RSS

domingo, 2 de maio de 2010

Mensagem: Jesus o Bom Pastor

JESUS O BOM PASTOR
TEXTO: JOÃO 10: 1- 21 => TEXTO BASE
1ª Aula => A Porta das ovelhas e o Aprisco - Jo 10:9 (05out08)

I – INTRODUÇÃO:
Este ano o Senhor tem falado muito conosco à respeito da importância de ouvirmos a sua voz e atendermos ao seu chamado. Desde o lema do ano até às aulas que já foram ministradas, nós vemos o zelo do Senhor em nos levar a ter uma experiência com Ele.
> Nestas aulas do mês de outubro veremos Jesus - o bom Pastor.
> Aquele que é a Porta... O Aprisco... O Bom Pastor.
> Todo o projeto de eternidade está inserido neste texto.
Da salvação até o viver em segurança na eternidade.
O Senhor Jesus andava com os seus discípulos e era sempre seguido por muitas pessoas e muitos religiosos que faziam perguntas, queriam ver milagres como cura de cegos, de leprosos, e até ressurreição eles viram o Senhor Jesus fazer. Mas esses curiosos não queriam seguir ao Senhor Jesus, eles só queriam ver, discutir entre eles se aquilo que eles viram era mesmo vindo de Deus.
Os religiosos daquela época eram apegados à Lei e Jesus pregava que Ele, Jesus, veio de Deus para pregar a graça, salvação por fé n’Ele, Jesus. Não precisavam mais seguir a Lei, não precisavam matar um cordeiro, porque Jesus é o Cordeiro de Deus que veio do céu para morrer por todos.
Nesta lição temos a Trindade:
Deus, o Pai, enviou o Filho, Jesus, que nos deixou o Espírito Santo.
O Espírito Santo enviado por Jesus mostra o Porteiro, aquele que mostra a porta.
Quando falamos sobre este ensino, nos lembramos que lá no Velho Testamento, Deus diz a Moisés: “Eu sou me enviou a vós”.Ex.: 3:14
Este Eu Sou, revela um Deus poderoso que desde a eternidade se apresenta como sendo a porta. O EU SOU, a mesma expressão que Deus usou ao falar com o Seu servo Moisés, agora Jesus fala, mostrando que ELE E O PAI SÃO UM SÓ. ELE É A PORTA pela qual precisamos entrar diariamente...A PORTA que foi por livramento ao seu povo na saída do Egito...Ali, o sangue tinha que estar nas vergas das portas, pois o anjo destruidor não entraria ali ao ver a marca do sangue, e nos dias atuais a marca do sangue tem que estar na porta do nosso coração para que nós estejamos identificados e possamos assim receber o livramento e entrarmos pela PORTA que nos leva à presença de Deus Pai. Entrar pela PORTA todos os dias é viver algo novo, é conhecer mistérios e segredos do Reino de Deus, é receber a liberdade (estar liberto), é estar com as nossas vidas diante de DEUS , é acessar os átrios do Senhor para viver os seus propósitos, ouvir a Sua voz, ouvir a voz do Bom Pastor, daquele que deu Sua vida por nós e isto só é possível pelo Sangue de Jesus, Ele é o caminho vivo, a PORTA DE ACESSO.

II - DESENVOLVIMENTO:
1- Jesus se apresenta :
“ Eu sou a porta” Jesus é a porta de Entrada
Que permite a “entrada” para o Reino de Deus. ( 2 Pd. 1:11)
Jesus é O “meio de acesso” aos segredos, mistérios e propósitos de Deus, como por exemplo: o Seu propósito em estabelecer o Reino eterno, em que a Porta de entrada é o Senhor Jesus, pois não há outra forma ou modo que possa nos fazer entrar no Reino espiritual . ( Ef. 3:11,12)
Jesus é “segurança”! Não há dúvidas, não há incertezas, Ele é a Rocha em quem podemos confiar, A ROCHA DOS SÉCULOS, nosso refúgio, fortaleza, n’Ele sentimos segurança. ( Sl. 78:53 – Is. 32:17 )
Jesus é a porta pela qual os justos entrarão (justos = justificados, lavados e remidos no sangue de Jesus) . Em todos os tempos, a porta tem sido utilizada pelo homem como proteção e segurança. ( Sl. 118:20)
Jesus é “proteção”! Com as nossas vidas nas mãos de Jesus estamos guardados, porque o sangue de Jesus nos esconde de toda a maldade deste mundo, no sangue de Jesus há proteção para as nossas vidas. Ele nos guarda e nos livra de toda cilada e investida do opositor às nossas vidas. ( Sl. 59:16)
JESUS É ESSA PORTA que protege e guarda em Paz e segurança.
Ele é a Porta que se abriu para o Jardim da VIDA.
Para entendermos esta expressão dividiremos em duas partes:
1ª - Eu sou => reportamo-nos para Ex 3:14, onde o Senhor mostra sua
Autoridade, porque o Senhor não pode ser definido, a não se por si mesmo,
pois, também Ele se revelaria em seus atos de salvação.
2ª - A Porta => Alfa e Ômega. Início e fim. É o fim da vida sem Deus,
sem direção, sem rumo, e o início de uma vida eterna com Deus, gozo pleno
da salvação, acesso à eternidade .
Só entra pela Porta quem tem legitimidade. Marcado pelo sangue...
Então nos reportamos mais uma vez a Moisés (Ex.12:7;12;13), na saída do povo do Egito, quando Deus manda o povo passar pela porta marcada com sangue do cordeiro. Sai da escravidão para entrar na terra prometida e Deus identifica-se com o “Eu sou o Senhor (v.12)”.
Falar do exemplo:
Eu me lembro de um homem, que estava muito apressado e entrou num apartamento, pensando que era a porta do apartamento dele. Havia uma senhora numa poltrona descansando e ela levou um susto, gritou, porque pensou que fosse um ladrão. Ele tomou um susto também, porque pensou que era a casa dele. Pediu desculpas e saiu muito sem graça.
Bem, isto nos lembra que se queremos um lugar certo, temos que conhecer a porta certa. Para o céu a porta é Jesus. Se for por outra porta, não chega lá.
Hoje não é diferente. Jesus é a porta e se nós o aceitamos , temos direito a escapar da morte eterna pelo sangue de Jesus e temos acesso à eternidade.
Se queremos um lugar certo, temos que conhecer a porta certa.
Nós temos que atravessar esta porta todos os dias, é o viver a obra dinâmica.
E como devemos atravessar esta porta?
“Tendo pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário , pelo sangue de Jesus.
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne.
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus.Cheguemo-nos com verdadeiro coração , em inteira certeza de fé; tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.” (Hebreus 10:19-22)
O Senhor Jesus, no seu ensino, apresentava a mensagem de forma que ninguém dissesse: “Não entendi o que Jesus quer ensinar”.
Naquele tempo todos conheciam ovelhas e as criavam e delas eles se mantinham:
• a lã da ovelha servia para fazer roupa, mantas quentinhas para se aquecerem;
• eles serviam-se do leite, faziam queijos;
• da carne, para se nutrirem.
Então Jesus sabia como ensinar usando o que todos conheciam e ele queria levá-los a entender uma lição espiritual. Era um ensino para a eternidade. Ele não queria que as pessoas entrassem em porta errada. Ele ia sempre à frente, guiando o rebanho.
As ovelhas entram no aprisco pela Porta.
Entrar pela PORTA é receber a Salvação em Cristo Jesus.
Cada culto profético vivido, cada reunião, cada vez que dobramos os nossos joelhos e clamamos o sangue de Jesus em nossas vidas, a PORTA se abre para contemplarmos a beleza da santidade de Deus; cada louvor entoado, cada evangelização, cada visita, a PORTA se abre para Deus operar maravilhas, em santidade e entramos pela Porta que nos leva a desfrutar do conforto e sustento que há no APRISCO DO SENHOR – E O SEGREDO É A PORTA QUE SE ABRE PARA A ENTRADA DAS OVELHAS, PARA ELAS DESCANSAREM SOB OS CUIDADOS DAQUELE QUE É A PORTA E QUE GUARDA DIA E NOITE SEM CESSAR. POR ISSO JESUS FALOU QUE ELE É A PORTA.
João 10:9 - JESUS É A PORTA! “ AQUELE QUE ENTRAR POR MIM, SALVAR-SE-Á...”
E este ensino é para que seja aplicado diariamente em nossas vidas e a bondade e a misericórdia de Deus seguirão todos os dias sobre o Seu rebanho de ovelhas, até que habitem na casa do Pai para todo o Sempre.
Jesus é o Pastor das ovelhas (Hb.13:20).
2- Aprisco de ovelhas:
Lugar onde as ovelhas se abrigam.
Na antiga Palestina, à tarde, as ovelhas eram levadas para o lugar onde ajuntavam-se, e o pastor tomava posição na entrada e lá pernoitava. Qualquer ladrão ou animal selvagem que procurasse atacar as ovelhas teria que passar fisicamente pelo pastor, o pastor bloqueava com seu corpo enquanto elas descansavam, e isto levou Jesus a fazer essa comparação.
Das semelhanças do aprisco do Bom Pastor como um Abrigo seguro:
As ovelhas desse aprisco vivem confiantes e tranqüilas, não sentem nem fome e nem sede, pois têm água fresca (Palavra revelada) pastos verdejantes que alimentam, fortalece e as ensina a conhecer o seu pastor, que orienta por onde devem andar, dá o bom conselho, porque conhece as necessidades e fraquezas do seu rebanho, valoriza suas vidas, chama cada uma pelo próprio nome, porque o Bom Pastor já pagou um grande preço pela vida das suas ovelhas.

A igreja, que é corpo de Cristo, é O APRISCO que tem como PORTA de entrada O SENHOR JESUS – O BOM PASTOR, que deu sua vida pelas suas ovelhas; foi por amor a cada uma que se deu, se entregou em sacrifício vivo na cruz, para salvar as suas ovelhas. No aprisco –o Bom Pastor Jesus contempla com o seu olhar de compaixão e amor e recebe cada ovelha que ENTRA PELA PORTA, e cuida com muito carinho, limpa toda a sua impureza, dá o alimento, dá o remédio necessário para curar as doenças, também as faz repousar para que sintam-se fortes. Ele mesmo é quem examina, extrai os espinhos que as magoam, cada ovelha que entra pela PORTA do APRISCO, vive uma maravilhosa experiência de ser encontrada e salva pelo amado pastor.
Uma aplicação:
Muitos pranteam desvanecidas esperanças, nutrem desgostos ocultos, procuram satisfazer seus inquietos anseios com as coisas do mundo, mas, obtendo tudo, verificam haver trabalhado para alcançar coisas que não podem saciar a fome e sede da alma. Pois a alma tem sede do Deus vivo. Enquanto que quando vivem um encontro com esse bom Pastor, entram pela Porta do aprisco do Senhor que as recebe e cuida com amor... Esse é o segredo, a chave para uma vida abundante: Entrar pela PORTA DO APRISCO.
Unidade no corpo – aprisco -
Toda juntas, como ovelhas resgatadas, com misericordia ELE as chamou... Compradas com o próprio sangue de Jesus, agora bem alimentadas, transbordam de alegria e testemunham dos atos de justiça, misericórdia e bondade desse BOM PASTOR –JESUS.
DE DIA, o Bom Pastor conduz a pastos verdejantes, águas tranqüilas, sempre à frente, guiando o seu rebanho. Tudo que a ovelha precisa é confiar e seguir o Bom Pastor que conduzirá a pastos verdes e regados pelo orvalho da madrugada.
AO CAIR DA NOITE, quando vem o frio e a escuridão, as ovelhas desse Bom Pastor são conduzidas ao seu aprisco e ali elas são aquecidas com o calor do seu amor e sentem-se confortadas.
O Pastor contempla cada ovelha sua, examina cada uma e vê a sua necessidade e derrama do seu óleo especial revestindo para que nenhum mal venha lhe penetrar.
Sl. 133 –
É no corpo= aprisco, que Deus abençoa, e se o óleo é derramado, por onde passarem, deixam as marcas das suas pegadas, como por testemunho de uma caminhada com Ele.
Cuidado recebido no corpo – aprisco
Toda assistência é dada. Quando a ovelha está triste, quando enferma, quando ferida, quando está desanimada, cansada, um alimento fresco e saudável lhe é servido, para que seja fortalecida.
Há muita importância em estar vivendo no aprisco para recebermos os benefícios e garantias que SÓ O BOM PASTOR OFERECE AO SEU REBANHO.
Conclusão:
Somos do APRISCO DO SENHOR. ENTRAMOS PELA PORTA, RECEBEMOS SALVAÇÃO, VIVEMOS A EXPERIÊNCIA DO ATO, MAS, QUEREMOS TODOS OS DIAS ESTARMOS NO APRISCO VIVENDO O PROCESSO DESSA SALVAÇÃO QUE NOS LEVA A VIVERMOS POR TODOS DIAS E ETERNAMENTE A BONDADE E A MISERICÓRDIA DO BOM PASTOR.

0 comentários:

Postar um comentário