RSS

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Apostila: Março / 2008

ORIENTAÇÃO AOS PASTORES


Aos Pastores

Lembramos que a cooperação nesta obra é de importância vital para o pequeno, porém grande, rebanho.
Instruir obreiros, diáconos a integrá-los na obra.
Estas Crianças, Intermediários e Adolescentes são o presente da Obra. Eles estão sendo preparados para o trabalho que cresce a cada dia, uma geração que vem do berço com uma herança séria e segura.
A mensagem do Pr. Ernandes Pimentel e Pr. António Guerra sobre o rei Josias foi a escolha que o Senhor nos orientou para que seja esta bênção para a igreja e segue anexada à apostila.
Em março de 2007 assistiram ao Seminário "Vidas Transformadas pela Palavra de Deus", 385.174 mil crianças, intermediários, adolescentes e adultos. Esperamos um número maior ainda.
A orientação é que, depois de cada festa, a celebração da ceia do Senhor seja vista como uma glorificação do "corpo" pela bênção para os filhos.
Será que esta Ceia do Senhor foi celebrada por este grande evento em todas as igrejas?
Lembramos que o Senhor escolheu o mês de março para esta grande reali¬zação.
Que Deus nos ajude, a fim de que os seminários sejam dentro deste mês, março, revelado pelo Senhor, não abril ou maio.
Todos os domingos serão de convite para os cultos, como o Senhor mostrou e tem abençoado e não apenas o último domingo.
Participação, integração deles nos cultos se faz necessário. Eles perten¬cem ao Corpo.


A Paz do Senhor



Dept. de Ensino

MENSAGEM AOS PAIS

"Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém: e era o nome de sua mãe, Jedida, filha deAdaías, de Bozcate.
“E fez o que era reto aos olhos do Senhor: e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda.”
Aspectos:
Josias tinha oito anos quando começou a reinar. Idade de um intermediário.
Entregar o destino de uma nação a uma pessoa tão nova, que coragem! Ninguém confia uma empresa, ou qualquer outra decisão a uma criança de oito anos. É uma grande responsabilidade fazê-lo.
O segredo de Josias é que enquanto jovem teve como seu conselheiro o Sumo Sacerdote Hilquias. a quem ele ouvia atentamente Ele dirigiu a nação de acordo com as Leis de Jeová (verso 4). Hilquias o Sumo Sacerdote fez uma grande descoberta encontrou o Livro da Lei Josias ouvindo a leitura foi profundamente tocado. Ou seja, a palavra de Deus teve um forte impacto na vida do jovem rei, criando nele uma identidade Exemplo disso e que aos 12 anos de seu reinado começou a dar combate à idolatria nas suas várias formas, trabalho esse que se prolongaram anos adiante, tanto em Judá e Jerusalém, como também em Israel. Aos 18 anos tomou enérgicas medidas para a reparação e adorno do templo. Todas essas ações foram o resultado da leitura do Livro da Lei. Josias amou a Palavra!
Falar sobre a importância do ensino da Palavra às crianças É essa experiência que cria nelas uma identidade eterna, diferente de tudo aquilo que são as ofertas deste mundo com os seus valores
É interessante notarmos que o significado do nome de sua mãe (Jedida) quer dizer Amado que profeticamente se refere ao Amado da nossa alma (Jesus). A sua mãe é tipo da igreja que valoriza uma herança. Qual? Estar na presença do Senhor, que é a salvação (Vida Eterna) que Jesus, o Amado nos veio dar. Falar de igual modo da necessidade de os pais passarem essa experiência, pois é o que também representa a vida de Jedida.
O pai físico de Josias era o rei Amom, que imitou os maus exemplos do seu pai, o perverso rei Manassés. Porém o texto diz que Josias andou em todo o caminho de Davi, seu pai. Mais uma profecia.
Hoje todos os meios de ensino responsáveis pela formação das crianças promovem uma imitação do engano, da mentira, do erro, do perverso. São os Amons e Manassés de hoje. É uma amarga ilusão. Convite para o sofrimento.
Mas a igreja tem uma responsabilidade, ela ensina aos seus filhos (herança do Senhor) o caminho de Davi (tipo de Jesus). O texto não fala em caminhos, mas no Caminho. Jesus é o Caminho. Não é uma igreja que apenas conhece a história, mas anda (Ressurreição), que nos fala das experiências de uma dinâmica da Salvação.
• No mesmo capítulo, o verso 13 informa-nos que Josias consultou ao Senhor.
Se as nossas crianças forem ensinadas a amar a Palavra, elas cedo aprenderão a viver essa experiência de consultarem ao Senhor através da Palavra.










Cronograma das aulas

Dia Assunto: “O Senhor Jesus apresentado por João” Textos fundamentais das aulas
2/3/2008 1ª Aula: O Senhor Jesus apresentado por João Jo. 1:16-30
9/3/2008 2ª Aula: Jesus o princípio de tudo Jo. 1:1-3
16/3/2008 3ª aula: O ministério de Jesus Jo. 1:35
23/3/2008 4ª aula: Apresentação do Espírito Santo Jo. 14:1-23
30/3/2008 5ª aula: Dispensação do Espírito Santo Jo. 15:26, 27


APRESENTAÇÃO DAS AULAS AOS PROFESSORES

Aos professores
Queridos professores A paz do Senhor
Nosso Seminário para as crianças, intermediários e adolescentes de março 2008 se aproxima e lembramos aos irmãos que grandes bênçãos nos têm dado o Senhor e os desafios são colocados diante de todos os servos, pastores, diáconos, obreiros e nós, professores. Cada um no seu setor.
Nossos temas têm sido revelados pelo Espírito Santo e nos causam admiração. Como Deus confia em nós, como Ele confia nas crianças pequenas, nos intermediários e adolescentes que vão aprender assuntos tão elevados, até mesmo para os adultos!
Mas é assim mesmo, o Senhor se encarrega de esclarecer tudo e as crianças pequenas aprendem a amar a Palavra, fonte de tantos ensinos. Assim o Senhor escolheu um tema desafiador.
Para os professores e auxiliadores o tema é:
"Jesus segundo o Evangelho de João".
Será edificante lermos o evangelho para entendê-lo bem.
Lembramos que os professores adaptarão o ensino em cada classe: as criancinhas, os intermediários e os adolescentes. Cada qual na linguagem própria, conforme os servos (as) já estão cientes.
O Senhor nos dará a vitória.
A paz do Senhor,
Depf. de Ensino

















PRIMEIRAAULA: O SENHOR JESUS APRESENTADO POR JOÃO

Introdução
A primeira palavra a ser ensinada às crianças, intermediários e adolescen¬tes é que há dois homens chamados João.
O João que escreveu o evangelho é o discípulo, que também era um dos doze apóstolos. Este mesmo João, quando já era idoso, foi preso numa ilha por causa da Palavra de Deus, por seguir ao Senhor Jesus e, lá naquela ilha chamada Patmos, ele teve as revelações do Senhor Jesus e escreveu o livro de Apocalipse, o último da Bíblia (Mostre o livro na Bíblia).
Então o outro João foi chamado João Batista, porque ele mesmo disse que foi chamado para preparar o caminho para que o povo conhecesse o Senhor Jesus. João, o apóstolo, ouviu o testemunho de João Batista a respeito de Jesus e assim ele escreveu sobre Jesus, no evangelho que leva o seu nome, assim como os outros evangelhos levam o nome de outros que também escreveram sobre Jesus. Eram eles Mateus, Marcos e Lucas.
(Abra a Bíblia e mostre cada evangelho e faça-os repetir: Mateus, Marcos, Lucas, João) (Adolescentes também).
João Batista apresenta Jesus
"... Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis." (Jo 1:26).
Pronto. Assim João Batista fala ao povo que não conhecia Jesus. Conhecer mais do grande amigo que é Jesus é uma grande bênção
Todos nós temos amigos, amigas, e sempre há um com quem a gente se dá mais, com quem conversamos mais, e cada dia descobrimos coisas novas a respeito dos nossos amigos e amigas, não é?
João era muito amigo de Jesus; suas mães eram primas (Maria, mãe de Jesus, e Isabel, mãe de João), de modo que, quando eles eram pequenos, sempre estavam juntos.
Uma coisa estranha aconteceu quando João apresentou Jesus ao povo (eles já eram homens): João viu Jesus vindo em direção a ele, bem no Rio Jordão, quando ele batizava as pessoas, e disse: "... Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29).
Naquele tempo eles levavam ao templo um cordeiro para o sacerdote sacri¬ficar, para que eles tivessem seus pecados perdoados, lavados no sangue do cor¬deiro. Assim fizeram quando saíram do Egito e passaram o sangue nas portas e ninguém da casa onde havia o sangue morreu. Lembram?
Agora João Batista apresenta o Cordeiro de Deus, Jesus.
Hino: Aquilo que melhor existe.
Aí ele continuou apresentando mais, e disse: "... Ele foi antes de mim; porque já era primeiro do que eu." (Jo 1:30).
Pronto! Agora ficou difícil de entender, porque João tinha nascido antes de Jesus!
Eles, o povo, não sabiam que João era simplesmente homem desta terra e Jesus é eterno, sempre existiu.
João disse que veio apresentar Jesus aos judeus e a forma dessa apresen¬tação era batizando nas águas quem cresse que Jesus era o Cordeiro de Deus
Aí João teve uma promessa de Deus muito bonita. Deus falou assim com ele: "Vou te dar um sinal quando Jesus aparecer, e você saberá por esse sinal, que é um dom, uma visão. Descerá sobre ele o Espírito Santo em forma de uma pom¬ba."
Quando João viu esse sinal, ficou muito contente, porque agora ele conhe¬cia mais o Senhor Jesus e sabia que ele é Deus. Aí ele disse: "Eu não o conhecia como Filho de Deus, mas agora creio, porque a revelação se cumpriu." Que bele¬za! Jesus é Deus e é Ele quem batiza com o Espírito Santo.
Agora as crianças, intermediários e adolescentes aprenderam mais de Je¬sus pelo ensino que João, o discípulo, ouviu de João Batista (Um segredo: há muita gente grande que não sabe disto e vocês agora já sabem).
Teremos outras aulas, onde vamos aprender mais para ensinar aos nossos amigos e parentes que Jesus é o Cordeiro de Deus que foi sacrificado na cruz para dar a cada um que o aceitar a salvação, a bênção de viver aqui na terra com Jesus e também viver na eternidade para sempre com Jesus.

Hino: Quero viver para sempre com Jesus (n° 69).









SEGUNDAAULA: JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO

Introdução
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (Jo 1:1 -3).
Na primeira aula nós falamos sobre Jesus, o Cordeiro de Deus, que fica não no começo, mas no meio do capítulo 1. Lembramos primeiro o que vocês já conhe¬cem, agora vamos para o começo do capítulo 1.
João fala que Jesus era antes dele, prestem atenção João diz-nos que no. princípio era o Verbo, a Palavra, e esta Palavra poderosa, capaz de criar do nada todas as coisas, estava com Deus e era Deus
Não era Q princípio de Jesus, mas o princípio de uma obra feita por Jesus
Obra Criadora
Em março de 2006, mais de 380 mil crianças receberam o ensino sobre a criação do mundo.
Há 2000 anos atrás João, no Novo Testamento, começa sua apresentação de Jesus como Deus criador, junto com Deus, o Pai, e o Espírito Santo que ele viu descendo sobre Jesus em forma de uma pomba, que pousou sobre Ele. Ma¬ravilhoso ver Génesis, no Velho Testamento, e agora no Novo Testamento o mes¬mo ensino (A professora poderá fazer um cartaz sobre a criação do mundo (Génesis) e a frase "O Verbo se fez carne").
Jesus havia nascido, ele veio para nos falar que de verdade Jesus é o Cor¬deiro do sacrifício que o Pai mandava para perdoar nossos pecados, para ser nosso Salvador
Então muita gente ia perguntar: "Mas como Ele, Deus, podia morrer?"
Não. Como Deus Ele nunca poderia morrer, porque Ele é eterno.
Mas como Jesus, sendo Deus, iria morrer?
Bem, aí está a explicação de João: Ele se fez homem, a fim de nos enten¬der, saber quem nós somos, o que sentimos quando temos frio; quando não temos comida; quando somos teimosos; às vezes tristes, sem querer vir à igreja; quando fazemos tantas coisas que desagradam a Deus.
Jesus, como homem, aqui na terra passou por muitas tristezas, passou por dores, e como Ele era e é Deus, Ele nunca pecou, mas entende a nós, pecadores. Ele não acha bonito o pecado, o ciúme uns dos outros, a inveja porque este tem mais do que eu, a raiva, a briga. Não, isto não é bonito, é feio, mas Jesus nos ama muito e quer nos livrar de coisas que não nos fazem bem. Depois de fazer, não há
alegria, mas tristeza nos nossos corações. Aí Jesus diz para nós: "Está vendo o que eu fiz por você? Recebi o seu pecado sobre mim, morri em seu lugar, pregado numa cruz, e como homem fui batizado, levando o seu pecado e o seu arrependi¬mento."
João conta a história de Jesus
Então João começou a contar a história de Jesus, dizendo: "No princípio era o Verbo, Jesus, e Jesus estava com Deus, e Jesus era Deus." Jesus é a Palavra, Logos, o Verbo (para adolescentes, jovens e também para os adultos, pode-se desenvolver melhor o texto). Este Verbo é exatamente o Cordeiro de Deus.
Então João apresenta Jesus como homem e como Deus: Estava no princípio com Deus; criou os céus e a terra (Hino: "Deus criou os céus e a terra, n° 78); do nada o Criador fez tudo. Que bênção João falando de Jesus. Ele fez todas as coisas.
João 1:1-3 - Jesus é a vida; Jesus é a luz; Jesus é a Palavra; Jesus e o Cordeiro de Deus.
Entendemos então, crianças, intermediários e adolescentes, que bênção tão grande podemos ter?
"Nele estava a vida..." (Jo 1:4). O contrário de vida é morte. Em Jesus temos vida, porque Ele levou a morte sobre Si, como Cordeiro de Deus. A morte eterna é para quem não tem Jesus.
Jesus é a luz. O contrário de luz é escuridão, trevas.
Trevas, escuridão, são falta de luz (essa repetição toda é para os pequenos). Quem tem Jesus anda na luz. Ele disse para nós: "Eu sou a luz do mundo"
Jesus é a Palavra. Já sabemos, Jesus é a Palavra certa que nos guia por um caminho bonito até chegarmos no céu e vamos morar lá no meio do jardim, com a árvore da vida, o rio de águas puras, uma beleza!
Jesus é o Cordeiro de Deus.
Pronto! Já aprendemos tantos ensinos para que ninguém nos engane: Je¬sus é tudo para nós
Assim João ouviu do amigo dele, João Batista, e nos apresenta Jesus no seu livro: o Evangelho, ou as Boas Novas, segundo João.

Hino: Aquilo que melhor existe.

TERCEIRA AULA O MINISTÉRIO DE JESUS
Introdução
Já sabemos então que Jesus é o Cordeiro de Deus; Jesus é o Verbo; A Palavra; é a Vida; é a Luz.
Nós precisamos sacrificar cordeirinho hoje? Não, porque Jesus é o Salva¬dor que, como Cordeiro, morreu por nós e o seu sangue nos limpa de todo pecado e se tornou nossa ligação com Deus. Por isso nós oramos: "Pai...", "Deus...", "Em nome de Jesus"
Agora João apresenta Jesus, chamando os se is alunos (discípulos) para ensinara eles, porque eles iam ensinar a outros como nós também ensinamos aos outros.
O Ministério de Jesus
Jo 1:35 •• Dois discípulos, isto é, os alunos de João Batista ouviram que Jesus é o Cordeiro de Deus. Aí eles pensaram: "Vamos seguir Jesus João Batista disse que Jesus é maior do que ele"
Então eles foram conhecer Jesus. Curiosos, seguiram a Jesus e pergun¬taram: "Onde o Senhor mora?" Pareciam crianças curiosas. Passaram um dia com Jesus. André e Simão Pedro.
Jesus olhou para Simão Pedro e disse: "Vou te chamar Cefas, que signi¬fica Pedro".
Depois Jesus achou Filipe e olhou para ele e disse: "Segue-me." O poder da Palavra de Jesus era muito grande e ainda é, então Filipe o seguiu.
Assim cada um chamava outro amigo e assim Filipe contou quem era Jesus a Natanael.
Nicodemos, a mulher samaritana, o cego Bartimeu, que foi curado, e cada um que recebia a bênção falava maravilhas sobre Jesus: "Ele é profeta; Ele é o enviado de Deus; o Messias; Ele é poderoso, curou a minha cegueira."
Os discípulos foram doze (Lc 6:14-16): Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (era filho de Alfeu), Simão, Judas (filho de Tiago) e Judas Iscariotes, o que traiu a Jesus.
Hino: Vou contar-vos de Jesus.
Jesus começou a ensinar-lhes, mostrando seu poder, Sua glória, e assim eles criam nele. O trabalho de Jesus era grande, porque aqueles homens eram judeus. Jesus também era e eles não conheciam a salvação de graça, só a Lei, que mandava matar o animal, para que o sangue limpasse seus corações do pecado.
Assim, o que estava errado Jesus corrigia, ensinava, e eles aprendiam com Jesus.
Um dia Jesus encontrou os homens no templo vendendo pombos, carnei¬ros, negociando, fazendo barulho, gritando. Jesus foi duro com eles e disse a verdade: "Não façais da casa do meu Pai casa de vendas!" (Jo 2:17). A casa do Senhor é casa de oração.
Assim Jesus foi realizando o seu ministério, seu ensino, e devagar eles foram aprendendo.
Eles viram a Jesus tratando com Nicodemos, a todos, e ainda a multipli¬cação dos pães. Jesus andou sobre as águas, eles ficaram tão maravilhados e queriam saber cada dia mais.
Ah! E os ensinos de Jesus! As aulas dele! Que beleza! Ensinou por pará¬bolas, por meio de histórias: "Eu sou o bom Pastor", porque havia mais pastores; "O bom samaritano". O mau ensinava mentiras, ensinava tudo diferente de Jesus. Jesus é a verdade, eles ensinavam mentiras.
Assim João apresentou no seu evangelho o trabalho de Jesus com os seus discípulos. Ele disse uma coisa muito preciosa para nós: João 10:16 - Ele disse que tinha outras ovelhas que Ele ia ajuntar ao seu aprisco (o aprisco que eles conheciam era dos judeus). O outro, sabem quem era? A igreja fiel. Aí Ele, o Senhor terá um só rebanho, quando Ele será o Único Pastor,
Nenhum chefe de igreja é pastor de ninguém, só Ele. Ele, Jesus, pode, porque com o seu sangue a todos nós comprou. Selados com o seu sangue, seu Espírito, para vivermos para sempre com Ele. (Hino Quero viver para sempre com Jesus).
Hino: Quero viver para sempre com Jesus (n° 69).

No Milênio os judeus se converterão a Jesus e, juntos com a igreja, reinarão com o supremo Pastor. Um Pastor, Jesus, para um só rebanho: Os judeus convertidos ao Senhor Jesus e a igreja lavada no seu sangue.


Hino: Nova Aliança (n°26).

QUARTA AULA

APRESENTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Introdução
O Senhor Jesus estava preparando seus servos para apresentarem seu ensino ao povo e até a nós, porque aquilo que estamos estudando e aprendendo foi-nos ensinado pelo discípulo João, que aprendeu com João Batista, que apresentou Jesus a ele.
Então, o Senhor Jesus estava preparando os servos que iam ficar sem Ele, quando morresse na cruz por nós, e eles estavam tristes e com medo de ficarem sós.
João 14:1 começa dizendo da Casa do Pai:
a) Na casa do meu Pai há muitas moradas,
b) Vou preparar-vos lugar;
c) Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu esti¬ver estejais vós também.
Palavras de ânimo, bem resumidas, mas de esperança, em que Jesus mostra muito do seu ministério. Vejamos:
a) O Senhor nos mostra a grandeza da casa do Pai. Ninguém ficará de fora por não haver lugar;
b) "Vou preparar-vos lugar" nos fala de que só depois de morrer por nós haveria lugar, porque Ele é o Caminho para o Pai;
c) A promessa de ir lá e nos levar para estar para sempre com Ele. Sua segunda vinda. Na primeira veio para morrer por nós e na segunda vem para nos buscar.
Não ficaremos sós enquanto Jesus não volta
Jo 14:18 - "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós." Isto nos conforta: "Mas não se preocupem, porque aquele Espírito Santo que sempre esteve comigo e que João viu na forma de uma pomba, os discípulos viram como chamas (línguas) de fogo, Espírito Santo de verdade, vai morar com todos os que creram em mim e Ele vai consolar os corações dos que tiverem tristeza."
Hino: Como uma folha ao vento (n° 19).
\£i mostrar coisas que desagradam a Jesus, para que ninguém permane¬ça no pecado. Por exemplo: você levar o livro, a borracha, ou qualquer objeto que não é seu e esqueceu de devolver ou diz à mãe que achou, ou o colega deu ... Você está entristecendo o Espírito Santo e este mesmo Espírito mostra seu erro.
Logo você lembra daquele verso e se não sabia, hoje está sabendo. "Não apagueis (não entristeçais) o Espírito." (1 Ts 5:19).
Então Jesus é mesmo maravilhoso em seu cuidado por nós.
Promessa do Pai
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará (mandará) em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (Jo 14:26).
Nós aprendemos na escola, na igreja, e o Espírito Santo nos lembra aquilo que aprendemos.
Sendo assim, Jesus disse: "Deixo-vos a paz ... Não se perturbe o vosso
coração".
Aprendemos então que gritar com raiva, falar palavras que entristecem o Espírito Santo, não podem agradar nem ao Pai, nem ao Filho Jesus, nem ao Espírito Santo, porque os três são um, porque concordam em tudo e querem nos guardar de todo mal.
O que fazer quando não estamos bem? Oramos ao Pai pedindo perdão, em nome de Jesus, e o Espírito Santo se alegra, porque assim fazemos parte do corpo de Jesus, de sua amada igreja fiel.
Hino: Sei que sou amado do meu Salvado (n° 90).
Temos um Consolador
O Espírito Santo veio para morar em nós. Temos responsabilidade no que fazemos para não entristecermos a este Espírito Santo, porque Ele é grande ami¬go nosso e veio da parte de Jesus.
Se nós formos para lugares que não agradam ao Espírito Santo, vamos fazê-lo muito triste e logo nós também estaremos tristes.
A Bíblia chama lugares que entristecem o Espírito Santo roda de zomba¬dores, escarnecedores. Lugar de conversas sujas, palavras sujas, músicas do mundo, só para se fazer igual aos nossos amigos, colegas de escola que não conhecem o Senhor, entristecem o Espírito Santo.
Vamos terminar esta aula com as palavras de Jesus aos seus amados, a nós:
Vamos repetir todos juntos:
" Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha pala¬vra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (Jo 14:23).
Diante disto, vamos dizer ao Senhor: Eu amo ao Senhor. O Senhor morreu ior mím. Eu vou guardar Tua palavra dentro do meu coração. Eu quero que Deus, o Pai, me ame. Eu quero o Espírito Santo em mim.
Hino: Lâmpada para os meus pés (n° 84).

QUINTAAULA
DISPENSAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Introdução
Dispensação parece uma palavra difícil, mas não é Fala da época, do tem¬po, de trabalho do Espírito Santo.
Vejamos o que já foi estudado:
1a lição: O Senhor Jesus apresentado por João como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo; (Hino: Quero viver para sempre com Jesus)
2a lição- Jesus no princípio de tudo. Ele era a Palavra -J e poder que tudo criou (o mundo)' (Hino Aquilo que melhor existe)
3a lição: Ministério de Jesus. Ele chama seus discípulos e ensina a eles, para eles ensinarem a nós e nós aos outros: (Hino: Vou contar-vos de Jesus)
4a lição: Jesus apresenta o Espeto Santo como nosso companheiro e nós não nos sentimos sozinhos (Hino: como uma folha ao vento)
5a lição: Jesus fala do Corpo e do trabalho do Espírito Santo
"Mas quando vier o Consolador (Espírito Santo), que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim, E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio." (Jo 15:26,27).
Jesus fala então de maneira fácil. Ele usa de uma figura que todos conheciam:
Obs.: A professora irá revisando as aulas e em seguida cantará os hinos que se encontram entre parênteses.
A videira
Ele então nos ensina que a videira é Ele mesmo, que o Pai é o lavrador, é o que toma conta, e que os que se ligam a Jesus, a esta videira, são as varas, e estas são para dar cachos de uva.
Hino: Igreja Corpo de Cristo (n°20).
Então vocês lembram a necessidade de serem limpos diante de Deus, para darem frutos. Se falharmos, o Espírito Santo, trabalhando na videira, no campo, ele repreende, faz-nos sentir que estamos errados, para estarmos sempre escolhendo Jesus. Ele é o nosso bem maior.
Se não quisermos ser limpos, ele vai cortar a vara, ela vai secar e será lançada no fogo.
Então Jesus nos aconselha a estarmos nele, porque sem Ele nada pode¬mos fazer.
Ele então lembra uma coisa muito importante: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."(Jo 15:12).
No corpo, não podemos falar mal de nada que faz parte do corpo, porque todos os membros do corpo são importantes. Isto para que a videira da qual ele falou seja vista limpa e dando fruto.
Mas... se começarmos a falar mal das pessoas, que são varas iguais a nós, vai acontecer uma coisa muito ruim: o Espírito Santo vai se entristecer e a primeira "vara" que fizer isto vai ficar bichada, feia, e vai ser cortada, secar e ir para o fogo. Então vamos cuidar de nós. Nada de comentários do pastor, dos diáconos, dos professores. Não, isto não é de Deus, é do inimigo de nossas almas.
Jesus ora pêlos seus servos
Que bênção, o amor de Jesus! Sabia que a hora da sua morte se aproxima¬va e pediu ao Pai as bênçãos para a sua Videira! "Eu rogo por eles. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus." (Jo 17:9).
"Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os aborreceu,..." (Jo 17:14).
Então vamos prestar atenção a este fato: O mundo não gosta de nós, por¬que não somos do mundo. Nós escolhemos o Senhor Jesus. Somos separados do mundo para Jesus e isto Jesus chama: Santificação.
O desejo de Jesus diante do Pai
"Quero que onde eu estiver, também eles estejam comigo." (Jo 15:24). Que amor de Jesus por nós!
Final da apresentação de Jesus por João
Jo 18 - Jesus vai para um jardim orar. Judas apresenta-se a Jesus e o beija, para mostrar aos sacerdotes quem era Jesus. Jesus vai perante as autoridades; Pedro nega a Jesus; Que sofrimento do Senhor!
Pilatos condena Jesus, mesmo sabendo que ele era puro, justo, santo.
Jesus é levado para ser crucificado ao lado de dois ladrões. Um vê em Jesus o Caminho e clama, e Jesus o salva.
Jesus é assim morto, levando ali o pecado do mundo todo, para que nin¬guém dissesse "eu não sabia!" Mas só quem aceita é salvo. Aprova foi aquele ladrão que creu e foi salvo.
Jesus ressuscita
O anjo removeu a pedra e quando Maria, chorando, o procurou. O próprio Jesus, vivo, se apresentou a ela e ela ajoelhou-se e disse: "Mestre!" Que alegria! Crianças, intermediários, adolescentes, vocês já adoraram como Maria fez? De todo o coração? Este é o momento de abrirmos nossas mentes, entregarmos nosso coração ao Senhor Jesus, porque Ele é o vitorioso, Ele é o Salvador.
E Ele ficou muitos dias com os seus discípulos e depois foi recebido no céu pelo Pai, e a promessa foi dada e cumprida. O Espírito Santo está entre nós! Aleluia!
Jesus vive! Jesus vai voltar!

Hino para fechamento da aula: Tenho uma Candeia (n° 22).







Olá irmãs...
estou precisando do material das aulas do encontro de março de 2008
cartaz,dinâmica,lembrançinhas...etc

desde já Grata

Thábita Martini
Pedro Canario es

1 comentários:

Tias da Escolinha disse...

Oi Tia Ju!!!
Quanta coisa linda por aqui!!!
Blog abençoado! parabéns!
Já estou seguindo. Quero te convidar para conhecer o meu cantinho: tiasdaescolinha.blogspot.com

Bjs com carinho,
Sandra Curcino:-)

Postar um comentário