RSS

domingo, 27 de junho de 2010

Aula: Santo e Profano - Moisés













Tia Michelly Gomes nos enviou essa linda aula....

Comunicado: 006

A paz do Senhor,

Gostariamos de pedir desculpas a todos por não termos efetuado nenhuma postagem essa semana e nem respondido aos e-mails.
Eu, Juliana, tive que fazer uma viagem para São Paulo a trabalho e a tia Jeh trabalhou até tarde, impossibilitada de fazer postagens.
Estaremos respondendo aos e-mails na medida do possivel e fazendo novas postagens tambem.
Agradeço a compreensão

Tia Ju e tia Jeh

terça-feira, 15 de junho de 2010

Aula: A Biblia - 2ª Aula











Mensagem: A Biblia - Os livros históricos e poéticos

UNIDADE: A BÍBLIA

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2:15

2ª AULA: OS LIVROS HISTÓRICOS E POÉTICOS

“Toda a bíblia divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. II Timóteo 3:16-17


INTRODUÇÃO

Vocês já aprenderam que a bíblia é um livro muito especial e diferente de todos os outros livros que vocês conhecem. Isso, porque a bíblia é a boca de Deus falando conosco, ela foi dada por Deus aos homens, por isso é que nos referimos à bíblia como a palavra de Deus. É Deus dizendo como Ele é, e como os homens são.
Todos os livros que existem nós entendemos com a nossa mente, a nossa inteligência, que fica aqui na nossa cabeça. Mas, a bíblia, só podemos entender o que Deus quer falar conosco através dela, se ele mesmo, Deus nos revelar.
Revelação é quando o Espírito Santo de Deus nos explica direitinho o que querem dizer as palavras, as histórias que nós lemos na bíblia. O Espírito Santo mostra o que está aqui dentro da bíblia e que, sozinhos, só com a nossa inteligência, nunca poderemos descobrir.
Isso, porque a bíblia é um livro cheinho de segredos, mas só descobrimos esses segredos quando lemos a bíblia ajudados pelo Espírito Santo, pois só ele pode nos revelar os segredos de Deus. Para isso, basta ler a palavra e orar pedindo a Deus a revelação.
O objetivo da bíblia é a salvação do homem. Lendo a bíblia descobrimos que para chegarmos ao céu, à morada de Deus, precisamos aceitar o Senhor Jesus como nosso único salvador.
A bíblia foi escrita por vários homens fiéis, servos obedientes a Deus, que escreveram tudo o que o Espírito Santo revelou aos seus corações. Durante muito tempo o Espírito Santo escolheu homens que amavam a Deus e ditou para eles a bíblia e eles escreveram tudo conforme ouviram.
Então, essa é a nossa certeza, segurança, de que esta palavra veio do céu para nós: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. II Pedro 1:21
O Senhor revelou esse ensino para vocês aprenderem a amar a palavra de Deus e desejar ler todos os dias e muito mais, saber como usar suas bíblias corretamente, pois este é um conselho que recebemos do Senhor e que está na palavra: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2:15

DESENVOLVIMENTO

Na aula anterior, aprendemos sobre os livros da lei, que nos contam a história desde a criação do mundo até a vida e a morte de Moisés.
Os israelitas haviam terminado a viagem pelo deserto e estavam prontos para entrar na terra prometida. E esta história dos israelitas continua nos doze livros seguintes, que são (vamos dividir em três grupos para facilitar o aprendizado):1) Josué, Juízes, Rute; 2) Samuel, Reis e Crônicas (cada um destes é muito grande, então, eles foram divididos em I e II Samuel, I e II Reis e I e II Crônicas) – são seis livros, mas só 3 nomes; 3) Esdras, Neemias e Ester.

2.1. OS LIVROS HISTÓRICOS

A história de Israel em sua terra tem três épocas:

I – Antes de terem reis
II – Durante o tempo que tinham reis
III – Depois de terem reis (quando não mais os tinham)

Houve na história de Israel um grande acontecimento, que é fácil de lembrar: o cativeiro babilônico. Foi um período de 70 anos. Período esse, quando Deus castigou seu povo pela sua idolatria e pecado.
Assim, Deus permitiu que Nabucodonozor, rei da Babilônia, vencesse os israelitas e os levasse cativos para a Babilônia.
O grande nome durante o cativeiro foi “Daniel”, o homem que que foi lançado na cova dos leões e não foi comido. Foi também nesse cativeiro que os três amigos de Daniel foram lançados no fogo e não foram queimados.
Esse cativeiro em Babilônia aconteceu no fim da época dos reis, ou seja, durante o cativeiro não havia reis e quando voltaram não tiveram reis e sim, governadores.
Os livros de Esdras, Neemias e Ester conta a história depois do cativeiro, mas só uns cem anos. Quando, então, começa um período de, mais ou menos, 400 anos, quando nenhum profeta falou e ninguém escreveu a história que estava acontecendo. Esse período é conhecido como o “período entre os testamentos”.
No fim dos 400 anos começa o novo testamento, com o evangelho de Mateus.
Nos livros históricos há um detalhe importante: a história que realmente começou a ser contada em Gênesis prossegue normalmente até o fim dos livros dos reis, quando diz que os israelitas foram derrotados e levados cativos para a Babilônia.
Os livros de Crônicas são uma repetição da história contada nos livros dos Reis, com alguns detalhes que não aparecem nestes.

2.2. OS LIVROS POÉTICOS

São eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
Na bíblia em português não parecem ser livros de poesia, mas no hebraico, a língua falada pelos judeus no tempo do velho testamento, apresentam todo o aspecto de serem poesias.
Os tradutores preferiram seguir fielmente o que estava escrito e não se preocupar com o aspecto de poesia.
São livros escritos de forma linda, são poesias do Espírito Santo e trazem maravilhosos exemplos e conselhos para nossa vida.
Exemplo: Salmo 23, sobre o pastor e suas ovelhas. Ele foi escrito pelo rei Davi. Há também o salmo que fala do esconderijo do altíssimo (Salmo 91)

CONCLUSÃO

Há muito mais histórias maravilhosas nos livros da lei e que vocês descobrirão todos os segredos que Deus tem para revelar lendo a bíblia e pedindo ao Espírito Santo que conte todos eles.

sábado, 12 de junho de 2010

Aula: A Biblia - 1ª Aula















Tia Lidia daqui de Muriaé nos enviou essa maravilhosa aula...

Mensagem: As Cinco Janelas

UNIDADE: AS CINCO JANELAS

“Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios; exterminou das ruas as crianças, e os jovens das praças”. Jeremias 9:21


1ª AULA: OS OLHOS


INTRODUÇÃO GERAL AO ASSUNTO

Quando está armando uma chuva muito forte, e começa aquele vento, o que a mamãe diz para fazer? “Fecha a janela depressa, porque senão vai sujar toda a casa”. Não é mesmo?
Sabiam que no seu corpo também existem janelas? E como em casa, as janelas do seu corpo também precisam ficar sempre bem fechadas!
(mostrar as janelas abertas). Olhem aqui as janelas que existem no seu corpo: visão (olhos); audição (ouvidos); falar (boca); olfato (nariz) e tato (mãos).
O Senhor nos ensina que essas janelas precisam ficar sempre bem fechadas, porque do mesmo jeito que a chuva entra na sua casa se a janela estiver aberta; o pecado entra no seu coração e deixa o Corpo de Cristo doente. O coração do intermediário fica triste, o intermediário fica distante do Senhor, só querendo as coisas do mundo.
As coisas do mundo, o pecado, quando entram na sua vida, vão direto para o seu coração, por isso que o versículo que lemos diz assim: “a morte (O PECADO) subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios”.
Num palácio tem muitas coisas preciosas; muitos tesouros, não é mesmo? Quem mora num palácio é muito rico, não é mesmo? Quem mora no palácio? É o rei.
Quem é o nosso rei? É Jesus! Então, o palácio nos fala do nosso coração (mostrar o coração). Então, no coração do intermediário que tem Jesus há ricos tesouros. Dentro do coração de cada intermediário aqui estão guardados os bens mais preciosos que vocês têm. (os tesouros) Olhem só: Jesus (que é o rei - coroa); prata (que é a salvação em Jesus - moedas); o poder do Espírito Santo (candeia e botija); as jóias preciosas (são os dons espirituais).
As janelas do nosso corpo (são as janelas do nosso palácio); elas precisam ficar bem fechadas, para que nada e nem ninguém roube de dentro do nosso coração esses bens preciosos.

INTRODUÇÃO

Hoje nós iremos estudar uma dessas janelas, que são os olhos (mostrar os olhos abertos). Vamos entender como que através dessa janela, o pecado vai para o coração. E vamos aprender como deixar essa janela sempre bem fechadinha!
Os olhos servem pra quê? Para você ver todas as coisas que existem no mundo; todas as coisas lindas criadas por Deus (pelo Deus verdadeiro).
Lá em Mateus 6:22, nos diz assim: “são os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será iluminado”.
Então, os olhos é uma janela que devemos cuidar muito bem, porque através deles desejamos as coisas que vemos. Por exemplo, você vê uma bala e fica com vontade de chupar, não é assim?

DESENVOLVIMENTO

A bíblia, lá em Gênesis, nos conta a história de Adão e Eva. Eles moravam num lugar lindo, que Deus preparou para eles: o jardim do Éden (no paraíso).
Deus colocou nesse jardim duas árvores, mas eles só podiam comer do fruto de apenas uma das árvores. Tinha uma que se chamava: a árvore do conhecimento do bem e do mal, eles não poderiam comer de jeito nenhum.
Eva viu o fruto da árvore que Deus disse para não comer ... ficou lá admirando: “nossa, que fruto lindo, diferente”.
Ela achou o fruto tão bonito, que se esqueceu do que Deus havia falado. A serpente falou assim: “ah, o quê que tem, come essa fruta aí”.
Que triste! Adão e Eva desobedeceram a Deus (fizeram a má escolha) ... ouviram a voz da serpente (comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal).
O que vocês me dizem: Adão e Eva fecharam essa janela aqui? Eles tiveram cuidado com essa janela? Olhem o coração como ficou (sem os tesouros).
O pecado entrou no coração de Adão e Eva e eles ficaram sem a benção de Deus (perderam todos os tesouros que havia dentro do seu palácio).

No mundo tem muitas coisas bonitas pra gente ver, não é mesmo? Com os seus olhos, você vê muita coisa boa, muita coisa bonita, muita coisa certa, que agrada ao Senhor. Mas com os seus olhos, tem hora que você vê também muita coisa feia, ruim e errada, e que não agradam ao Senhor.
Então, vamos ver se vocês estão espertos mesmo! (ir lendo as fichas e pedindo para eles falarem onde é para colocar: no olho aberto / no olho fecado).
Sabem, porque você precisa fechar os olhos para essas coisas aqui? Tem uma vozinha que diz assim: “vê esse filme, o quê que tem?”. É assim que acontece, não é mesmo? É desse jeito que o pecado entra pela janela. Se você ver o filme de luta (ensinando o engano), a janela vai abrir, e a opressão do filme vai para dentro do seu coração; você vai ficar triste; os tesouros do seu coração serão roubados.
O pecado separa a criança do Senhor, rouba os tesouros que estão guardados dentro do seu coração.

CONCLUSÃO

O desejo do Senhor é que os seus olhos estejam fechados para as coisas ruins. Mas, como que você vai fazer, então? Vai sair andando por aí, de olhos fechados, tropeçando nos outros?
Não é isso que o Senhor quer ensinar. Fechar os olhos significa, ficar no clamor (fechar os olhos). Pedir ao Senhor que você não tenha vontade de ver, de ter as coisas que o mundo oferece, as coisas que não agradam ao Senhor.
Os seus olhos irão se fechar clamando pelo sangue de Jesus. Às vezes você está na escola, na rua, vê alguma coisa que não agrada ao Senhor, alguém te oferece alguma coisa que “enche” os seus olhos. O que você vai fazer? Vai clamar pelo sangue de Jesus, em comunhão, para se desviar dessas coisas.
Então, a criança que gostava de revistas com desenhos feios, os seus olhos lerão a bíblia; a criança que gostava de filmes de lutas, seus olhos verão as maravilhas de Deus.
Não podemos nos misturar com este mundo, por isso, cada um aqui vai cuidar para que esta janela (que são os olhos) fique bem fechadinha mesmo!
Outra coisa importante que o Senhor quer ensinar, é que tem criança que pensa que no momento em que a igreja está orando, é pra ficar de olho aberto! A janelinha precisa fechar, sabem, por que? Com os olhos fechados você vai ter comunhão, não vai ficar implicando com o amigo do lado.
Então, agora cada criança vai fechar o olhinho e vamos pedir ao Senhor para fechar essa janelinha hoje: “Senhor, passa o sangue de Jesus nos meus olhos, para que eu não seja contaminado com as coisas deste mundo. Senhor, tranca esta janela, em nome de Jesus, amém”.

2ª AULA: OS OUVIDOS


“E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo”. Romanos 10:17

Tem uma outra janelinha que vamos aprender fechar hoje: os ouvidos!
Para que serve mesmo o ouvido? Para ouvir!
Ouvido de intermediário que serve ao Senhor ouve tudo que está por aí no mundo? Não! Porque? Porque você está aqui aprendendo a viver segundo a vontade de Deus, então, a voz de quem você pode ouvir? A voz do Senhor Jesus, do Espírito Santo.
As coisas que o Senhor tem para dizer para você, são as coisas que serão boas para você crescer feliz na presença do Senhor, e irão acrescentar mais tesouros no seu coração!

Como que o pecado entra por essa janelinha e vai lá para o seu coração? Toca uma música do mundo, você dá ouvidos e aquela música vai lá pro seu coração (fica martelando na sua cabeça o dia inteiro). A música do mundo foi feita para louvar aos deuses do mundo. Então, se você gosta de ficar dando atenção para músicas do mundo, quem vai reinar no seu coração não será o Deus verdadeiro.
Prestem atenção no versículo que lemos: a fé vem pelo ouvir. Então, é ouvindo que você vai ter fé no seu coração.
Ouvindo música do mundo (piadas, fofoca, mentira), você vai ter fé no coração? Você vai crer no Senhor Jesus e nas coisas que ele opera no meio da igreja?
A bíblia diz como? A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Então, você agora vai ficar ouvindo os versículos da bíblia o dia inteiro? Na escola, você vai sair andando tampando o ouvido, porque só pode escutar a palavra de Deus? Não é assim!
A tia falou no início que nós estamos aprendendo a viver conforme a vontade de Deus, não é mesmo? Então, o que vocês estão aprendendo aqui são as coisas da palavra de Deus (é Deus falando com vocês). As coisas que vocês estão ouvindo de Deus, estão sendo guardadas onde? Dentro do coração!
O que Deus tem falado com vocês sobre a escola? “Meu filho, não envolve com festinhas, com fofoquinhas, com mentirinhas”. O que Deus tem falado com vocês sobre a família? “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa”.
Então, se você ouvir as coisas que o Senhor Jesus tem falado com você, que ele está te ensinando, você vai crer nele, porque você vai ver que as coisas que o Senhor fala não são mentira, tudo se cumpre.

Como, então que essa janelinha vai ficar bem fechadinha? Clamando pelo sangue de Jesus!
Quando vier aquela vozinha querendo te convencer para o mal, você vai se lembrar de clamar pelo sangue de Jesus, porque você terá o livramento, os tesouros que estão guardados dentro do seu coração serão protegidos, ninguém vai te roubar.


3ª AULA: A BOCA

Texto: Salmo 119:103

INTRODUÇÃO

Recordar as duas janelas anteriores, ressaltando a importância de vigiar estas janelas: olhos e ouvidos, para que entre em nosso palácio, que é o coração, somente a palavra do Senhor.
Precisamos aprender que o que sai da nossa boca, depende do que entra em nosso coração. Pois a boca fala daquilo que está cheio o nosso coração.
Então, coração de intermediário que serve ao Senhor está cheio do que? (mostrar o coração e recordar) - coroa (Rei Jesus); moedas de prata (salvação); candeia (Espírito Santo); bíblia (palavra de Deus).

DESENVOLVIMENTO

Hoje vamos falar desta janelinha muito difícil de ficar fechada: A BOCA.
O Senhor está dizendo para vocês fecharem essa janela, que é a boca! Será que é para colocar um esparadrapo na boca e deixar ela coladinha?
Fechar a boca, quer dizer: não abrir para falar de coisas que não agradam ao Senhor! É não ficar contando piadas, falando gíria, imitando as pessoas do mundo; abrir a boca para cantar músicas do mundo, etc.
Se vocês estiverem falando coisas do mundo, os seus amigos e familiares que não conhecem ao Senhor irão pensar que no coração de vocês não tem guardado os tesouros que Jesus deu.
Dentro da nossa boca está a língua. É na língua que fica o paladar. É através dela que sentimos o gosto, que sabemos o que é doce, o que é azedo. Também é o nosso paladar que nos identifica como servos e não servos.
Paladar nos fala de gosto! Gostar de alguma coisa e estar sempre querendo aquela coisa. Se o nosso paladar é para as coisas deste mundo (músicas mundanas, revistas profanas, piadas, brincadeiras que não glorificam ao Senhor) como poderemos falar daquilo que é do Senhor?
Como posso falar do amor de Jesus, de paz, de alegria, de salvação, se meu paladar (aquilo que eu me alimento vem do mundo)?
Como poderei falar como Davi falou no Salmo 119: “Oh, quão doces são as tias palavras ao meu paladar!”
Outra coisa importante é que muitas vezes usamos a nossa boca para falar de tantas coisas, mas não abrimos para louvar ao Senhor; para testemunhar do amor de Jesus. Quando a tia pede um intermediário para glorificar, que dificuldade (quase tem que prometer um bombom). Quando é para os intermediários cantarem, poucos abrem a boca com alegria, as tias até têm que cantar junto, porque senão, nem dá para a igreja ouvir o louvor.
Essa janela foi feita pelo Senhor, para que a sua boca, você possa louvar, glorificar ao nome do Senhor, porque lá no céu iremos louvar ao Senhor sem cessar!

CONCLUSÃO

Então, hoje vocês aprenderam uma coisa muito importante: se vocês se alimentam das coisas deste mundo, a sua boca só vai falar daquilo que não glorifica ao Senhor. Mas, se a sua boca se alimenta somente da palavra do Senhor, olha o que vai sair da sua boca (puxar a língua dentro da boca e tirar as palavras).
Aprendemos também que somos identificados pelo nosso paladar. Se você gosta das coisas deste mundo, você será identificado, isto é, as pessoas que convivem com você, irão te ver como um deles (um intermediário do mundo). Mas, se o seu gosto é pelas coisas do Senhor, todos os que estão a sua volta irão te ver como servo do Senhor.
Como que você quer ser identificado? Como servo fiel ou como qualquer pessoa deste mundo?
Você quer ouvir seu coleguinha dizer assim: “a fulana, o fulano é igual a gente mesmo, ele(a) gosta das mesmas coisas que a gente gosta”. Ninguém aqui quer ouvir isso, não é mesmo?
Então, vocês irão ouvir os coleguinhas dizerem assim: “Olhem como que a fulana fala coisas tão bonitas, é tão bom ouvir ela falar”.
Lembrem-se sempre que da boca dos servos do Senhor só podem sair palavras que agradam ao Senhor, só podemos falar de Jesus, nos alimentar de Jesus, pois Jesus é o pão vivo que nos dá vida eterna. Então, só teremos vida se estivermos nos alimentando de Jesus.
Para você se alimentar de Jesus, você precisa ler a bíblia todos os dias, prestar atenção nos cultos. Lá em Provérbios 13:3, o Senhor nos fala assim: “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os seus lábios, tem perturbação”.
O Senhor está chamando a atenção de cada um para guardar o seu coração (a sua alma) para a vida eterna, para isso é preciso que você guarde a sua boquinha também, não se alimentando daquilo que faz mal para o seu coração.

5ª AULA: AS MÃOS

“Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar?
O que é limpo de mãos e puro de coração”. Salmo 24:3-4a


INTRODUÇÃO

Vamos recordar o versículo que nós lemos na primeira aula! “Porque o pecado subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos corações”.
Já aprendemos que o pecado gosta de entrar pelas nossas janelas. Então, vamos recordar que “janelas” são estas! Vamos ver se todos estão sabendo mesmo! (mostrar o menino e destacar cada parte).
A primeira janela é o que? Os olhos! Essa janela deve estar fechada, porque? Porque não podemos ver coisas que não agradam ao Senhor.
E a segunda? Os ouvidos. Essa janelinha precisa ficar fechada, porque os nossos ouvidos só podem ouvir coisas da eternidade, que agradam ao Senhor.
A terceira? A boca. Essa janelinha é difícil ficar fechada, não é mesmo? Mas, o Senhor Jesus quer nos ensinar que essa janelinha só precisa abrir para falar do que agrada ao Senhor.
E a quarta janela? O nariz. Essa janelinha nos falam do perfume que devemos exalar, que é o bom cheiro de Cristo.
A quinta janela são as mãos (que nós iremos estudar hoje)! As mãos dos servos do Senhor foram feitas para o trabalho da Obra do Senhor.

Estas janelas vão direto para o coração (mostrar o coração). Então, o que vai ficar guardado dentro do coração do intermediário, vai depender do que o intermediário estiver deixando entrar pelas suas janelas!
Vamos ver esse coração aqui. Esse intermediário fechou bem as suas janelinhas, não é mesmo? Vejam quantas coisas preciosas tem dentro do coração dele: uma coroa de ouro; muitas moedas de prata; uma candeia acesa; uma bíblia.
Podemos dizer que esse intermediário tem um coração muito rico, não é mesmo? Sabem, porque? Porque no coração dele mora um rei. Que rei é esse? É Jesus (olhem a coroa dele aqui). Esse rei deixou esse coração mais rico ainda, porque encheu ele de moedas de prata (elas nos falam da salvação). Esse coração também é muito feliz, sabem porque? Porque ele está cheio do Espírito Santo (olhem que candeia acesa linda aqui). Esse intermediário também é muito sabido (esperto), porque ele guardou a palavra do Senhor (olhem a bíblia aqui).
Para o coração desse intermediário continuar bonito assim, o que ele precisa fazer? Sempre fechar bem todas as janelinhas, para que o pecado, que gosta de roubar o lugar dessas riquezas (que gosta de deixar o coração feio, sujo), não entre nunca!

Sabem o que o pecado faz quando ele entra no coração do intermediário? Vamos ler todo o versículo agora: Porque o pecado subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos corações; exterminou das ruas as crianças, e os jovens das praças”.
O pecado quer entrar no coração do intermediário para fazer essas duas coisas:
1) Tirar (exterminar) as crianças das ruas. Sabem o que isso significa? A criança nos fala da Obra que o Espírito Santo está realizando em nosso meio, no seu coração. O pecado quer tirar a Obra do seu coração (você vai deixar?). O trabalho de evangelização não pode parar, faltam muitas pessoas ainda para conhecer a salvação! Você precisa falar desta Obra para todas as pessoas, por isso ela precisa estar nas ruas!
2) Tirar (exterminar) os jovens da praça. Os jovens nos falam da força, da vontade de trabalhar. O pecado quer entrar pra deixar você preguiçoso, desanimado (Você vai deixar?). Não podemos perder a vontade de trabalhar para o Senhor, de realizar a Obra do Senhor.
A Obra do Senhor é de valentes, é de intermediários fortes, que vencem este mundo, que vencem o pecado, que não deixam o pecado entrar nos seus corações.

DESENVOLVIMENTO

Vamos, então, aprender fechar a última janelinha: As mãos! (mostrar as mãos).
O que fazemos com as mãos? Pegamos as coisas que queremos; podemos tocar instrumentos para o louvor do nome do Senhor; tocamos nos objetos.
Mãos de intermediário que serve ao Senhor é para dar soco no colega da escola? (O Senhor nos ensina fechar as mãos para dar soco no colega?). É para pegar o que não te pertence (canetas, lápis, brinquedo)? (O Senhor nos ensina fechar as mãos para esconder dentro dela coisas que não nos pertencem?). É para ficar cutucando no irmão na hora do culto? Para tocar músicas do mundo?
Pode as mesmas mãos que tocam instrumentos para o louvor do nome do Senhor, pegar em brinquedos oprimidos?
Cuidado com esta janelinha! Janela aberta ... os tesouros vão embora!
O Senhor Jesus fez as suas mãos para você usa-las no trabalho da Obra do Senhor: para tocar instrumentos; para oferecer a coletânea e a bíblia para o visitante; para ajudar na limpeza da casa do Senhor; para pegar a bíblia e ler; pegar na mão do familiar que não conhece ao Senhor e traze-lo na igreja. Olhem quantas coisas boas a suas mãos podem fazer!

DAVI, INSTRUMENTO DE DEUS

Um intermediário vai ler lá em I Samuel 16:23. Esse texto que lemos nos fala de um servo bem conhecido nosso: Davi!
Davi, desde pequenininho, como vocês, sempre foi um instrumento usado nas mãos do Senhor. Quando Saul ficava perturbado (triste), os seus servos diziam para que ele deixasse chamar alguém que soubesse tocar harpa, para que Saul pudesse se acalmar.
E todos lá no reino de Saul conheciam bem as qualidades de Davi. Lá no versículo 18, diz assim: “Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar, e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras, e de boa aparência; e o Senhor é com ele”.
Cada intermediário que está aqui é um Davi da Obra de Deus! Vocês são fortes, valentes, sabem falar do Senhor, são bonitos (servos do Senhor são bonitos, sabiam?), porque o Senhor é com vocês. Porque vocês sabem fechar as janelinhas e o pecado não entra no coração de vocês!
Davi usava as suas mãos para tocar a harpa para Saul. Todas as vezes que Saul ficava triste, ele mandava chamar Davi e quando Davi tocava, a tristeza saía do coração de Saul.
O Senhor quer usar cada um de vocês como usou Davi, para levar alegria para quem está triste, para falar da salvação.
Quem é como Davi, tem as mãos limpas, como nesse versículo que nós lemos no início da aula (Salmo 24:3-4a).
Sabem o que é ter as mãos limpas? É ter as mãos bem lavadinhas com sabão? Não é isso, não!
Ter as mãos limpas, nos falam de mãos que não se contaminam com as coisas deste mundo (que não dá soco no colega, que não mexe no que não te pertence), nos fala de intermediários que não usam suas mãos para pecar contra o Senhor. São mãos de intermediários que sabem fechar bem essa janelinha!
Os que estão sabendo fechar essa janelinha (que são as mãos), estão andando nos caminhos do Senhor, estão guardando todos esses tesouros aqui no coração; têm as mãos limpas e o coração puro, estão lavados com o sangue de Jesus e vão entrar na eternidade, vão morar no céu com o Senhor Jesus para sempre! Que coisa maravilhosa!



CONCLUSÃO

Vamos guardar tudo o que nós aprendemos sobre todas essas janelinhas aqui, porque lá em Ezequiel 40:4, diz assim: “Disse-me o homem: Filho do homem, vê com os teus próprios olhos, ouve com os teus próprios ouvidos; e põe no coração tudo quanto eu te mostrar, porque para isso foste trazido para aqui; anuncia, pois, à casa de Israel tudo quanto estás vendo”.
Tudo o que você tem visto aqui na Igreja (as maravilhas, as bênçãos do Senhor), tudo o que você tem ouvido aqui na igreja (a palavra do Senhor, os ensinamentos do Senhor), todas essas coisas são para você deixar bem guardadinhas dentro do seu coração.
Mas, é para ficar só para você? O que mais o Senhor nos diz? ANUNCIA! Com a sua boca fala com as pessoas de todas as coisas boas que o Senhor tem feito na sua vida! Fala dos tesouros que estão guardados dentro do seu coração, porque Jesus vai voltar e nós, que somos a Igreja do Senhor, precisamos anunciar a todos: JESUS VAI VOLTAR! VOCÊ PRECISA TER ESSES TESOUROS NO SEU CORAÇÃO PARA PODER MORAR COM ELE NA ETERNIDADE!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Aula: A parábola da Grande Ceia









Segue a linda aula que a tia Michelly Gomes nos enviou... Obrigada Tia

Gesto: Deus falou comigo

63 – DEUS FALOU COMIGO

Deus (mão p/ cima)
Falou comigo (mãos cruzadas no peito)
Deus quer falar com você (apontar pessoas)
Deus (mão p/ cima)
Falou comigo (mãos cruzadas no peito)
Que a porta do céu (porta virada p/ o céu)
É Jesus (mão p/ cima)

BIS
A porta do céu (porta virada p/ o céu)
É Jesus (mão p/ cima)

REPETIR O LOUVOR

Gesto: A Jesus irei louvar

61 – A JESUS IREI LOUVAR

A Jesus irei louvar, (mão direção pessoas)
Pois na cruz (mão p/ cima)
Se deu por mim, (mãos ombros)
O seu sangue derramou (mão saindo do peito e caindo p/ lado)
Meu pecado carregou; (gesto de limpar)
Toda dor ele levou, (igual)
Foi quem primeiro me amou. (mãos cruzadas peito)

Com querubins (½ círculo c/ 1 mão)
E serafins (½ círculo c/ outra mão)
A Jesus irei louvar (círculo)
Aleluia! Glória a Deus! (mão p/ cima)
Lá no céu (círculo)
Eu vou morar. (1ª mãos p/ cima – 2º mãos no peito)

Gesto: Há uma linda morada

59 – HÁ UMA LINDA MORADA

Há uma linda morada pra mim (círculo)
No céu (mãos p/ cima)
Que Jesus foi ali preparar; (igual)
Um lugar de delícias (círculo)
E amor sem fim, (mão direção pessoas)
Com Jesus (mão p/ cima)
Vou pra sempre morar. (caminho p/ cima)

Na cidade de Deus, (mãos p/ cima)
Nova Jerusalém, (círculo)
Onde o sol não precisa brilhar; (não c/ dedo)
O Cordeiro (mão p/ cima)
É a luz que ilumina a cidade (círculo)
Onde vou para sempre morar. (caminho p/ cima)

Gesto: Ele é a Raiz

49 – ELE É A RAIZ

Ele é a raiz, a raiz de Davi, (mão p/ cima)
Ele é o leão, o leão de Judá, (igual)
Ele é a raiz, a raiz de Davi, (igual)
Maravilhoso, Conselheiro, Príncipe da Paz. (círculo devagar)

CORO
E agora qual é a razão da minha fé? (mãos perguntando)
(Eu vou dizer)
Sim, Cristo, (mão p/ cima)
Meu amado Salvador. (mãos no peito)

REPETIR O CORO

Sim, Cristo (mão p/ cima)
Meu amado Salvador. (mãos no peito)

Gesto: Jesus vê a sua igreja

39 – JESUS VÊ A SUA IGREJA

Jesus vê a sua igreja (mão p/ cima)
Como um forte edifício, (mãos subindo paralelas)
Firme e edificado (mão/fechada batendo na outra)
Para morada de Deus. (mão p/ cima)

CORO
Não é feita de tijolo e madeira não! (não c/ dedo)
É Jesus bem vivo (mão p/ cima)
No coração. (mão no peito)

Edifício especial (mãos subindo paralelas)
Desenhado por Jesus, (mão p/ cima)
Para sempre erguido (mãos subindo paralelas)
Pelo Santo Espírito. (mão p/ cima)

CORO
Venha para a igreja, (chamando)
Vamos juntos trabalhar (mãos direção pessoas)
Nesta obra gloriosa (círculo)
Até Jesus voltar. (mão p/ cima)

CORO

Gesto: Em tuas pisadas

35 – EM TUAS PISADAS COLOCO OS MEUS PÉS

Em tuas pisadas coloco os meus pés (mostrar os pés c/ mãos)
Assim bem firmado (mão fechada batendo na outra de leve)
Não vacilarei (não c/ dedo)
Os teus preceitos (mão p/ cima)
Senhor, os guardei (mãos no peito)
As tuas palavras (bíblia)
São meu alimento (gesto de comer)
Viver na tua obra (mãos direção pessoas)
É o meu sustento (mãos ombro)

2X
Que bom Senhor (círculo)
Conhecer a Jesus (½ círculo/parando no alto)
Caminho, vida (caminho)
Verdade e luz (piscar)

INSTRUMENTOS

REPETIR O LOUVOR

Gesto: A noiva amada do Cordeiro

33 – A NOIVA AMADA DO CORDEIRO
A noiva amada do Cordeiro (mãos p/ cima)
Está sendo preparada (igual)
Para o encontro com seu noivo (igual)
Na linda festa no céu (círculo)

Coro:
{ Diante do trono de Cordeiro (mãos p/ cima)
{ Expressará todo amor; (mão em direção pessoas)
{ Aleluia! Honra e glória (mãos p/ cima)
{ Ao nosso Salvador! (igual)

Segue o Cordeiro para onde ele vai, (caminho)
Lá está ela, tão formosa! (mão p/ cima)
Preparada já está (igual)

Coro

Cantará um canto novo e só ela saberá (mãos do peito p/ cima)
Pois somente os remidos (dedo apontando)
Este canto entoarão. (mãos do peito p/ cima)

Coro

Gesto: O dia do Senhor virá

32 – O DIA DO SENHOR VIRÁ (O SOL DA JUSTIÇA)

O dia do Senhor virá (apontar pessoas)
Com juízo sobre todo o mal (limpar c/ mãos)
Vem depressa (gesto de vem)
BIS Vem depressa (igual)
Grande bênção está a te esperar. (círculo)

O sol da justiça nascerá (círculo)
Salvação trará em suas asas, (cotovelos na cintura/mãos voando)
Vem depressa (gesto de vem)
BIS Vem depressa (igual)
Em suas asas te abrigar (cotovelos na cintura/mãos voando)

O sol da justiça nascerá (círculo)
Salvação e libertação (mãos p/ cima)
Saireis (limpar c/ mãos)
BIS E anunciareis (mãos na boca)
Em suas asas inda há lugar (cotovelos cintura/mãos voando)

Vem depressa (gesto de vem)
BIS Vem depressa (igual)
Em suas asas te abrigar (cotovelos cintura/mãos voando)

Gesto: Na areia não quero construir - Firme Sim!

31 – NA AREIA NÃO QUERO CONSTRUIR

Na areia (apontar c/ dedo)
Não quero construir (não c/ dedo)
Sei muito bem (apontar c/ dedo)
A casa vai cair (casa caindo)
Minha bíblia já me diz (bíblia)
É na rocha que devo (círculo)
Construir (gesto de casa)

CORO
Firme, sim! Firme sim! (1 mão socando na outra aberta)
Minha casa firme está (gesto de casa)
Não (não c/ dedo)
Na areia (mão alisando)
Sim na rocha (círculo)
E Jesus vai sustentar (mão p/ cima)
Firme sim! Firme sim! (1 mão socando a outra)
Minha casa firme está (gesto de casa)
Em Jesus (mão p/ cima)
Rocha eterna (círculo)
Minha casa firme está (gesto de casa)
Nem a chuva (gesto de chuva)
Vento ou mar (mãos passeando)
Minha casa vai derrubar. (casa caindo)

Gesto: Eu quero andar sempre com Jesus

24 - EU QUERO ANDAR SEMPRE COM JESUS

Eu quero andar sempre com Jesus (caminho)
A eternidade Ele me conduz (caminho subindo)
E quando a luta tiver que enfrentar (limpar c/ as mãos)
Ele estará a me proteger (mão p/ cima)
Sustenta-me (bater mão fechada na outra – de leve)
Pega a minha mão (mãos dadas)
Levanta-me dá-me a salvação (juntar mãos p/ cima)
Crescer c/ Ele é o maior tesouro (subir escadas c/ mãos)
BIS { Trabalhar pra Ele é a minha adoração. (mão p/ cima)

Gesto: Vem para o meio

23 – VEM PARA O MEIO

Vem para o meio (gesto de vem)
De um povo que sabe (apontar pessoas)
O caminho para a eternidade (caminho)
Onde a profecia (bíblia)
Aponta a direção (apontar p/ cima)
Esse povo segue e alcança a salvação (caminho)

Vem para o meio (gesto de vem)
Jesus está aqui (2 dedos p/ baixo)
Mergulha nessas águas (gesto de mergulhar)
Da salvação (mãos esticadas / balançando)
Essas águas curam (igual)
E nova criatura (mãos subindo devagar)
Serás, então (mãos p/ cima)
Para o louvor de Deus. (balançar mãos no alto)

INSTRUMENTOS

REPETIR O LOUVOR

Gesto: Tenho uma candeia

22 – TENHO UMA CANDEIA

CORO
Tenho uma candeia, de óleo está cheia (mãos juntinhas a frente)
Ela anuncia (mãos na boca)
Que Jesus voltará (gesto de vem)
Luz brilhante e refulgente
É o grito da igreja (mãos na boca)
Jesus vai votar (mão p/ cima)

BIS
Acende tua candeia (mãos juntinhas balançando)
Não a deixes apagar (não c/ dedo)

Iluminando teu rosto (mãos no queixo)
Jesus te verá (mão p/ cima)

BIS
Candeia vazia (braços e mãos esticados p/ frente)
Eu não quero não (1 braço = acima / outro não c/ dedo)
Candeia cheia eu quero, sim (mãos juntinhas balançando)
Candeia com fogo pronta para subir. (mãos juntinhas p/ o alto)

Gesto: Igreja corpo de Cristo

20 – IGREJA, CORPO DE CRISTO

Igreja, corpo de Cristo (mão p/ cima)
Foste comprada com o seu sangue (mãos estendidas p/ frente)
A ti eu pertenço, (mão p/ cima)
Jesus já me salvou. (mãos no peito)

CORO
Minha igreja é gloriosa (círculo)
É a noiva do Senhor, (mão p/ cima)
Jesus vem, sim buscá-la, (gesto de vem)
Eu vou com o Senhor. (mão p/ cima)

Queres tu subir também? (mãos direção pessoas)
Vem depressa para Jesus, (gesto de vem)
Ele te espera com amor, (dedo apontando)
Vem, vem depressa vem. (gesto de vem)

FINAL:
Jesus vem, sim, buscá-la, (gesto de vem)
Ora vem, Senhor Jesus. (mão p/ cima)

Gesto: Como uma folha ao vento

19 – COMO UMA FOLHA AO VENTO

Como uma folha ao vento (mãos balançando)
Voa pra lá e pra cá (igual)
Eu também quero estar (mãos ombro)
Aonde o Espírito Santo mandar (mãos p/ cima)

Não faço mais o que eu quero (não c/ o dedo)
Mas o que Deus revelar (mão p/ cima)
Como uma folha ao vento (mãos balançando)
Voando, vai sempre onde o vento soprar. (igual)

BIS
Eu também quero estar (mãos ombro)
Aonde o Espírito Santo mandar. (mão p/ cima)

Gesto: Maravilha é o amor de Deus

16 – MARAVILHA É O AMOR DE DEUS

Maravilha, (círculo)
Maravilha (igual)
Maravilha (igual)
É o amor de Deus (mão p/ cima)
Revelado no Calvário (igual)
Jesus por nós morreu. (mãos esticadas p/ baixo)

Maravilha (círculo)
É anunciar esse amor (igual)
Pra você que hoje está aqui (mãos direção pessoas)
Vem conhecê-lo (gesto de vem)
Vem recebê-lo (igual)
E a alegria inundará teu ser (círculo)

Maravilha (círculo)
Maravilha (igual)
Maravilha (igual)
É a salvação (mãos p/ cima)
Não morreremos (gesto de não)
Sim estaremos (mãos no peito)
BIS { eternamente com o nosso Deus! (mãos p/ cima)

Gesto: Um dia a igreja subirá

15 – UM DIA A IGREJA SUBIRÁ

Um dia a igreja subirá (mãos indo p/ o alto)
Bem mais pertinho de Jesus vamos ficar (cruzar mãos peito)

Bem mais pertinho (Igual)
Bem mais pertinho (Igual)
Bem mais pertinho (Igual)

Vamos juntos celebrar (mãos direção pessoas)

Bem mais pertinho (cruzar mãos peito)
Bem mais pertinho (Igual)
Bem mais pertinho (Igual)

De Jesus vamos ficar (mão p/ cima)

Gesto: Preciosa semente

14 – QUEM IRÁ? (PRECIOSA SEMENTE)

2X
Quem irá, quem irá (apontar c/ dedo)
Levar a preciosa semente? (pouquinho c/ dedo)

Aquele que leva (caminho)
A preciosa semente (igual)
Andando e chorando (igual)
Voltará, sim, com alegria (gesto de vem)
Trazendo consigo os seus molhos (2mãos ombro direito)
Trazendo consigo os seus molhos (igual)

2X
Eu irei, sim irei (mãos ombros)
Levar a palavra de Deus (mão p/ cima)

Aquele que leva (caminho)
A preciosa semente (igual)
Andando e chorando (igual)
Voltará, sim, com alegria (gesto de vem)
Trazendo consigo os seus molhos (2mãos ombro direito)
Trazendo consigo os seus molhos (igual)

Gesto: Eu vim aqui Senhor

12 – EU VIM AQUI SENHOR

Eu vim aqui Senhor, (2 dedos apontando p/ baixo)
Para agradecer (mão direção pessoas)
Por tudo que tens feito (círculo)
Por mim (mãos no peito)
Alegre estou (círculo)
Por mais um dia (mão direção pessoas)
Na tua presença, ó Deus (mão p/ cima)

CORO
Glória a Jesus, (mãos p/ cima)
Maravilhoso (círculo)
És pra mim (mãos no peito)
És forte e poderoso (mãos p/ cima)
E cumpre suas promessas. (mãos estendidas p/ frente)

O meu prazer (mãos no peito)
É te louvar (círculo)
Porque o Senhor é fiel; (mão p/ cima)
Eu sei que apenas pequeno sou (Zaquel)
Mas sirvo a ti por amor.(mãos p/ cima)

Gesto: Eu tudo posso

10 – EU TUDO POSSO

CORO
2X
Eu tudo posso (mãos ombros)
Naquele que me fortalece (mão p/ cima)

2X
Eu vôo como uma águia (cotovelos cintura-mãos voando)
Eu cruzo montanhas e vales (mãos p/ cima e p/ baixo)

2X
Eu venço os gigantes, (mão mostrando altura acima cabeça)
Eu venço leões (garra fechando a mão / lado direito)
Eu venço os lobos (garra fechando a mão / lado esquerdo)
Do mundo (limpar c/ mãos)

2X
Eu creio num Deus (mãos ombros)
Que vive e reina (círculo)
Eu creio num Deus (mãos ombros)
Que vence por mim (igual)

Gesto: Tenho um Senhor muito forte

09 - TENHO UM SENHOR MUITO FORTE

Tenho um Senhor muito forte, (mãos ombros)
Venceu a morte (mãos esticadas p/ baixo)
Para me dar (mãos no peito)
Um lugar lá no céu. (mão p/ cima ½ arco)
Este Senhor é Jesus (mão p/ cima)
Que me conduz, (caminho)
Para um lar de gozo e de paz. (caminho subindo)
Quero servi-lo, quero louvá-lo (mãos ombros)
Justou Senhor, Deus forte, maravilhoso, (mão p/ cima)
Conselheiro, Pai da eternidade, (igual)
Príncipe da paz, Jesus. (igual)

Gesto: Eu tenho um amigo

EU TENHO UM AMIGO
Eu tenho um amigo (mãos ombros)
Em todos os momentos fiel a mim, (mãos no peito)
Ser maravilhoso, (mão p/ cima e círculo)
De brilho celeste, amor sem fim; (piscar dedos subindo)
Esse amigo fiel (mão p/ cima)
Tem o nome mais doce que o mel, (mão no peito)
Esse amor de amigo perfeito (mão p/ cima)
Não posso descrever, (não c/ dedo)
Posso sentir. (mãos no peito)
Sua altura é perfeita, (mostrar altura c/ mão)
Seus cabelos e olhos, brilho celestial; (mãos p/ cima)
Na expressão do seu rosto (identidade)
O mais perfeito e puro amor; (mãos no peito)
É toda expressão (círculo)
Do amor que brilha (mãos no peito)
Como o sol, (círculo do sol)
Esse amor de amigo perfeito (mão p/ cima)
Não posso descrever, (não c/ dedo)
Poso sentir. (mãos no peito) INSTRUMENTOS
Esse amigo perfeito é Jesus, (mão p/ cima)
Vestido na força do seu resplendor, (mostrar vestes c/ mãos)
Coroado de glória e louvor, (mãos p/ cima)
Face a face o verei como ele é; (igual)
Voltará afinal, (mãos chamando)
Com os anjos em coro celestial, (mão p/ 1 lado depois outro)
Jesus é o amigo perfeito, (mão p/ cima)
Não possso descrever, (não c/ dedo)
Posso sentir; (mãos no peito)
Jesus é o amigo perfeito. (mão p/ cima) INSTRUMENTOS
Jesus é o amigo perfeito! (mão p/ cima)

sábado, 5 de junho de 2010

Aula: A Coroa da Vida










Recebi essa aula do "Professoras e Cia" Mtooooo Obrigada tias...
bjuuu