RSS

sábado, 12 de junho de 2010

Mensagem: As Cinco Janelas

UNIDADE: AS CINCO JANELAS

“Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios; exterminou das ruas as crianças, e os jovens das praças”. Jeremias 9:21


1ª AULA: OS OLHOS


INTRODUÇÃO GERAL AO ASSUNTO

Quando está armando uma chuva muito forte, e começa aquele vento, o que a mamãe diz para fazer? “Fecha a janela depressa, porque senão vai sujar toda a casa”. Não é mesmo?
Sabiam que no seu corpo também existem janelas? E como em casa, as janelas do seu corpo também precisam ficar sempre bem fechadas!
(mostrar as janelas abertas). Olhem aqui as janelas que existem no seu corpo: visão (olhos); audição (ouvidos); falar (boca); olfato (nariz) e tato (mãos).
O Senhor nos ensina que essas janelas precisam ficar sempre bem fechadas, porque do mesmo jeito que a chuva entra na sua casa se a janela estiver aberta; o pecado entra no seu coração e deixa o Corpo de Cristo doente. O coração do intermediário fica triste, o intermediário fica distante do Senhor, só querendo as coisas do mundo.
As coisas do mundo, o pecado, quando entram na sua vida, vão direto para o seu coração, por isso que o versículo que lemos diz assim: “a morte (O PECADO) subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios”.
Num palácio tem muitas coisas preciosas; muitos tesouros, não é mesmo? Quem mora num palácio é muito rico, não é mesmo? Quem mora no palácio? É o rei.
Quem é o nosso rei? É Jesus! Então, o palácio nos fala do nosso coração (mostrar o coração). Então, no coração do intermediário que tem Jesus há ricos tesouros. Dentro do coração de cada intermediário aqui estão guardados os bens mais preciosos que vocês têm. (os tesouros) Olhem só: Jesus (que é o rei - coroa); prata (que é a salvação em Jesus - moedas); o poder do Espírito Santo (candeia e botija); as jóias preciosas (são os dons espirituais).
As janelas do nosso corpo (são as janelas do nosso palácio); elas precisam ficar bem fechadas, para que nada e nem ninguém roube de dentro do nosso coração esses bens preciosos.

INTRODUÇÃO

Hoje nós iremos estudar uma dessas janelas, que são os olhos (mostrar os olhos abertos). Vamos entender como que através dessa janela, o pecado vai para o coração. E vamos aprender como deixar essa janela sempre bem fechadinha!
Os olhos servem pra quê? Para você ver todas as coisas que existem no mundo; todas as coisas lindas criadas por Deus (pelo Deus verdadeiro).
Lá em Mateus 6:22, nos diz assim: “são os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será iluminado”.
Então, os olhos é uma janela que devemos cuidar muito bem, porque através deles desejamos as coisas que vemos. Por exemplo, você vê uma bala e fica com vontade de chupar, não é assim?

DESENVOLVIMENTO

A bíblia, lá em Gênesis, nos conta a história de Adão e Eva. Eles moravam num lugar lindo, que Deus preparou para eles: o jardim do Éden (no paraíso).
Deus colocou nesse jardim duas árvores, mas eles só podiam comer do fruto de apenas uma das árvores. Tinha uma que se chamava: a árvore do conhecimento do bem e do mal, eles não poderiam comer de jeito nenhum.
Eva viu o fruto da árvore que Deus disse para não comer ... ficou lá admirando: “nossa, que fruto lindo, diferente”.
Ela achou o fruto tão bonito, que se esqueceu do que Deus havia falado. A serpente falou assim: “ah, o quê que tem, come essa fruta aí”.
Que triste! Adão e Eva desobedeceram a Deus (fizeram a má escolha) ... ouviram a voz da serpente (comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal).
O que vocês me dizem: Adão e Eva fecharam essa janela aqui? Eles tiveram cuidado com essa janela? Olhem o coração como ficou (sem os tesouros).
O pecado entrou no coração de Adão e Eva e eles ficaram sem a benção de Deus (perderam todos os tesouros que havia dentro do seu palácio).

No mundo tem muitas coisas bonitas pra gente ver, não é mesmo? Com os seus olhos, você vê muita coisa boa, muita coisa bonita, muita coisa certa, que agrada ao Senhor. Mas com os seus olhos, tem hora que você vê também muita coisa feia, ruim e errada, e que não agradam ao Senhor.
Então, vamos ver se vocês estão espertos mesmo! (ir lendo as fichas e pedindo para eles falarem onde é para colocar: no olho aberto / no olho fecado).
Sabem, porque você precisa fechar os olhos para essas coisas aqui? Tem uma vozinha que diz assim: “vê esse filme, o quê que tem?”. É assim que acontece, não é mesmo? É desse jeito que o pecado entra pela janela. Se você ver o filme de luta (ensinando o engano), a janela vai abrir, e a opressão do filme vai para dentro do seu coração; você vai ficar triste; os tesouros do seu coração serão roubados.
O pecado separa a criança do Senhor, rouba os tesouros que estão guardados dentro do seu coração.

CONCLUSÃO

O desejo do Senhor é que os seus olhos estejam fechados para as coisas ruins. Mas, como que você vai fazer, então? Vai sair andando por aí, de olhos fechados, tropeçando nos outros?
Não é isso que o Senhor quer ensinar. Fechar os olhos significa, ficar no clamor (fechar os olhos). Pedir ao Senhor que você não tenha vontade de ver, de ter as coisas que o mundo oferece, as coisas que não agradam ao Senhor.
Os seus olhos irão se fechar clamando pelo sangue de Jesus. Às vezes você está na escola, na rua, vê alguma coisa que não agrada ao Senhor, alguém te oferece alguma coisa que “enche” os seus olhos. O que você vai fazer? Vai clamar pelo sangue de Jesus, em comunhão, para se desviar dessas coisas.
Então, a criança que gostava de revistas com desenhos feios, os seus olhos lerão a bíblia; a criança que gostava de filmes de lutas, seus olhos verão as maravilhas de Deus.
Não podemos nos misturar com este mundo, por isso, cada um aqui vai cuidar para que esta janela (que são os olhos) fique bem fechadinha mesmo!
Outra coisa importante que o Senhor quer ensinar, é que tem criança que pensa que no momento em que a igreja está orando, é pra ficar de olho aberto! A janelinha precisa fechar, sabem, por que? Com os olhos fechados você vai ter comunhão, não vai ficar implicando com o amigo do lado.
Então, agora cada criança vai fechar o olhinho e vamos pedir ao Senhor para fechar essa janelinha hoje: “Senhor, passa o sangue de Jesus nos meus olhos, para que eu não seja contaminado com as coisas deste mundo. Senhor, tranca esta janela, em nome de Jesus, amém”.

2ª AULA: OS OUVIDOS


“E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo”. Romanos 10:17

Tem uma outra janelinha que vamos aprender fechar hoje: os ouvidos!
Para que serve mesmo o ouvido? Para ouvir!
Ouvido de intermediário que serve ao Senhor ouve tudo que está por aí no mundo? Não! Porque? Porque você está aqui aprendendo a viver segundo a vontade de Deus, então, a voz de quem você pode ouvir? A voz do Senhor Jesus, do Espírito Santo.
As coisas que o Senhor tem para dizer para você, são as coisas que serão boas para você crescer feliz na presença do Senhor, e irão acrescentar mais tesouros no seu coração!

Como que o pecado entra por essa janelinha e vai lá para o seu coração? Toca uma música do mundo, você dá ouvidos e aquela música vai lá pro seu coração (fica martelando na sua cabeça o dia inteiro). A música do mundo foi feita para louvar aos deuses do mundo. Então, se você gosta de ficar dando atenção para músicas do mundo, quem vai reinar no seu coração não será o Deus verdadeiro.
Prestem atenção no versículo que lemos: a fé vem pelo ouvir. Então, é ouvindo que você vai ter fé no seu coração.
Ouvindo música do mundo (piadas, fofoca, mentira), você vai ter fé no coração? Você vai crer no Senhor Jesus e nas coisas que ele opera no meio da igreja?
A bíblia diz como? A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Então, você agora vai ficar ouvindo os versículos da bíblia o dia inteiro? Na escola, você vai sair andando tampando o ouvido, porque só pode escutar a palavra de Deus? Não é assim!
A tia falou no início que nós estamos aprendendo a viver conforme a vontade de Deus, não é mesmo? Então, o que vocês estão aprendendo aqui são as coisas da palavra de Deus (é Deus falando com vocês). As coisas que vocês estão ouvindo de Deus, estão sendo guardadas onde? Dentro do coração!
O que Deus tem falado com vocês sobre a escola? “Meu filho, não envolve com festinhas, com fofoquinhas, com mentirinhas”. O que Deus tem falado com vocês sobre a família? “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa”.
Então, se você ouvir as coisas que o Senhor Jesus tem falado com você, que ele está te ensinando, você vai crer nele, porque você vai ver que as coisas que o Senhor fala não são mentira, tudo se cumpre.

Como, então que essa janelinha vai ficar bem fechadinha? Clamando pelo sangue de Jesus!
Quando vier aquela vozinha querendo te convencer para o mal, você vai se lembrar de clamar pelo sangue de Jesus, porque você terá o livramento, os tesouros que estão guardados dentro do seu coração serão protegidos, ninguém vai te roubar.


3ª AULA: A BOCA

Texto: Salmo 119:103

INTRODUÇÃO

Recordar as duas janelas anteriores, ressaltando a importância de vigiar estas janelas: olhos e ouvidos, para que entre em nosso palácio, que é o coração, somente a palavra do Senhor.
Precisamos aprender que o que sai da nossa boca, depende do que entra em nosso coração. Pois a boca fala daquilo que está cheio o nosso coração.
Então, coração de intermediário que serve ao Senhor está cheio do que? (mostrar o coração e recordar) - coroa (Rei Jesus); moedas de prata (salvação); candeia (Espírito Santo); bíblia (palavra de Deus).

DESENVOLVIMENTO

Hoje vamos falar desta janelinha muito difícil de ficar fechada: A BOCA.
O Senhor está dizendo para vocês fecharem essa janela, que é a boca! Será que é para colocar um esparadrapo na boca e deixar ela coladinha?
Fechar a boca, quer dizer: não abrir para falar de coisas que não agradam ao Senhor! É não ficar contando piadas, falando gíria, imitando as pessoas do mundo; abrir a boca para cantar músicas do mundo, etc.
Se vocês estiverem falando coisas do mundo, os seus amigos e familiares que não conhecem ao Senhor irão pensar que no coração de vocês não tem guardado os tesouros que Jesus deu.
Dentro da nossa boca está a língua. É na língua que fica o paladar. É através dela que sentimos o gosto, que sabemos o que é doce, o que é azedo. Também é o nosso paladar que nos identifica como servos e não servos.
Paladar nos fala de gosto! Gostar de alguma coisa e estar sempre querendo aquela coisa. Se o nosso paladar é para as coisas deste mundo (músicas mundanas, revistas profanas, piadas, brincadeiras que não glorificam ao Senhor) como poderemos falar daquilo que é do Senhor?
Como posso falar do amor de Jesus, de paz, de alegria, de salvação, se meu paladar (aquilo que eu me alimento vem do mundo)?
Como poderei falar como Davi falou no Salmo 119: “Oh, quão doces são as tias palavras ao meu paladar!”
Outra coisa importante é que muitas vezes usamos a nossa boca para falar de tantas coisas, mas não abrimos para louvar ao Senhor; para testemunhar do amor de Jesus. Quando a tia pede um intermediário para glorificar, que dificuldade (quase tem que prometer um bombom). Quando é para os intermediários cantarem, poucos abrem a boca com alegria, as tias até têm que cantar junto, porque senão, nem dá para a igreja ouvir o louvor.
Essa janela foi feita pelo Senhor, para que a sua boca, você possa louvar, glorificar ao nome do Senhor, porque lá no céu iremos louvar ao Senhor sem cessar!

CONCLUSÃO

Então, hoje vocês aprenderam uma coisa muito importante: se vocês se alimentam das coisas deste mundo, a sua boca só vai falar daquilo que não glorifica ao Senhor. Mas, se a sua boca se alimenta somente da palavra do Senhor, olha o que vai sair da sua boca (puxar a língua dentro da boca e tirar as palavras).
Aprendemos também que somos identificados pelo nosso paladar. Se você gosta das coisas deste mundo, você será identificado, isto é, as pessoas que convivem com você, irão te ver como um deles (um intermediário do mundo). Mas, se o seu gosto é pelas coisas do Senhor, todos os que estão a sua volta irão te ver como servo do Senhor.
Como que você quer ser identificado? Como servo fiel ou como qualquer pessoa deste mundo?
Você quer ouvir seu coleguinha dizer assim: “a fulana, o fulano é igual a gente mesmo, ele(a) gosta das mesmas coisas que a gente gosta”. Ninguém aqui quer ouvir isso, não é mesmo?
Então, vocês irão ouvir os coleguinhas dizerem assim: “Olhem como que a fulana fala coisas tão bonitas, é tão bom ouvir ela falar”.
Lembrem-se sempre que da boca dos servos do Senhor só podem sair palavras que agradam ao Senhor, só podemos falar de Jesus, nos alimentar de Jesus, pois Jesus é o pão vivo que nos dá vida eterna. Então, só teremos vida se estivermos nos alimentando de Jesus.
Para você se alimentar de Jesus, você precisa ler a bíblia todos os dias, prestar atenção nos cultos. Lá em Provérbios 13:3, o Senhor nos fala assim: “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os seus lábios, tem perturbação”.
O Senhor está chamando a atenção de cada um para guardar o seu coração (a sua alma) para a vida eterna, para isso é preciso que você guarde a sua boquinha também, não se alimentando daquilo que faz mal para o seu coração.

5ª AULA: AS MÃOS

“Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar?
O que é limpo de mãos e puro de coração”. Salmo 24:3-4a


INTRODUÇÃO

Vamos recordar o versículo que nós lemos na primeira aula! “Porque o pecado subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos corações”.
Já aprendemos que o pecado gosta de entrar pelas nossas janelas. Então, vamos recordar que “janelas” são estas! Vamos ver se todos estão sabendo mesmo! (mostrar o menino e destacar cada parte).
A primeira janela é o que? Os olhos! Essa janela deve estar fechada, porque? Porque não podemos ver coisas que não agradam ao Senhor.
E a segunda? Os ouvidos. Essa janelinha precisa ficar fechada, porque os nossos ouvidos só podem ouvir coisas da eternidade, que agradam ao Senhor.
A terceira? A boca. Essa janelinha é difícil ficar fechada, não é mesmo? Mas, o Senhor Jesus quer nos ensinar que essa janelinha só precisa abrir para falar do que agrada ao Senhor.
E a quarta janela? O nariz. Essa janelinha nos falam do perfume que devemos exalar, que é o bom cheiro de Cristo.
A quinta janela são as mãos (que nós iremos estudar hoje)! As mãos dos servos do Senhor foram feitas para o trabalho da Obra do Senhor.

Estas janelas vão direto para o coração (mostrar o coração). Então, o que vai ficar guardado dentro do coração do intermediário, vai depender do que o intermediário estiver deixando entrar pelas suas janelas!
Vamos ver esse coração aqui. Esse intermediário fechou bem as suas janelinhas, não é mesmo? Vejam quantas coisas preciosas tem dentro do coração dele: uma coroa de ouro; muitas moedas de prata; uma candeia acesa; uma bíblia.
Podemos dizer que esse intermediário tem um coração muito rico, não é mesmo? Sabem, porque? Porque no coração dele mora um rei. Que rei é esse? É Jesus (olhem a coroa dele aqui). Esse rei deixou esse coração mais rico ainda, porque encheu ele de moedas de prata (elas nos falam da salvação). Esse coração também é muito feliz, sabem porque? Porque ele está cheio do Espírito Santo (olhem que candeia acesa linda aqui). Esse intermediário também é muito sabido (esperto), porque ele guardou a palavra do Senhor (olhem a bíblia aqui).
Para o coração desse intermediário continuar bonito assim, o que ele precisa fazer? Sempre fechar bem todas as janelinhas, para que o pecado, que gosta de roubar o lugar dessas riquezas (que gosta de deixar o coração feio, sujo), não entre nunca!

Sabem o que o pecado faz quando ele entra no coração do intermediário? Vamos ler todo o versículo agora: Porque o pecado subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos corações; exterminou das ruas as crianças, e os jovens das praças”.
O pecado quer entrar no coração do intermediário para fazer essas duas coisas:
1) Tirar (exterminar) as crianças das ruas. Sabem o que isso significa? A criança nos fala da Obra que o Espírito Santo está realizando em nosso meio, no seu coração. O pecado quer tirar a Obra do seu coração (você vai deixar?). O trabalho de evangelização não pode parar, faltam muitas pessoas ainda para conhecer a salvação! Você precisa falar desta Obra para todas as pessoas, por isso ela precisa estar nas ruas!
2) Tirar (exterminar) os jovens da praça. Os jovens nos falam da força, da vontade de trabalhar. O pecado quer entrar pra deixar você preguiçoso, desanimado (Você vai deixar?). Não podemos perder a vontade de trabalhar para o Senhor, de realizar a Obra do Senhor.
A Obra do Senhor é de valentes, é de intermediários fortes, que vencem este mundo, que vencem o pecado, que não deixam o pecado entrar nos seus corações.

DESENVOLVIMENTO

Vamos, então, aprender fechar a última janelinha: As mãos! (mostrar as mãos).
O que fazemos com as mãos? Pegamos as coisas que queremos; podemos tocar instrumentos para o louvor do nome do Senhor; tocamos nos objetos.
Mãos de intermediário que serve ao Senhor é para dar soco no colega da escola? (O Senhor nos ensina fechar as mãos para dar soco no colega?). É para pegar o que não te pertence (canetas, lápis, brinquedo)? (O Senhor nos ensina fechar as mãos para esconder dentro dela coisas que não nos pertencem?). É para ficar cutucando no irmão na hora do culto? Para tocar músicas do mundo?
Pode as mesmas mãos que tocam instrumentos para o louvor do nome do Senhor, pegar em brinquedos oprimidos?
Cuidado com esta janelinha! Janela aberta ... os tesouros vão embora!
O Senhor Jesus fez as suas mãos para você usa-las no trabalho da Obra do Senhor: para tocar instrumentos; para oferecer a coletânea e a bíblia para o visitante; para ajudar na limpeza da casa do Senhor; para pegar a bíblia e ler; pegar na mão do familiar que não conhece ao Senhor e traze-lo na igreja. Olhem quantas coisas boas a suas mãos podem fazer!

DAVI, INSTRUMENTO DE DEUS

Um intermediário vai ler lá em I Samuel 16:23. Esse texto que lemos nos fala de um servo bem conhecido nosso: Davi!
Davi, desde pequenininho, como vocês, sempre foi um instrumento usado nas mãos do Senhor. Quando Saul ficava perturbado (triste), os seus servos diziam para que ele deixasse chamar alguém que soubesse tocar harpa, para que Saul pudesse se acalmar.
E todos lá no reino de Saul conheciam bem as qualidades de Davi. Lá no versículo 18, diz assim: “Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar, e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras, e de boa aparência; e o Senhor é com ele”.
Cada intermediário que está aqui é um Davi da Obra de Deus! Vocês são fortes, valentes, sabem falar do Senhor, são bonitos (servos do Senhor são bonitos, sabiam?), porque o Senhor é com vocês. Porque vocês sabem fechar as janelinhas e o pecado não entra no coração de vocês!
Davi usava as suas mãos para tocar a harpa para Saul. Todas as vezes que Saul ficava triste, ele mandava chamar Davi e quando Davi tocava, a tristeza saía do coração de Saul.
O Senhor quer usar cada um de vocês como usou Davi, para levar alegria para quem está triste, para falar da salvação.
Quem é como Davi, tem as mãos limpas, como nesse versículo que nós lemos no início da aula (Salmo 24:3-4a).
Sabem o que é ter as mãos limpas? É ter as mãos bem lavadinhas com sabão? Não é isso, não!
Ter as mãos limpas, nos falam de mãos que não se contaminam com as coisas deste mundo (que não dá soco no colega, que não mexe no que não te pertence), nos fala de intermediários que não usam suas mãos para pecar contra o Senhor. São mãos de intermediários que sabem fechar bem essa janelinha!
Os que estão sabendo fechar essa janelinha (que são as mãos), estão andando nos caminhos do Senhor, estão guardando todos esses tesouros aqui no coração; têm as mãos limpas e o coração puro, estão lavados com o sangue de Jesus e vão entrar na eternidade, vão morar no céu com o Senhor Jesus para sempre! Que coisa maravilhosa!



CONCLUSÃO

Vamos guardar tudo o que nós aprendemos sobre todas essas janelinhas aqui, porque lá em Ezequiel 40:4, diz assim: “Disse-me o homem: Filho do homem, vê com os teus próprios olhos, ouve com os teus próprios ouvidos; e põe no coração tudo quanto eu te mostrar, porque para isso foste trazido para aqui; anuncia, pois, à casa de Israel tudo quanto estás vendo”.
Tudo o que você tem visto aqui na Igreja (as maravilhas, as bênçãos do Senhor), tudo o que você tem ouvido aqui na igreja (a palavra do Senhor, os ensinamentos do Senhor), todas essas coisas são para você deixar bem guardadinhas dentro do seu coração.
Mas, é para ficar só para você? O que mais o Senhor nos diz? ANUNCIA! Com a sua boca fala com as pessoas de todas as coisas boas que o Senhor tem feito na sua vida! Fala dos tesouros que estão guardados dentro do seu coração, porque Jesus vai voltar e nós, que somos a Igreja do Senhor, precisamos anunciar a todos: JESUS VAI VOLTAR! VOCÊ PRECISA TER ESSES TESOUROS NO SEU CORAÇÃO PARA PODER MORAR COM ELE NA ETERNIDADE!

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta faltando a 4 aula do estudo

Angelita disse...

Apdsj Ju! Fiquei muito feliz de encontrar o seu blog, nessa semana não haverá transmissão de msg para reunião das servas, e o Senhor revelou essa msg.
O meu blog é de artesanatos, venha conhecer o meu cantinho tbm.
http://angelartesmantena.blogspot.com.br/

Já estou te seguindo!!
Bjs

Postar um comentário