RSS

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mensage - Aguas de Mara

ASSUNTO: SALVAÇÃO

TRANSFORMAÇÃO DAS ÁGUAS AMARGOSAS
DE MARA EM ÁGUA DOCE

ÊXODO 15:23-25


INTRODUÇÃO

SLIDE 1 - O povo de Israel (povo de Deus) havia saído de um período de escravidão na terra do Egito, onde ficou cativo por 430 anos.
SLIDE 2 - O período de escravidão deixou em todo povo marcas de dor e sofrimento (eles eram humilhados, chicoteados, obrigados a fazer trabalhos forçados, pesados). Muitos do povo chegaram até a perder as esperanças de livramento.
SLIDE 3 - Mas em consequência do cativeiro, o povo trazia consigo vícios e costumes da cultura egípcia. Perderam a identidade de povo de Deus, o contato com o Deus de Israel que eles conheciam muito bem, através das experiências vividas por seus antepassados.

DESENVOLVIMENTO

SLIDE 4 - Mas, essa não era a vontade de Deus para o seu povo, por isso, através de Moisés, Deus opera no meio do povo com sinais, prodígios e maravilhas.
As dez pragas sobre o Egito foram sinais operados por Deus para conscientizar o povo escravizado de que estaria próximo o tempo de sua libertação.
Assim, Deus se apresenta como autor e provedor de uma aliança, um pacto que ele mesmo havia feito com esse povo na eternidade, de separá-los, de torná-los povo seu, povo de Deus.
A caminhada do povo, desde a sua entrada no deserto até a chegada à terra prometida, deveria estar toda dentro do projeto de Deus. Deus estaria providenciando para o seu povo tudo que lhes fosse necessário.
No deserto, o povo de Deus enfrentaria muitas dificuldades, como escassez de água e também de alimento e outras situações que só podiam ser resolvidas com a intervenção de Deus, através das maravilhas que operava a cada dia.
SLIDE 5 – Uma das maravilhas operadas na caminha, foi a abertura do mar vermelho. Havia uma perseguição de Faraó com seus carros e cavaleiros. Muitos do povo temiam a perseguição, mas Deus com grande poder abre o mar e: “os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda” ... “os egípcios que os perseguiam, entraram atrás deles, todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar” ... “E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavalarianos de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar, nem ainda um deles ficou”. Êxodo 14:22-23 e 28. Que maravilha !!
Agora vamos entender o que o Senhor quer nos ensinar até aqui?
O Senhor quer nos ensinar que apesar de vivermos neste mundo, aqui não é nosso lugar. O Senhor nos fez povo seu, separado para herdar a terra prometida.
Há quanto tempo estamos esperando o cumprimento da profecia da volta de Jesus? Há oito anos, há dez anos, há trinta anos? Não importa. Não podemos pensar que a volta de Jesus está demorando, não podemos perder a esperança, nos acostumar com este mundo (começar a falar, vestir, pensar como o mundo pensa).
É por isso que o Senhor todos os dias está operando no meio da igreja com sinais, prodígios e maravilhas, para nos dizer que ele está vivo e vai voltar. É momento de nos santificar, nos separar mais deste mundo a cada dia.
Não precisamos temer este mundo, pensar que não vamos vencer, porque o milagre de cada dia o Senhor tem providenciado para que possamos vencer e herdar a terra prometida.

SLIDE 6 – Assim Deus fez com Israel e conosco não será diferente! O povo saiu de Ramessés, no Egito e participou da primeira páscoa, já no deserto, após a passagem do mar vermelho. Depois foi para Sucote, de lá para Etã e depois para Hairote.
Daí, a bíblia nos diz em Êxodo 15:22: “... e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água”.
SLIDE 7 - Até que, então chegaram à Mara. Mas a bíblia nos diz que: “... não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas: por isso chamou-se-lhe Mara”. Êxodo 15:23
E agora, o que fazer? Sem água ... o povo começou murmurar contra Moisés. Que tristeza: se esqueceram de tantos milagres já operados por Deus no deserto. Será que nesse momento Deus ia se esquecer do seu povo?
Algum dia Deus se esqueceu de você? Houve algum dia na sua vida, estando triste, que o Senhor não te alegrou? Orando, e o Senhor deixou de ouvir a sua oração?
SLIDE 8 - Bem, vamos ver o que aconteceu ao povo de Deus. “Então Moisés clamou ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma árvore (um lenho); lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces”. Êxodo 15:25

CONCLUSÃO

Que ensino maravilhoso o Senhor quer nos dá hoje: a transformação das águas amargosas de Mara em água doce.
SLIDE 9 - Da mesma forma que Israel sobreviveu, a Igreja do Senhor também só pode sobreviver nesse mundo através do milagre.
Nesse milagre vemos três figuras: 1) Espírito Santo – representado na pessoa de Moisés, que lança o lenho nas águas por ordem do Pai e também, a figura do Filho, que é o Senhor, representado pelo lenho lançado nas águas.
SLIDE 10 - Mas, o que isto quer nos dizer?
O caminho de três dias nos fala da salvação. O Senhor Jesus, pela sua morte nos traz a vida. Ele foi jogado nas águas amargosas da dor, do sofrimento e da morte.
Através da sua morte e ressurreição, o Senhor Jesus transforma todo sofrimento em água doce. Nos nossos momentos de lutas, de provas, temos a água da vida, que é o Espírito Santo, que nos consola, que nos dirige neste mundo.
SLIDE 11 – A salvação é morte para o mundo (não somos deste mundo, não vivemos para este mundo) e ressurreição para o caminho da vida (vivemos caminhando para a eternidade).
Assim como Deus preparou o povo de Israel para a passagem da escravidão para a liberdade, para entrar na terra prometida, hoje temos o Espírito Santo, que nos prepara e nos conduz no deserto deste mundo para herdar a vida eterna.

0 comentários:

Postar um comentário