LInk para baixar a aula abaixo
http://www.megaupload.com/?d=RAF2O89K
Estudo para crianças, intermediários e adolescentes 07/08/2011
Published 28 de julho de 2011
IGREJA CRISTÃ MARANATA – PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE
3ª AULA PARA CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES.
Hb 11.27- Pela fé DEIXOU o Egito, NÃO TEMENDO a ira do rei; porque FICOU FIRME, como vendo o invisível.
INTRODUÇÃO
Já identificamos, nas aulas anteriores, três atitudes de Moisés: Recusar, Escolher e Deixar.
Agora vamos analisar as outras duas, Não Temer e Ficar Firme, para fecharmos este assunto.
Conhecemos a grande experiência que Moisés teve com Deus quando, ali sozinho no deserto, trabalhando como pastor de ovelhas, uma profissão tão simples, sendo Moisés instruído nas ciências do Egito (At 7:22), no Monte de Deus viu a sarça que ardia e não se consumia e ouviu a voz de Deus. Que bênção!
Deus falou com ele, fez promessas maravilhosas e deu-lhe uma grande responsabilidade. Vocês já sabem: Tirar o povo do Egito e levar para uma terra que o Senhor lhe prometeu (Êx 3:17), terra que mana (brota, nasce, aparece com fartura) leite e mel, terra fértil. Para uma terra brotar leite e mel precisa ser bem fértil, com muitas vegetações para as cabras, as ovelhas se alimentarem e produzirem muito leite; muitas flores para as abelhas produzirem o mel e também muitas frutas, pois a tâmara, por exemplo, era doce como o mel. Essa terra Deus quis dar ao seu povo Israel.
Moisés volta ao Egito para falar com Faraó e dar o recado de Deus: “Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto.” Êx 7:16.
DESENVOLVIMENTO
Moisés volta para o Egito com a idade de 80 anos (Êx 7:7). Não foi fácil para ele. Precisou que Deus lhe ensinasse como falar e o que falar, mas ele não temeu. Podia ter dito ao Senhor: – Senhor eu estou aqui muito bem com minha esposa, meus filhos, já sou idoso, tenho um trabalho de pastor. Deixa-me ficar quieto aqui.
Não! Pegou a vara ou cajado que Deus lhe deu e que representa o governo do Senhor e saiu para o deserto.
Deus manda que Arão vá ao deserto encontrar-se com o seu irmão Moisés e eles se encontram no Monte de Deus.
Arão e Moisés foram para o Egito é lá reuniram todos os anciãos (mais velhos) dos filhos de Israel e Arão falou todas as palavras que o Senhor disse a Moisés e fez os sinais.
Depois disso eles chegaram à presença de Faraó, não fazendo aquilo que os seus corações ordenavam, seus desejos, suas vontades, mas eles foram com sinais do Senhor, instruídos pelo Senhor. Ele não falou nada que ele pensava, mas tudo o que Deus mandou que fosse dito a Faraó.
Faraó não crê no Senhor e diz que não conhece nenhum Deus de Israel e tão pouco deixaria o povo ir. E mandou que não lhes dessem mais palha para fazer tijolos, mas eles teriam que pegá-las, ou seja, Faraó aumentou o trabalho do povo.
Deus permitiu que Faraó afligisse o povo para que este visse a maldade do homem sem Deus, queria mostrar-lhes que só o Senhor é Deus e ensiná-los a não murmurar, mas confiar nele. Assim também Deus quer que em todos os momentos nós confiemos nele.
PRIMEIRO SINAL – Moisés joga a vara no chão e ela se transforma em serpente. Moisés pega a serpente pela cauda e ela se transforma em vara. Deus estava mostrando que havia um juízo de Deus para Faraó, seu juízo era de morte. E quando Moisés pega a cauda da serpente, ela se transforma em vara. Fala da direção do Senhor para aqueles que crêem e que os leva à vida, como podemos nos lembrar dos sinais que o Senhor operou usando aquele cajado nas mãos de Moisés, lá na frente, trazendo as pragas, abrindo o Mar Vermelho para salvar o povo do exército de Faraó, tocando na rocha para sair água e matar a sede do povo no deserto.
Os magos também fizeram os mesmos sinais, porque o inimigo tem o seu governo no mundo e quer levar à morte Os que vivem nele, mas a serpente de Moisés engole todas as outras.
Assim é o juízo de Deus: Jesus é vida eterna para os que crêem e seu juízo é de morte para aqueles que não querem a salvação. Como a primeira praga: O sangue é vida para os que crêem e morte para os que rejeitam a salvação.
Mesmo vendo o sinal Faraó não creu e Deus manda as dez pragas e na décima praga Faraó deixa o povo ir.
Os filhos de Israel saem, não de mãos vazias, mas como Deus havia prometido, levando os seus pertences: levaram a sua massa para fazer o pão e as suas amassadeiras, seu gado, vasos de prata e vasos de ouro, vestidos, etc.
“E o Senhor deu graça ao povo aos olhos dos egípcios …” Êx12:36.
NÃO TEMER e FICAR FIRME
Hb 11:27- Pela fé DEIXOU o Egito, NÃO TEMENDO a ira do rei; porque FICOU FIRME, como vendo o invisível.
Pela fé deixou o Egito mais uma vez e nunca mais veria o rosto de Faraó porque creu naquilo que ele não viu, creu nas promessas de Deus.
Não temeu Faraó, apresentou-se diante dele com os sinais do Senhor, não foi ouvido, desde os primeiros sinais, mas ficou firme em seu objetivo: Libertar o povo de Deus e levá-lo à terra prometida.
Quando deixou o Egito pela última vez ouviu ameaça de morte de Faraó contra Moisés: “Quando vires o meu rosto, certamente morrerás”. Êx 7.
Vivemos, como servos do Senhor, num mundo cheio de ameaças. Ameaças e perseguições tais como ser chamados de cafona, quadrado, antiquado, fanático por igreja, etc. Não precisamos temer, porque a nossa vitória vem do Senhor.
Tudo o que Moisés deixou era visível: as riquezas, o poder … Moisés viu o invisível, as promessas de Deus e ficou firme.
Recusou o material, o visível e o passageiro, mas em compensação pode ver o espiritual, o invisível e o eterno.
Sua resposta à ameaça de Faraó foi: “Bem disseste, eu nunca mais verei o teu rosto”.
Essa é também a resposta que o Senhor quer que seus servos fiéis dêem a este mundo, pois isto os fará permanecer firmes até o fim, quando o Senhor Jesus voltar.
A Palavra, em Dt 34:7, diz: “Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.”
Ele sofreu com o povo durante toda a sua vida, mas teve muitas vitórias, pois viu a glória do Senhor, ouviu a voz de Deus, conduziu o povo pelo deserto até a entrada da terra e descansou nos braços do Senhor. Tudo porque tomou uma posiçao definida diante de Deus:
1ª – RECUSAR
2ª – ESCOLHER
3ª – DEIXAR
4ª – NÃO TEMER
5ª – FICAR FIRME
“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” 1 Co 2:9.
Já os meus olhos viram a tua Salvação
Há um dia
0 comentários:
Postar um comentário