RSS

domingo, 4 de julho de 2010

Mensagem: O Deus a quem servimos - Deus Forte - 1ª Aula

IGREJA DO ANO BOM

Visão
Vi um exército reunido para uma batalha. Eu entendi que era o povo do Senhor antes que houvesse qualquer orientação quanto à guerra contra Jericó. O povo olhava para o céu e clamava dizendo: Fala Deus! E eles esperavam a resposta. Eu sabia que eles buscavam uma palavra do Senhor antes de cada uma das batalhas que lutariam.


Revelação:
Apresentar às crianças as características do Deus que nós servimos. Para que a criança aprenda a diferenciar o Deus que servimos daquele que o mundo cultua.
• Deus forte é O Senhor;
• Deus de vitória e varão de guerra;
• Deus poderoso; (onipotente)
• Deus presente; (onipresente)
• Deus onisciente;
• Etc.
Texto da consulta: Isaías 51:9-16


Todos os dias às crianças são apresentados os heróis das aventuras na televisão, livros e revistas. Elas conhecem suas características e supostos poderes. São capazes de descrever suas aventuras e querem ser iguais a eles.

Com relação ao Senhor nosso Deus, elas pouco sabem a respeito dEle.

O objetivo das aulas que formam uma sequência, a partir desta, é apresentar para a criança que não há outro igual ao Senhor, em força, em poder, em majestade, em sabedoria, em grandeza, em misericórdia e todas as demais características que somente Ele possui. E, principalmente, porque o nosso Deus é real, é verdadeiro, não é uma estória criada para divertir.

Esse é o Deus a quem servimos.




“Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR . poderoso na guerra.”


Desde que Deus criou o mundo Ele veio mostrando para o homem que ele é “Deus Forte” - o criador de todas as coisas.

As pessoas que ouviam falar do Deus de Israel tinham temor, pois conheciam o seu poder.

É este Deus forte que tem lutado por nós.

É Deus forte porque venceu a morte, ressuscitou e vai voltar para nos levará para estar com Ele eternamente. Ele tem nos transmitido segurança, firmeza e descanso.

“O SENHOR PODEROSO NA GUERRA”

Nós vivemos em um momento de grandes guerras. Não uma guerra carnal e sim espiritual.

Efésios 6:12 - “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”


Pois há uma guerra na escola, nas ruas naquilo que os colegas que não conhecem ao Senhor têm nos apresentado;
O pecado está levando crianças, adolescentes, jovens, para longe de Deus. Mas Jesus nos mostra que ele é Deus Forte, pois venceu o maior de todos os inimigos do homem: a morte. E só Ele foi capaz de fazer isso.

Podemos ver na palavra de Deus alguns exemplos que nos mostram o quanto nosso Deus é Forte, operando livramento para o seu povo, a sua igreja.

Vejamos no texto:

Êxodo 14:21 - “Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.”

O povo de Deus Passou 430 anos no Egito e clamou ao Senhor por causa da escravidão. Deus mandou livramento para seu povo .

O Deus forte tirou o povo de Israel do Egito com suas mãos poderosas, operando sinais e maravilhas.

Nosso Deus é imutável e ainda hoje Ele opera, com o mesmo poder, que nunca diminui, nuca acaba, para livrar os homens da escravidão do pecado.

O Senhor, tem poder para quebrar todas as barreiras e nos levar a salvo para a terra prometida - a eternidade - e cada criança pode contar com este Deus diante das suas necessidade. Pois o mesmo Deus que foi livramento para Israel é livramento para igreja fiel.

Podemos ver na palavra, que Deus é forte para nos abençoar; não há barreiras algumas. Num lar incompleto, o Deus forte pode salvar; uma dificuldade na escola, o Deus forte pode te ajudar.

E podemos contar com Ele a todo momento da nossa caminhada.

Jeremias 50:34 - “Mas o seu Redentor é forte, o Senhor dos Exércitos é o seu nome; certamente pleiteará a causa deles, para dar descanso à terra.”


• Mas o seu Redentor é forte – Redentor é aquele que pode pagar o preço que outra pessoa não tem condição de pagar.

A nossa dívida só podia ser paga com a vida. Ninguém podia pagar o preço e continuar vivo. Só Jesus pôde fazer isso. Porque “o amor dele pela sua igreja é forte como a morte”.

• o Senhor dos Exércitos é o seu nome - nós somos povo separado do seu exército e Ele vai à frente das nossas batalhas.

• Certamente pleiteará a causa deles - esse Deus Forte é nossa defesa, nosso advogado junto ao Pai.

• Para dar descanso à terra - a terra aqui representa o nosso coração, e esse Deus forte tem dado descanso ao nosso coração, para continuarmos a nossa caminhada até o Dia em que descansaremos para sempre com Ele na eternidade.


1 SAMUEL 17:36 - “Assim feria o teu servo o leão como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo”.

Davi enfrentou nessa ocasião um gigante muito forte, muito grande, com uma armadura pesada e grossa, que pesava aproximadamente 57 quilos.

A arma de Golias era uma lança, e só a ponta dessa lança pesava cerca de 15 quilos.

Quando Golias viu Davi zombou dele, chamando Davi de cachorrinho.

A resposta de Davi foi a seguinte: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça, e os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada; nem com lança, porque do Senhor é a guerra, e Ele vos entregará na s nossas mãos.” - 1 SAMUEL 17:45-47

O nosso coração louva a este Deus forte por sua proteção para conosco. Somos todos ovelhas do seu aprisco. Sozinhos, estaríamos indefesos, mas temos conosco o Deus forte que nos protege e nos livra.


• LOUVOR: – Deus forte como Jeová não há outro que eu conheça.

0 comentários:

Postar um comentário