RSS

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mensagem: O temor do Senhor

MENSAGENS PARA REUNIÕES DE SENHORAS
TEMA: LEVANTAR DEFESAS

5ª Mensagem: O TEMOR DO SENHOR

TEXTO:
Salmo 112:1-2
“Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada.”

INTRODUÇÃO

A palavra temor significa medo; susto; ato ou efeito de temer.
Esta palavra é usada, isoladamente, com este significado, tanto no nosso vocabulário como na Bíblia. Exemplos: “Não temerei ...”; “temores noturnos”; “e temeram ...”.
Mas, a expressão “Temor do Senhor” é usada somente na palavra de Deus e significa “obediência ao Senhor, com amor.”

Este Salmo fala das bênçãos reservadas àquele que é temente a Deus.
O Senhor promete abençoar aqueles que o temem e que se deleitam na Sua palavra.
Chama-os de bem-aventurados.
A Bíblia declara frequentemente que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” (Salmo 111:10).
O temor do Senhor resulta em santificação na vida dos servos fiéis. Esse temor inspira-nos a evitar o pecado e a desviar-nos do mal, nos levando a sermos cuidadosos e comedidos no nosso falar, no nosso andar; a ter fé inabalável (dom de Deus); a viver, em todos os momentos, a Palavra de Deus.
O temor do Senhor é muito mais que uma doutrina bíblica. Ele é diretamente aplicável à nossa vida diária, de numerosas maneiras.
Primeiramente, se realmente tememos ao Senhor, temos uma vida de retidão, de obediência aos seus mandamentos, e damos sempre “não” ao pecado.
Em Eclesiastes 12:13, vemos que o dever do homem resume-se em dois breves imperativos: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos.”
Inversamente, aquele que se contenta em viver na iniquidade, assim faz porque “Não há temor de Deus perante os seus olhos.” (Sl 36:1-4).

DESENVOLVIMENTO

Em Atos, vemos o temor do Senhor na vida da igreja primitiva resultando em paz, edificação e crescimento, com o consolo do Espírito Santo (At 9:31).
Repetidas vezes, no seu discurso final aos israelitas, Moisés mostrou claramente o relacionamento entre o temor do Senhor e a obediência a Ele, com amor.
Segundo os salmistas, temer ao Senhor equivale a deleitar-se nos seus mandamentos (Sl 112:1) e seguir seus preceitos (Sl 119:63).
O Senhor Jesus nos deixou o maior exemplo de temor ao Senhor. Em Isaías 11:1-3, lemos:
“Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; ...”
Quão maravilhoso é sabermos que o nosso amado Salvador, como homem perfeito, quando esteve neste mundo, deleitava-se no temor do Senhor, obedecendo ao Pai em tudo, por amor.

Precisamos, como servos fiéis, buscar incessantemente imitar esse atributo do Senhor Jesus: o atributo de nos deleitarmos no temor do Senhor. E Ele nos recompensará, como diz a Palavra de Deus:
“O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida.” (Pv 22:4);
“No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para os seus filhos.” (Pv 14:26);
“O temor do Senhor é uma fonte de vida para preservar dos laços da morte.”(Pv 14:27);
“O temor do Senhor aumenta os dias, mas os anos dos ímpios serão abreviados.” (Pv 10:27).


CONCLUSÃO

Aqueles que temem ao Senhor sabem que “bem sucede aos que temem a Deus”, não importando o que aconteça no mundo ao redor.
As bênçãos contínuas que recebemos da parte de Deus, especialmente o perdão dos pecados e a salvação de nossas almas, devem nos levar a temê-lo e a amá-lo sempre, independentemente das provas e tribulações pelas quais estivermos passando.

Finalmente, o temor do Senhor nos confere segurança, consolo espiritual, paz, proteção, fé inabalável, um caminhar santo, um coração puro, um espírito reto; e o reconhecimento de que o Senhor Jesus é o nosso Salvador, que morreu na cruz do calvário para nos dar vida eterna, preparada para todos os que temem ao Seu santo nome e amam a Sua vinda, que tão breve se aproxima!

0 comentários:

Postar um comentário