RSS

domingo, 4 de julho de 2010

Apostila: CIA / 2003 - MARÇO

REVISÃO APOSTILA - MARÇO / 2003

1ª AULA - ESPÍRITO SANTO ( 1/10 )

O assunto para este mês é o Espírito Santo.
Nós estudamos sobre o Sol da Justiça que fala sobre o Senhor Jesus. Cantamos o hino sobre este Sol da Justiça que alegrou aos pequenos e aos grandes porque fala do Senhor Jesus e cantamos “Vem depressa em suas asas te abrigar”.
Que são estas asas? São a proteção e a direção do Espírito Santo.
Então conhecemos Deus Pai, Deus Filho e agora vamos conhecer mais o Deus Espírito Santo.

João 3:1-9

v.1 “E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
v.2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
v.3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
v.4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
v.5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
v.6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
V.7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
v.8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
v.9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: como pode ser isto?”

Fala de um homem que era príncipe dos judeus e ele ouviu falar de Jesus e pensou: “Eu quero conhecer Jesus melhor”. Aí ele foi de noite procurar Jesus.
As pessoas, às vezes, têm vergonha de dizer que conhecem, que amam, servem e que são servos de Jesus. Estes andam sem segurança e não são felizes porque se escondem, não querem ser vistos com Jesus. Isto é muito ruim. Mas vamos continuar a história de Nicodemos.
Foi a Jesus e lhe disse algumas coisas bonitas:

- Rabi (que quer dizer Mestre), bem sabemos que o Senhor é mestre, ensinando o que vem de Deus; isto é bom, não é?

Disse mais:

- Os milagres que o Senhor faz, só podem ser feitos se Deus estiver presente. Maravilha!

O Senhor Jesus respondeu a este homem com naturalidade e nem ao menos agradeceu os elogios que Nicodemos lhe fez chamando-o de Mestre. Mas foi logo falando o que para Jesus era o importante:

- Nicodemos, se você quiser ver o reino de Deus, precisa nascer de novo!

Nicodemos ficou muito preocupado porque ele só conhecia um nascimento e achou muito complicado nascer duas vezes. Não entendeu. Mas Jesus foi pacientemente ensinando e ele descobrindo que Jesus era mesmo Mestre.

- Nascer, sendo velho, Mestre? Entrar na barriga de nossa mãe e nascer de novo?

Eu acho que Nicodemos tinha razão; ele nunca havia conversado com Jesus.
Jesus disse: “É pra nascer da água e do Espírito Santo”. Isto porque quem nasce neste mundo tem pai e mãe carnais, são de carne e osso – e nasce pra viver neste mundo. Mas quem nasce da água e do Espírito Santo nasce para viver a vida toda, não morre, mas vai viver no reino de Deus.
Bem, agora vamos fazer vocês entenderem o que Nicodemos e muita gente grande não entende:

• Vocês já viram ondas no mar?
• Vocês já viram roupas penduradas pra secar?
• Vocês já viram as folhas das árvores balançando? Frutos no chão, folhas ao vento?

Claro que já viram.

• Quem agita o mar é o vento.
• Quem balança as roupas no varal é o vento.
• Quem balança as folhas e os frutos é o vento.

Você já viu o vento? Não. Nós sentimos o efeito do vento. Ele vem do norte, do sul, do leste, do oeste. Vem das quatro direções. Às vezes ele é calmo, às vezes ele é muito veloz e sopra tão forte que as ondas se agitam, assim é o vento. Nós o sentimos, sentimos o efeito dele, mas não o vemos.
Uma vez Jesus dormia num barco e as ondas do mar ficaram tão bravas que os discípulos acordaram Jesus, cheios de medo. Bem, aí está a grande lição de Jesus para o príncipe Nicodemos e para nós.

Jesus disse:

- Nicodemos, é necessário nascer de novo, da água e do Espírito Santo.

Então Nicodemos ficou impressionado.

- Como pode nascer do Espírito Santo?
- É como o vento, Nicodemos. Ele assopra onde ele quer, vai e volta do jeito dele.

Aí Nicodemos foi descobrindo que ele era como uma criança e estava aprendendo de Jesus quem é o Espírito Santo. Nicodemos descobriu que nascer da carne é ter pai e mãe.
Nascer da água é nascer do Espírito Santo: a água fala do sangue de Jesus e este sangue foi derramado para lavar os nossos pecados. Que descoberta maravilhosa! Então este é o Espírito de Jesus! Maravilha.
Então crianças, adolescentes, jovens, todos, vamos aprender a lição que Jesus ensinou a Nicodemos. Ele conhecia Deus, Jesus e agora Jesus mesmo apresenta o Espírito Santo.
Este Espírito Santo sopra nos nossos corações e nos diz:

- Abre para eu limpar, lavar para você nascer de novo.
- Sim, vou dizer: pode entrar, tirar tudo que é feio, sujo, porque eu quero nascer de novo, da água deixando tudo lavado e do Espírito Santo para me tornar filho de Deus, irmão do Senhor Jesus.

O Espírito Santo em nós faz um trabalho muito grande; nos torna da família de Deus, tira o medo dos nossos corações, nos consola e também nos batiza (vamos ver isto na próxima aula), nos dá dons que vocês ouvem nas igrejas e também dá as crianças. É muito bom ter o Espírito Santo. Não o vemos, mas sentimos em nós.




COMO UMA FOLHA AO VENTO (HINO)

Como uma folha ao vento
Voa pra lá e pra cá
Eu também quero estar
Aonde o Espírito Santo mandar

Não faço mais o que eu quero
Mas o que Deus revelar
Como uma folha ao vento
Voando vai sempre onde o vento soprar

Eu também quero estar
Aonde o Espírito Santo mandar


2ª AULA - CANDEIA ACESA ( 8/10 )
Obs: Esta aula será dada na Evangelização das CIA em Outubro, mas poderá ser dada na classe, sem o slide, pois este usaremos no Encontro.


Mateus 25:1-13

v.1 “Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
v.2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
v.3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
v.4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
v.5 E tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
v.6 as à meia noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
v.7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
v.8 E as loucas disseram às prudentes: Daí-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
v.9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
v.10 E, tendo elas ido compra-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
v.11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
v.12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que não conheço.
v.13 Vigiai pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”


INTRODUÇÃO

O Senhor Jesus conversou com Nicodemos e apresentou a ele alguém que ele não conhecia. Nicodemos aprendeu que Deus Pai nos amou e mandou Jesus, Seu Filho, para ser nosso Salvador e Jesus falou a ele e a nós do Deus, o Espírito Santo.
Ele é uma pessoa que trabalha nas nossas vidas e Jesus agora vai nos ensinar mais uma lição sobre o Espírito Santo.
Parábola é uma história que traz um ensino e o torna fácil para a gente entender.

Casa na areia - o néscio, o insensato construiu e a casa caiu.
Casa na rocha - o sábio construiu e a casa não caiu.


DESENVOLVIMENTO

O Senhor Jesus conta sobre dois grupos de dez pessoas: dez virgens. Jovens que não haviam se casado. Cinco eram sensatas, prudentes. Cinco eram insensatas, imprudentes, loucas.
Elas estavam preparando-se para um casamento e assim preparavam-se para encontrarem-se com o noivo.
As loucas tomaram suas lâmpadas que eram chamadas candeias.
Estas candeias eram para iluminar o rosto, porque à noite, quando andavam ou iam a uma casa, as candeias eram levadas bem perto do rosto e revelavam quem era. Batia-se na porta e alguém dizia:

- Quem é?
- Sou eu e iluminava o rosto.
- Olha, pode entrar.

Bem, as candeias eram pequenas e devia-se andar com uma botija de azeite e ir repondo quando o azeite acabava.
Bem, as loucas, insensatas, tinham as candeias com um pouquinho só e não levaram azeite. As cuidadosas, prudentes, tinham as candeias e azeite em suas vasilhas.
Jesus contou que ambos os grupos de cinco ficaram esperando, esperando e tosquenejaram. Sabe o que é? Ficaram sonolentas e adormeceram.
Fala de um tempo igual para todos enquanto esperamos o noivo que é Jesus que vem buscar a igreja. Não é de adormecer, sono profundo, mas é estar aguardando, esperando um acontecimento, o que acontece agora. Vivemos o mesmo tempo.
Então o tempo chegou.
A que horas? Meia-Noite. É a ultima hora do dia. Jesus está esperando a última hora do dia para dar tempo a meninos, meninas, adolescentes, todo mundo preparar depressinha as candeias. Como? Vamos ver.
Ouviu-se o grito: “Aí vem o esposo!”
É o grito que estamos ouvindo agora. O Espírito Santo avisando: a Bíblia está falando, o pecado está muito, o ensino do mal está aí, as bruxarias, feitiçarias, ensinando as crianças, a todos, o dia do juízo de Deus está chegando, vem depressa se abrigar nas asas do Senhor, no seu esconderijo!
Bem, as virgens todas se tornaram sabedoras do momento da volta do esposo.
Todas se levantaram.
Todas? Sim, as dez. Todas.
Só que, um grupo só, as cinco cuidadosas, tinham azeite e as candeias preparadas.
As insensatas, loucas (porque é louco quem sabe que Jesus vai voltar e não se prepara) descobriram: tinham candeias, mas vazias.

- Dai-nos do vosso azeite, dai-nos, nossas candeias estão secas, vazias. Que desespero!

As prudentes disseram:

- Ide vós todas à venda, comprai para vós, porque se tirarmos, faltará a nós e a vós.

Elas não sabiam que o azeite que nos fala do Espírito Santo ninguém pode dar, só mesmo Ele, o Espírito Santo pode encher nossas candeias.
Então, nessa última hora, candeia vazia, você quer?
Correram, foram, e neste exato momento, o esposo chegou e as que estavam preparadas entraram para a festa de casamento, linda, que maravilha e fechou-se a porta.
Atrasadas chegaram; candeias vazias, não havia mais como comprar, era de noite e o dono que dava o azeite estava na festa com o noivo. Sim, porque o Espírito Santo é quem vai levar a igreja e entrega-la ao noivo que é Jesus.

- Senhor, ouve-nos!

Mas o Senhor nem podia ver o rosto porque não tinham candeia com fogo para clarear e mostrar seus rostos.

- Não vos conheço!

Então Jesus contou esta lição para todos nós sabermos que é para nos prepararmos. Nossas vidas, nossos corpos são as candeias e elas têm que estar cheias, acesas, prontas, mostrando que estamos batizados com o Espírito Santo e isto é candeia acesa, pronta para subir e encontrar o noivo que é Jesus.

CONCLUSÃO

CANDEIA VAZIA.

Candeia rachada, com óleo vazando, se perdendo. Adianta? Serve?
Candeia com pavio seco, sujo que não recebe óleo? Serve?
Fala de pessoas, meninos, meninas, jovens, adultos que vivem de aparência. Estão na igreja, mas seus atos são de desobediência aos pais, professores; rebeldes na igreja, respondões, mal-criados. Gostam de filmes de duendes, mágicas, feitiçarias, bruxarias, Hary Porter, músicas de Rock – Conjunto RBD, palavrões, revistas sujas.
Estas atitudes produzem pessoas geniosas, egoístas.
As candeias estão vazias (o óleo que recebem através das mensagens dos cânticos não ficam na mente, no coração, escorrem por rachaduras, não chegam ao pavio para iluminar – não há testemunho, têm vergonha de serem separados para Deus). Não poderão ouvir o grito da última hora – meia-noite.

0 comentários:

Postar um comentário