RSS

domingo, 11 de julho de 2010

Mensagem: Idolatria - Festa Junina - 2ª Opção

IDOLATRIA
FESTAS JUNINAS


INTRODUÇÃO


O QUE É IDOLATRIA?
No sentido mais amplo, idolatria significa um estado ou uma situação em que o Senhor Deus deixa de ocupar o lugar central na vida do Homem, para ficar em segundo plano.
É muito mais amplo do que a princípio possamos imaginar; significa quebrar um mandamento do Senhor, o qual foi reforçado no Novo Testamento: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” Mt 22:37.

IDOLATRIA é um pecado de desobediência
1Sm15:23 “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria.”

O significado da palavra porfiar é insistir, teimar nalguma coisa que se proibiu, ou seja, desobedecer.



Festas Juninas

A Origem dessas festas:
As origens dessa comemoração remontam à antiguidade, quando se prestava culto à deusa Juno da mitologia romana. Os festejos em homenagem a essa deusa eram denominados “junônias”. Tais celebrações coincidiam com as festas em que a Igreja Católica comemorava a data do nascimento de São João. O catolicismo não conseguiu impedir sua realização. Por isso, as comemorações não foram extintas e, sim, adaptadas para o calendário cristão. Como o catolicismo ganhava cada vez mais adeptos, nesses festejos acabou se homenageando também São João. É por isso que no inicio as festas eram chamadas de Joaninas e os primeiros paises a comemorá-las foram França, Itália, Espanha e Portugal. Quando chegou ao Brasil, trazido pelos portugueses, foi modificado para junina e incorporado aos costumes dos povos indígenas e negros (os índios realizavam festejos relacionados à agricultura no mesmo período. Os rituais tinham canto, dança e comida.) As festas de Santo Antonio e de São Pedro só começaram a ser comemoradas mais tarde, mas como também aconteciam em junho passaram a ser chamadas de festas juninas.
Estas festas de junho (festas juninas) são em homenagem aos santos católicos. As comidas que são oferecidas nas festas juninas por vezes são benzidas e oferecidas ao santo que nada mais é do que um ídolo, pois a ele se fazem orações, carregam sua imagem em procissões, beijam-na, prostram-se diante dela etc.

Como vimos, as bases das festas juninas estão fincadas nas práticas das festividades pagãs, onde os pagãos na mesma data ofereciam seus louvores e suas festas em honra daqueles deuses. Eram as festas pelas colheitas. As festas juninas usurpou isto dos gentios, com apenas o detalhe de transvestir tais festas com roupagem cristã. No entanto, quando Deus introduziu o povo de Israel na terra prometida adverti-os severamente para que não usassem esse tipo de costume, diz Ele: "Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos." [Deut. 18:9]. Independentemente das intenções, fossem elas boas ou não, o plágio fora terminantemente proibido por Deus.


Mateus 4:10 “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.”

Êxodo 34:14-15 “porque não adorarás outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele); para que não faças aliança com os moradores da terra; não suceda que, em se prostituindo eles com os deuses e lhes sacrificando, alguém te convide, e comas dos seus sacrifícios


Superstições

A Puxada do Mastro
Puxada do mastro é a cerimônia de levantamento do mastro de São João, com banda e foguetório. Além da bandeira de São João, o mastro pode ter as de Santo Antonio e São Pedro, muitas vezes com frutas, fitas de papel e flores penduradas. O ritual tem origem em cultos pagãos, comemorativos da fertilidade da terra, que eram realizados no solstício de verão, na Europa. Acredita-se que se a bandeira vira para o lado da casa do anfitrião da festa no momento em que é içada, isto é sinal de boa sorte. O contrario indica desgraça. E caso aponte em direção a uma pessoa essa será abençoada.

As Fogueiras
Sobre as fogueiras há duas explicações para o seu uso. Os pagãos acreditavam que elas espantavam os maus espíritos. Já os católicos acreditavam que era sinal de bom presságio.

Os Fogos de Artifício
Já os fogos dizem alguns, eram utilizados na celebração para “despertar” São João e chamá-lo para as comemorações de seu aniversário.

Os Balões
Todos os cultos das festas juninas estão relacionados com a sorte. Por isso os devotos acreditam que ao soltar balão e ele subir sem nenhum problema, os desejos serão atendidos, caso contrário (se o balão não alcançar as alturas) é um sinal de azar. Também diz que os balões levam os pedidos dos homens até São João.

João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.



Conclusão

Vimos que a idolatria é um pecado de desobediência, é uma mentira, explica uma adoração falsa, que mesmo que aparente uma adoração a Deus, não passa de uma abominação.
A verdadeira adoração, segundo o próprio Senhor Jesus quando ensinava a mulher samaritana, é em espírito, ou seja, em comunhão com Deus e em verdade. Jo 4:23 “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.”. A nossa adoração é obedecer a Deus, andando segundo aquilo que o próprio Senhor determinar, seja na Igreja, no trabalho, na escola, etc.

At 13: 22 “E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”

E uma grande vitória nós temos nesta Obra, é que em tudo podemos e devemos consultar ao Senhor, para obedecer a sua vontade, em detrimento da nossa, e apresentar as nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. (Rm 12:1).

0 comentários:

Postar um comentário