RSS

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mensagem: A Conquista da Terra

AULA: A CONQUISTA DA TERRA

“Então disse o Senhor a Josué: Olha, entreguei na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus valentes”. Josué 6:2

SINAL

O Senhor mostrou as classes embaixo de um pico. Um anjo mostrava a eles que a bandeira da vitória, com nome de cada um, já estava sendo fincada por ele, no cume do pico. Eles deveriam subir. Cada um subia da forma como conseguia, enfrentando as dificuldades que vinham e mesmo cada um indo por um lado diferente do pico, todos estavam juntos, não tinha ninguém na frente. Quando chegassem no cume, chegariam juntos.

* a dificuldade que cada um tem que vencer diante de si para alcançar o cume do pico.
* quando se finca a bandeira em uma área, é símbolo de conquista. Assim que se pisa o solo conquistado, a bandeira é fincada antes que outro a possua. No sinal, o Senhor mostrou que cada um já tem esse solo conquistado lá no cume do monte, ou seja, ainda estamos subindo, mas o solo lá em cima já está marcado e com o nome de cada um.

INTRODUÇÃO

Quando Deus tirou o povo de Israel do Egito, eles não saíram de lá sem direção (sem saber para onde que iriam). O povo de Israel caminhou em direção à terra prometida - Canaã.
Foi uma promessa de Deus – dar ao povo de Israel uma terra, onde eles pudessem habitar e viver para servir somente ao Senhor Deus de Israel.
Assim é a nossa caminhada com Jesus: para trás o Egito (que é o mundo), não queremos as coisas deste mundo (não queremos ficar neste mundo, viver aqui para sempre); por isso estamos caminhando em direção à eternidade prometida pelo Senhor Jesus.
Em João 14:2b e 3b - “Pois vou preparar-vos lugar” ... “para que onde eu estou estejais vós também”.
O desejo do Senhor Jesus é que a sua igreja, o seu povo escolhido esteja junto dele, onde ele está.

DESENVOLVIMENTO

Mas será que o povo de Israel saiu do Egito e já chegou na terra prometida? Já começou morar lá? Não.
Passaram muitos anos ... eles caminharam no deserto primeiro. Deus foi preparando esse povo para morar na terra prometida, para aprender a depender somente do Senhor Deus.
Às vezes alguém diz: “mas Jesus está demorando voltar” ... Nós esperamos a volta de Jesus, aguardando a ele todos os dias (como esperamos a visita de alguém que gostamos muito); deixando que ele seja o nosso pastor, que guie as nossas vidas neste mundo; deixando que o Espírito Santo cuide de nós. É assim que esperamos a volta de Jesus.
Pois antes do povo de Israel tomar posse da terra (começar morar na terra) que Deus prometeu para eles, Deus falou assim: ”Antes, como te ordenou o Senhor teu Deus, destruí-las-ás totalmente: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos ferezeus, aos heveus, e aos jebuseus ... para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o Senhor vosso Deus”. Deuteronômio 20:17-18
Vejam uma coisa importante: o povo de Israel tinha que pelejar (lutar) contra os povos da terra, aqueles povos que tinham costumes diferentes dos deles, e que serviam a outros deuses, que não era o Deus de Israel. Só vencendo esses inimigos é que a terra seria conquistada e eles, então, poderiam habitar (tomar posse) dela.
Sabem, porque? Deus não queria dar ao seu povo uma terra misturada com outros povos. Deus queria um povo só seu, servindo somente a Ele. Por isso, separou este povo, deu uma lei para que eles cumprissem, tudo com o propósito de ter com este povo separado, uma comunhão, uma intimidade.
Com este povo Deus estaria falando e eles ouvindo; sobre este povo havia a promessa e a certeza de vitória em todas as batalhas: “Quando saíres à peleja contra os teus inimigos e vires cavalos, e povo maior em número do que tu, não os temerás; pois o Senhor teu Deus, que te fez sair da terra do Egito está contigo”. Deuteronômio 20:1
Deus não falhou. Na obediência, Israel teve vitória em todas as batalhas.
Conosco não é diferente. A terra já está prometida, sobre nós está a promessa de que somos mais do que vencedores.
Mas, como Israel, também precisamos vencer os inimigos que nos impedem de tomar posse da terra: magia; super-herói; carne; gíria; moda.
Não podemos aceitar o conselho do mundo. Com essas coisas, não tomaremos posse da terra. Vamos ficar no deserto (no mundo).
O Senhor está preparando uma igreja, um rebanho, para habitar com ele nas moradas preparadas na eternidade.

2.1. A DESTRUIÇÃO DE JERICÓ – Josué 6

Jericó era a maior cidade que Israel tinha que enfrentar. Era uma cidade cercada por muros fortes e altos. E a bíblia nos diz, que “Jericó estava rigorosamente fechada, por causa dos filhos de Israel: ninguém saía, nem entrava”. Josué 6:1
O rei de Jericó mandou fechar a cidade, para que Israel não passasse por ali. E agora, o que fazer? Lembraram da promessa de Deus (Deuteronômio 20:1).
Havia motivo para temer? Havia motivo para voltar atrás e desistir de conquistar a terra? Não.
Deus orientou o que fazer para vencer Jericó (Josué 6:3-5). Todo povo unido, em um só propósito e na direção do Senhor, deveria obedecer e cumprir todas as orientações. Porque a vitória viria da obediência, da permanência no corpo.
Então, todos os homens de guerra deveriam rodear a cidade de Jericó por seis dias. Durante seis dias eles levantaram de madrugada e rodearam uma vez (em silêncio, somente as trombetas de carneiro tocavam sem parar), a cidade. E cada dia, depois de rodear a cidade, todos voltavam para o acampamento.

1) Na frente iam os soldados com suas armas, que nos falam do revestimento do Espírito Santo (armas);

2) Em seguida, os sete sacerdotes com sete trombetas de chifre de carneiro, tocando sem parar, louvando ao Senhor; as trombetas nos falam do Senhor Jesus, o Cordeiro (trombetas) - A trombeta que soa continuamente (sem parar) – a trombeta está soando, anunciando a volta de Jesus. Ela vai tocar a última vez e os muros cairão e a igreja vai gritar o grito da vitória.

3) Atrás, iam aqueles que carregavam a Arca da Aliança, que nos fala da presença do Pai (de Deus) no meio do povo, a doutrina que veio do Pai (Arca);

4) Após a Arca, ia o resto do povo – a igreja só vai para a peleja com esses elementos, porque é na direção da trindade que a igreja tem a vitória (corações).

5) Rodear os muros em silêncio – fala de oração, prudência.

No sétimo dia, todos se levantaram de madrugada e rodearam a cidade sete vezes (da mesma maneira como nos outros dias) – Josué 6:15. Na sétima volta, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, Josué disse ao povo: “Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade”!
E todo povo começou a gritar (pedir a classe para gritar junto): “Glória a Deus, Aleluia, louvado seja o nome do Senhor, Deus de vitória”.
Assim, Deus operou maravilhas como havia prometido! As muralhas de Jericó caíram, cada qual em frente de si, e o povo subiu à cidade e a destruiu (Josué 6:20).

CONCLUSÃO

Como que o povo de Deus alcançou essa vitória? Foi com suas armas? Com sua razão? Não! A vitória foi alcançada através da obediência à voz do Senhor. Louvaram ao Senhor e as muralhas de Jericó caíram. Todos puderam ver: Quão grande é o Senhor e quão poderosas são as suas obras!
Quando seguimos na direção do Espírito Santo também vencemos como o povo do Israel, derrubamos os muros que nos impedem de chegar à terra prometida, porque a vitória já está decretada.
Que muros são esses? Festinhas de não agradam ao Senhor e que não conseguimos nos libertar delas; desenhos oprimidos que insistem em chamar a atenção de vocês; mentira; briga, etc.
Quando os muros são derrubados, temos a vitória nas mãos e ganhamos ouro e prata (Josué 6:19), que são o poder de Deus sobre as nossas vidas, para continuarmos vencedores e a redenção, que nos fala da nossa salvação, que é a passagem da nossa condução para a eternidade!

0 comentários:

Postar um comentário