RSS

domingo, 4 de julho de 2010

Mensagem: O Deus a quem servimos - Deus de vitória e varão de guerra

1. Levar as classes a crescerem com o entendimento de que servimos a um Deus poderoso. Que não estarão sozinhos em suas batalhas, pois, o Senhor nosso Deus, que é DEUS DE VITÓRIA E VARÃO DE GUERRA, pelejará por eles. E com esse entendimento, crescerão vitoriosos em todos os sentidos de suas vidas.

2. E o Deus de vitória está perto, ao nosso lado, para nos conduzir à vitória, dia após dia.
Salmos 73:23 – “Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.”
Jó 40:14 – “Então, também eu confessarei a teu respeito que a tua mão direita te dá vitória.”





“E sucedeu que, estando Josué ao pé de Jericó, levantou os seus olhos, e olhou e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele e disse: És tu dos nossos ou dos nossos inimigos?
E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então Josué se prostrou sobre o seu rosto na terra, e o adorou, e disse: Que diz meu Senhor ao seu servo?”




• O Senhor já havia tirado o seu povo do Egito (mundo); eles já haviam passado pelo Mar Vermelho (experiência com o clamor pelo Sangue de Jesus); e pelo Jordão (nova experiência com: Jesus) e estavam prestes a conquistar a terra que lhes fora prometida. Havia, agora, um obstáculo à frente e era necessário transpor: as fortificações de Jericó.

• Moises já tinha morrido e Josué foi levantado pelo Senhor em seu lugar, assumindo a responsabilidade de conduzir o povo à tão esperada terra – mas a terra devia ser conquistada.

• Josué sabia de sua limitação e de sua responsabilidade diante de um inimigo tão forte: Jericó uma cidade protegida por uma grande e forte muralha. Para entrar na terra teriam que vencer Jericó





• “E sucedeu que, estando Josué ao pé de Jericó”
Josué se afastou do povo por um tempo e estava caminhando só, talvez pensando na batalha, ou orando, ou apenas olhando a terra que iam começar a possuir.

• Naquele momento ele viu um soldado que estava perto dele. Esse soldado estava com roupas de guerra, empunhando uma espada, pronto para guerrear. Josué não sabia quem era ele, mas se aproximou dele e perguntou: Você é dos nossos ou dos nossos inimigos?

• A resposta foi um alívio para Josué: EU SOU O PRINCÍPE DO EXERCÍTO DO SENHOR e acabo de chegar.
Josué 6:2b – “Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, e ao seu rei, e aos valentes e valorosos.”

• Se for haver guerra entre o povo do Senhor e qualquer outro povo, O Senhor dos Exércitos entra na batalha.
1 Samuel 17:45 – “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”
Salmos 46:7 – “O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”
Isaías 1:24 – “Portanto, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! Tomarei satisfações aos meus adversários e vingar-me-ei dos meus inimigos.”

• Esse Príncipe era o próprio Senhor Jesus. Varão de guerra. Ele havia acabado de chegar para compor o exército de Israel e comandar esse povo em todas as batalhas.
Êxodo 15:3 – “O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome.”
Isaías 42:13 – “O SENHOR sairá como valente, despertará o seu zelo como homem de guerra; clamará, lançará forte grito de guerra e mostrará sua força contra os seus inimigos.”

• Em cada batalha Ele ensinava qual seria a estratégia a ser utilizada para vencer o inimigo:
Josué 6:10 – “Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até o dia em que eu vos diga: Gritai! Então, gritareis.”
E Josué, assim como todo o povo, colocou em pratica toda a instrução que o Senhor lhe tinha dado e venceu a batalha.
No silêncio, na obediência, na espera e com fé o povo viu o grande livramento do Senhor, o muro caiu abaixo, e o povo entrou na cidade e passaram por ela; e depois de passarem por Jericó, venceram também muitos outros reis e possuíram a terra.
Êxodo 14:14 – “O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.”

• Não se pode combater contra o Senhor e ser vencedor.
Hebreus 10:31 – “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”


• Estamos aguardando ansiosamente a hora em que entraremos na nossa terra prometida – a eternidade - e receberemos a herança que nos foi dada pelo testamento de Jesus Cristo, o nosso salvador.

- O Senhor disse que estamos numa guerra e é preciso vencê-la para herdar a terra.
Mateus 11:12 – “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

- As lutas são tremendas, mas nosso Deus é varão de guerra - Ele pelejará por nós.
Deuteronômio 1:30 – “O SENHOR, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito,”
• Não há nenhum outro que seja como o nosso Deus.
Deuteronômio 33:26-29 – “Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens. O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o. Israel, pois, habitará seguro, a fonte de Jacó habitará a sós numa terra de cereal e de vinho; e os seus céus destilarão orvalho. Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo SENHOR, escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim, os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás os seus altos.”

• Somente através do Senhor podemos alcançar vitórias.
2 Samuel 22:51 – “É ele quem dá grandes vitórias ao seu rei e usa de benignidade para com o seu ungido, com Davi e sua posteridade, para sempre.”

• Canto de vitória ao Senhor dos Exércitos, poderoso nas batalhas:
Salmos 24:7-10 – “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é o Rei da Glória? O SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.”



• SUGESTÃO DE LOUVOR: – Deus dos exércitos de Israel (6641)

0 comentários:

Postar um comentário