RSS

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mensagem: Santificação

IGREJA CRISTÃ MARANATA – PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE
ESTA AULA ESTÁ PUBLICADA TAMBÉM NO SITE:
http://escoladominical.presbiterio.org.br/

EBD- ESTUDO PARA AS CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES
Assunto adaptado para o tema SANTIFICAÇÃO em julho/2011
Data: 17/07/11

3ª AULA PARA AS CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS

Atos 13:1 - E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, e Lúcio cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.

Servindo ao Senhor, o Espírito Santo envia Barnabé e Saulo para realizar a obra do Senhor.
Eles atravessaram a ilha de Pafos e a quem encontraram? Um mágico, falso profeta. Paulo prega e a oposição já estava preparada.
v.8 – Elimas, o mago, procurando apartar da fé o Procônsul Sérgio Paulo.
Mas Paulo, o servo de Deus, o chama de filho do diabo e o repreende e o juízo de Deus vem sobre ele.
Magos, como o menino narrado em estórias populares, estão aí, dando seus ensinos malignos. O mesmo faz o Halloween (aquela festa mundana chamada de festa das bruxas).
A escritora vai continuar as estórias até o menino se tornar jovem e adulto. Acostumando o mundo sem a Palavra de Deus a achar que tudo é brincadeira e que não tem nada de mais.

Elimas, o mago, (ou mágico), ficou cego por algum tempo, buscando quem o guiasse.
Assim o Espírito Santo atua, nos resguardando das ciladas do adversário e nos escondendo, através do sangue de Jesus, cegando o inimigo para que ele não nos impeça de ouvir a Palavra de Deus.


3ª AULA PARA OS ADOLESCENTES

Atos 16:16-18
16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se, e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

Que confronto terrível teve Paulo com esta pobre jovem. Mas no poder de Deus ele deu a ordem certa: Em nome de Jesus, sai dela.
Na mesma hora saiu. Esta é a hora de ensinar que é preciso estar coberto pelo sangue de Jesus para enfrentar o mundo que desafia:
Você já leu livros do menino mago?
Você já viu o saci?
Você já viu o filme dos duendes?
Você já viu a novela?
Sim, precisamos estar cobertos pelo sangue de Jesus para enfrentarmos o mundo cheio de ilusões, mentiras, magias. Não podemos ser levados pelos enganos, pelas idéias que os homens mundanos tentam colocar na nossa mente, através de livros, programas de televisão, jogos, filmes com criaturas sobrenaturais, terror, moda, pensamentos contrários à natureza de Deus.

A Palavra em Atos 16:16 “... uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores”.

Muitos estão lucrando com esse tipo de coisa. Não estão preocupados com a vida, com a salvação, com a felicidade das pessoas, mas visam o lucro.
Aqueles senhores escravizavam a jovem, usando-a para ganhar dinheiro. O inimigo escraviza as pessoas fazendo-as pecar e levar outros a cometerem pecado.
Paulo repreendeu-a em nome de Jesus e nós também repreendemos o inimigo em nome de Jesus, rejeitando todas as suas ações.

Apocalipse 21:5-8
v.5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
v.6 E disse-me mais: Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
v.7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
v.8 Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros,e aos idólatras e a todos os mentirosos, e a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Aqueles que forem fiéis ao Senhor têm a promessa de beberem de graça da água da vida e herdarem todas as coisas prometidas por Deus.
“Estas palavras são verdadeiras e fiéis.”


HINO: Quero viver para sempre com Jesus.



Depto de Ensino - PES



Para melhores esclarecimentos e envio dos relatórios, dirigir-se ao Presbitério pelo e-mail:ensino@presbiterio.org.br
Rua Torquato Laranja, 90 – Centro - Vila Velha – CEP 29100-370 - Espírito Santo – Brasil
Tel.: 27 - 3320-3300 - Fax.: 27 - 3320-3395

0 comentários:

Postar um comentário