RSS

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mensagem: A Igreja Apostolica vivida em nossos dias

EBD para CIAs 12/09/10

Assunto: A igreja apostólica vivida em nossos dias

Introdução: Vivemos uma Obra revelada pelo Espírito Santo e uma salvação profética, fazemos parte do corpo de Cristo.

Desenvolvimento: Nesta aula iremos analisar duas palavras muito faladas por nós servos do Senhor: TEMPLO E IGREJA.
Você sabe qual a diferença entre templo e igreja?
TEMPLO: local construído para culto a Deus. Lugar onde podemos orar, cantar e ouvir a Palavra de Deus, receber nosso alimento diário necessário para o crescimento e fortalecimento da fé no Senhor Jesus Cristo.
O rei Davi um dia viu que ele estava morando em um palácio, mas, que não havia a casa de Deus “Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas.” II Samuel 7:2 Ele desejava construir uma casa onde a Arca da Aliança ficasse definitivamente guardada, ao invés de permanecer na tenda provisória ou no tabernáculo, existente desde os dias de Moisés. Davi comprou o local para que ali viesse a ser construído o templo. Ele juntou de despojos das guerras e recebeu também contribuições dos príncipes, muito ouro, prata, cobre e ferro em grande quantidade. E muito doou da sua própria fortuna. Davi preparou todo o material; E Salomão seu filho, cujo nome significa "paz", ele edificou o primeiro templo. Todo material foi preparado do lado de fora e depois encaixado (I Reis 6:7) - E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam. Neste templo o povo cultuava ao Senhor e ofereciam seus sacrifícios. Havia temor e reverência, mas parece que isso foi esquecido por algumas pessoas nos dias de Jesus
MATEUS 21:12 ”E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;” Havia confusão, estavam fazendo mal uso da casa construída para cultuarem ao Senhor, e Jesus reprovou, não agradou e demonstrou seu zelo expulsando aqueles que estavam ali. É preciso comportar bem dentro do templo.
E O QUE É IGREJA? A igreja são as pessoas como eu e você que cremos em Jesus como nosso Salvador e servimos a Ele em comunhão com os irmãos, em oração, dando assistência, cuidando uns dos outros, assim Deus faz morada em nós.

Aplicação: (I Crônicas 22:5) – “Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o SENHOR deve ser magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras; eu, pois, agora lhe prepararei materiais. Assim preparou Davi materiais em abundância, antes da sua morte.” A Palavra de Deus foi escrita com vários simbolismos, como:
 Templo  Tipificando o coração do Homem onde Deus quer fazer morada.
 Davi  Tipificando o Senhor Jesus, na sua morte deu todo recurso para a formação da igreja: deu salvação, poder do ES e palavra revelada que transforma o homem.
 Salomão  Tipificando o Espírito Santo, é ele que convence o homem do pecado.
 A construção do Templo  Tipificando a Obra do Espírito
Nesta construção não se ouviu martelo nem machado, pois não por força nem por violência, sem imposições do homem, mas é um trabalho do Espírito Santo (Zac. 4:06), é Obra de encaixe, um ligado ao outro na comunhão (I João 1:07)
É característica da Igreja: a comunhão dos irmãos, a oração uns pelos outros, e uns dando assistência aos outros. ATOS 12:5 “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus”.

Conclusão: O apóstolo Paulo usa a figura do corpo humano para simbolizar e descrever a importância da Igreja. O corpo tem diversos órgãos e muitos membros, mas todos trabalham de forma harmônica, interligados, em função do corpo, e este recebe os benefícios (1Co 12.12). A igreja é então chamada de Corpo de Cristo, com muitas pessoas, cada uma com sua função,mas unidos e dependentes uns dos outros.
O templo é matéria e na volta de Jesus ele vai ficar, e o nosso objetivo é fazer parte da igreja corpo de Cristo, pois Jesus não vai levar um membro isolado, mas um corpo. E para fazer parte deste corpo é preciso estar em comunhão com os irmãos, orando, assistindo, zelando uns dos outros (importância do grupo de assistência).

0 comentários:

Postar um comentário