RSS

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mensagem: Quem é o Pai?

QUEM É O PAI ?

I Samuel 17:55-58

55) Quando Saul viu Davi sair e encontrar-se com o filisteu, perguntou a Abner, o chefe do exército: De quem é filho esse jovem, Abner? Respondeu Abner: Vive a tua alma, ó rei, que não sei.
56) Disse então o rei: Pergunta, pois, de quem ele é filho.
57) Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo Davi na mão a cabeça do filisteu.
58) E perguntou-lhe Saul: De quem és filho, jovem? Respondeu Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.

1ª) - Introdução

Havia uma grande batalha travada entre os Israelitas e os Filisteus. No meio da peleja Davi se dispõe a decidir a guerra pelo lado de Israel. Era um costume nas guerras na antiguidade, dois representantes dos povos beligerantes decidirem a vitória nas guerras desta forma.

Davi havia se disposto a lutar com Golias e chegou até a se apresentar ao rei Saul e este inclusive tentou colocar suas armas sobre Davi para pelejar contra Golias, porém Davi as rejeitou porque ele era adestrado em outros tipos de armas, quais sejam: cajado, funda, etc. Mas a grande vitória de Davi foi o fato de ele ter confiado no Senhor e o Senhor lhe deu vitória. “Mas eu vou a tí em nome do Senhor Deus dos exércitos”

Davi vence o gigante Golias e traz sua cabeça nas mãos como prova da grande vitória alcançada. Todos ficaram admirados com aquele ato heróico de Davi e queriam saber, portanto, de onde vinha aquela capacitação.

1ª) - Quem era o pai de Davi?

Saul, queria saber quem era o pai de Davi. Era uma pergunta natural naqueles dias, quando a sociedade era formada pelo sistema de família patriarcal. Era a preocupação de se saber a descendência da pessoa, sua genealogia, sua origem.
Abner era general dos exércitos de Saul, portanto autoridade no assunto de guerra, mas não conhecia nada sobre o pai de Davi.

A grande preocupação em saber de quem Davi era filho, é porque os filhos naqueles dias recebiam diretamente dos pais toda a instrução que possuíam. Aquilo que Davi manifestara possuir ali, era uma prova de que seu pai era muito mais poderoso do que ele, porque lhe ensinara aquilo.

2ª) - Davi conhecia muito bem a seu pai

“Sou filho de Jessé, o belemita”. Esse era o testemunho que Davi dava de seu conhecimento do pai. Belemita: nascido em Belém. Davi estava dizendo com isso que também era belemita, pois era filho de Jessé.

3) - Quem é o pai ?

O pai é aquele que:  dá um nome para a família
 dá a identidade da família
 deixa uma herança para a família
 traz segurança para a família
 dá o sustento à família
 Nota: a figura do pai aqui é no sentido profético, ou seja: apontando para Deus, o pai celestial.






4 - Davi: tipo do Senhor Jesus no VT

Jesus conhece bem o Pai:  Jesus nasceu em Belém ( Belém: casa do pão), porisso só Ele podia dizer: “Eu sou o pão da vida”
 Quando nos ensinou a orar, foi assim: “Pai nosso que está nos céus...” Mandou-nos pedir as coisas ao PAI.
 Desde os 12 anos de idade, quando os seus pais terrenos o deixaram para trás na cidade de Jerusalém, na festa da páscoa: “...negócios de MEU PAI ?”
 Quando ele promete uma salvação eterna para os seus discípulos: “Na casa de MEU PAI há muitas moradas...”
 Por fim, sua identidade era exclusivamente com o Pai: “Eu e o PAI somos um”.

5 - A igreja fiel de Jesus também conhece o Pai

 Quando Jesus dirige-se aos seus discípulos, tratando-os como criança, ele diz: “Não vos deixarei órfãos,... mas rogarei ao pai e ele vos mandará outro Consolador.”
 Abner e Saul representavam um grupo de pessoas que não conheciam o Pai de Davi. Há também um grupo de pessoas que não têm conhecimento do Pai, todo poderoso, aquele que dá a vitória aos servos que são dele.

 As grandes vitórias da igreja, é porque ela tem a herança de um Pai, todo poderoso, de quem ela tem recebido todos os recursos da vitória nas suas lutas. Com quem ela está perfeitamente identificada como filha. ”Sou filho de Jessé, o belemita”

 Havia alguns irmãos de Davi que pertenciam ao exército, mas nenhum deles despertara o desejo nas pessoas de conhecer o Pai. O que fez as pessoas desejarem conhecer o pai, foi a prova que Davi tinha nas mãos da grande vitória que alcançara do Pai celestial.


6 - A alma do homem tem sede de um encontro com o Pai

 A maior alegria do filho pródigo, foi quando ele se encontrou com o pai, porque a partir dali, lhe foi restituída toda a herança e toda a identificação com o pai.
 A experiência a moça que estava triste porque não conhecia o seu pai verdadeiro, mas ali conheceu o Senhor, como o pai que nunca a despreza.

0 comentários:

Postar um comentário