RSS

domingo, 4 de julho de 2010

Mensagem: Isaias visita Ezequias

II Re. 20:1 11 - Isaías visita Ezequias.

"Naqueles dias adoeceu Ezequias de morte. E o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele, e lhe disse: assim diz o Senhor: ordena a tua casa porque morrerás, e não viverás...”.

Isaías visita duas vezes a Ezequias
1ª visita traz a lei, condenação.
2ª visita traz o perdão, a graça.
Pasta de figo o Senhor Jesus moído por nós.
Fruto da figueira (Israel).
Sara ao terceiro dia a ressurreição
Sinal para ezequias
Adiantar se a sombra 10 graus a lei, criar, inventar religião é fácil.
Voltar a sombra 10 graus atrás revogação da condenação da lei.


A CURA DE EZEQUIAS
II Reis 20: 1- 7

“Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amós, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás. Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo. E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. Acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim, e por amor do meu servo Davi. Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos e ponde-a sobre a úlcera; e ele sarará”.


INTRODUÇÃO

O homem está debaixo de um juízo de morte e não percebe isso. Ele está vivendo sua vida totalmente alheio a essa realidade, voltado exclusivamente para as coisas desta vida e deste mundo, não levando em conta sua temporalidade e sem se preocupar com o que vai lhe acontecer depois da sua morte. Ele está doente mas não percebe a gravidade da sua enfermidade; ela o levará à morte eterna mas ele não se preocupa com isso, acha que pode viver da forma que quiser e que tudo nesta vida é normal.


DESENVOLVIMENTO

• Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte - Ezequias representa o homem que governa sua própria vida, e que está espiritualmente doente. Essa doença que acomete todo homem é o pecado na sua vida; é uma doença terrível, cujo salário é a morte, mas o homem não está preocupado com isso. Ele imagina que as coisas são assim mesmo. Ele pensa que tudo é normal.

• O profeta Isaías, filho de Amós, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás – O homem só desperta para sua real situação quando o Espírito Santo revela isso ao seu coração. O Espírito Santo foi enviado para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16: 8). Quando Ele revela a verdade ao coração do homem, em seguida mostra sua necessidade de ordenar a sua casa (sua vida - principalmente sua vida espiritual), pois a Palavra diz que depois da morte, segue-se o juízo (Heb 9: 27).

• Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor... e chorou muitíssimo – Quando o Espírito Santo fala ao coração do homem e lhe mostra sua situação, ele deve tomar um outro rumo na sua vida. Ele deve dar um giro de 180º na sua caminhada, voltando-se para o Senhor e clamando por sua misericórdia. O caminho normal do homem é em direção à morte, mas ele pode tomar a direção oposta, encaminhando-se para a vida eterna pelo Caminho que é o Senhor Jesus. Ele deve se humilhar, chorar aos seus pés, e pedir ao Senhor que perdoe seus pecados e lhe conceda vida eterna, pois não deseja morrer e viver eternamente em meio ao sofrimento.

• E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei - O homem precisa clamar ao Senhor enquanto há tempo (Isa 55: 6), enquanto o Espírito Santo ainda está na terra operando a Salvação, pois um dia Ele vai sair com a igreja fiel e para muitos será tarde demais. A Bíblia diz que há tempo para tudo debaixo do sol, mas o dia da salvação se chama hoje!

• Acrescentarei aos teus dias quinze anos – Depois que o homem se volta para o Senhor, entregando sua vida nas suas mãos, ele é transformado em uma nova criatura e o Senhor lhe concede uma nova vida. Assim como Ezequias recebeu mais quinze anos de vida, o Senhor deseja dar uma vida nova a todos, uma vida trilhada nos seus caminhos e em comunhão com o seu Espírito. Nesta nova vida, o homem é liberto de todos os seus inimigos, pois o Senhor é quem lhe garante a vitória.


CONCLUSÃO

• Tomai uma pasta de figos e ponde-a sobre a úlcera; e ele sarará – Para que todas as Palavras do Senhor sejam cumpridas em benefício do homem doente e em vias de morte, é preciso que se coloque sobre a ferida causada pelo pecado, uma pasta de figos. A pasta de figos era usada para sarar feridas nos tempos bíblicos, e ela representa o Senhor Jesus (que era israelita – fruto de Israel – a figueira), o qual foi “ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” – Isa 53: 5.

Quando o homem se conscientiza da sua situação de pecador através do Espírito Santo, e se volta para Deus em atitude de humildade e reconhecendo os seus pecados, o Senhor também se volta para ele com Graça e Misericórdia, salvando sua vida e lhe concedendo uma vida nova através da Pessoa do seu Filho, o Senhor Jesus, que foi sacrificado para que gozássemos paz com Deus e vida eterna na sua presença.

0 comentários:

Postar um comentário