EM SUA VOLTA E COMO PODEMOS APLICÁ-LOS EM NOSSA VIDA COMO TESTEMUNHO DIANTE DO MUNDO?

PERGUNTA PARA OS CULTOS NOS LARES
ASSUNTO: ORAÇÃO
TEMA: A ORAÇÃO DE DANIEL
TEXTO: DANIEL CAP. 2:17-23

1. QUAIS OS RESULTADOS DA REUNIÃO DE ORAÇÃO FEITA POR DANIEL EM SUA CASA?

PERGUNTA PARA OS JOVENS E OBREIROS
ASSUNTO: ORAÇÃO
TEMA: A ORAÇÃO DE DANIEL
TEXTO: LIVRO DE DANIEL

1. É POSSÍVEL IDENTIFICAR A FIGURA DE JESUS NO LIVRO DE DANIEL CITANDO OS TEXTOS?

2. É POSSÍVEL IDENTIFICAR A MINISTRAÇÃO DOS ANJOS NOS MOMENTOS DE PROVA NA VIDA DE DANIEL E DE JESUS? E QUAL A IDENTIFICAÇÃO COM A IGREJA DOS NOSSOS DIAS?

PERGUNTAS PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ASSUNTO: ORAÇÃO
TEMA: A ORAÇÃO DE DANIEL
TEXTO: DANIEL CAP.9

1. O QUE LEVOU DANIEL A FAZER A ORAÇÃO NO CAPÍTULO 9 ?
RESPOSTA: ELE LEU A PALAVRA DE DEUS ESCRITA PELO PROFETA JEREMIAS E ENTENDEU QUE AQUELE MOMENTO ERA UM MOMENTO DE ORAÇÃO.

“…EU, DANIEL ENTENDI PELOS LIVROS QUE O NÚMERO DE ANOS DE QUE FALOU O SENHOR AO PROFETA JEREMIAS… ERA DE SETENTA ANOS… EU DIRIGI O MEU ROSTO AO SENHOR DEUS, PARA O BUSCAR COM ORAÇÃO E ROGOS, COM JEJUM, E SACO E CINZA.” (DANIEL 9:2)

2. QUAL FOI O PEDIDO QUE DANIEL FEZ A DEUS?
RESPOSTA: “Ó SENHOR, OUVE; Ó SENHOR, PERDOA; Ó SENHOR, ATENDE-NOS E OPERA SEM TARDAR;…” (DANIEL 9:19a)

3. COMO DEUS RESPONDEU A ORAÇÃO DE DANIEL?
RESPOSTA: “ESTANDO EU, AINDA FALANDO NA ORAÇÃO, O VARÃO GABRIEL, QUE EU TINHA VISTO NA MINHA VISÃO NO PRINCÍPIO, VEIO VOANDO RAPIDAMENTE E TOCOU-ME À HORA DO SACRIFÍCIO DA TARDE.” (DANIEL 9:21)

PERGUNTAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
ASSUNTO: ORAÇÃO
TEMA: A ORAÇÃO DE DANIEL
TEXTO: LIVRO DE DANIEL

1. CITE OS TEXTOS NOS QUAIS PODEMOS IDENTIFICAR OS OBSTÁCULOS QUE TENTAVAM IMPEDIR A COMUNHÃO DE DANIEL COM DEUS:

2. QUE LIÇÕES PODEMOS TIRAR NO MOMENTO PARA A NOSSA VIDA ESPIRITUAL?

OBS.: COMO AUXÍLIO À RESPOSTA DA NOSSA PRIMEIRA PERGUNTA, PODEMOS INDICAR TRÊS EXPRESSÕES:

1 – QUERIAM IMPEDIR O TESTEMUNHO DE DANIEL
2 – QUERIAM JULGÁ-LO SEGUNDO AS LEIS DO HOMEM
3 – QUERIAM QUEBRAR O RELACIONAMENTO DE DANIEL COM DEUS.

Gesto: Fiel como Daniel

Gestos do louvor Fiel como Daniel

Dedo regendo
Fiel, ser fiel (bis)

Dedo apontando para o lado
Como Daniel fiel

Mãos no ombro fazendo eu
desejo ser (bis

Dedo apontando para o lado
Ele foi fiel, fiel

Mãos no coração
de coração,

Mão para o alto
Por isso Deus o livrou

Abrir e fechar as mãos pra frente fazendo o gesto de abocanhar, de garra.
da boca do leão (Bis)

Aula: Daniel - Oração