RSS

domingo, 2 de maio de 2010

Mensagem: A parábola do Joio e do Trigo

O JOIO E O TRIGO

“Deixai crescer ambos juntos até à ceifa. Por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, atai-o em molhos para o queimar, então colhei o trigo e recolhei-o no meu celeiro”. Mateus 13:30


INTRODUÇÃO

O Senhor concedeu uma visão, onde ele mostrava uma plantação de trigo. E vinha um vento muito forte sobre essa plantação, e permanecia de pé, o trigo, aquele que tinha semente dentro dele.

A igreja fiel do Senhor vive um momento muito importante, momento esse de cumprimento de profecias, porque se aproxima o momento em que a igreja mais aguarda, que é a volta de Jesus.
Aqueles que estão servindo ao Senhor, que já sabem quem é a igreja fiel, já escolheram aquilo que é precioso e abandonaram todas as coisas deste mundo, para viver com Jesus, precisam ficar atentos, porque muitos ensinos falsos, diferentes da palavra de Deus estão aí, para confundir até mesmo os escolhidos.
Quem vai permanecer nessa hora tão difícil, somente os fiéis, aqueles que guardam a palavra do Senhor Jesus no coração (não se esquece das promessas, das profecias, das orientações do Senhor para essa última hora).

DESENVOLVIMENTO

Para nos ensinar isto, o Senhor Jesus contou uma parábola: uma história. A parábola do joio e do trigo.
O trigo é uma planta interessante, de muitos anos. O grão (que é a semente que está dentro do trigo) serve de alimento. Com ela se faz farinha, pão.
Tudo se aproveita no trigo, porque depois que tira a semente, a palha do trigo é usada para fazer palha (feno), que serve para os animais deitarem. A palha também é muito usada para fazer móveis (de palha) e muito tempo atrás, se usava fazer até colchão de palha.
O joio parece com o trigo, há uma semelhança muito grande entre essas duas plantas. Em alguns lugares, dizem que o joio é o “falso trigo”.
O joio também produz uma semente, porém, venenosa. Uma pequena quantidade de joio processado junto com o trigo, estraga tudo.
Por isso mesmo, é que o joio é considerado uma erva daninha; ele cresce sem ninguém plantar e atrapalha o crescimento do trigo.
O caule do joio é rígido (duro) e só dá pra ver a diferença entre os dois, depois que eles crescem, na hora de colher. O joio fica bem maior que o trigo.
Porque estamos falando dessas duas plantas? O Senhor Jesus quer nos ensinar coisas muito importantes com isso.
Vejam esse exemplo aqui: o joio e o trigo.
Eles estão plantados na mesma terra?
Estão recebendo a mesma água? Alimentam-se dos mesmos nutrientes.
Recebem o mesmo vento? O mesmo orvalho?
O mesmo sol aquece os dois também?
Então, quando olhamos de fora (no exterior), o joio e o trigo são iguais, não é mesmo?
Mas, porque, então, o trigo cresce e produz semente boa para alimento e o joio, não?
Ah, esse é o segredo. Na hora do crescimento, na estrutura de cada uma dessas plantas (no interior delas) é que acontece a diferença. A maneira como cada uma dessas plantas absorve tudo isto é que faz cada um produzir o fruto bom e o fruto venenoso.

E o que nos diz a parábola?

“O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo”.

Quem é esse homem? É o Senhor Jesus.
Ele compara a nossa vida na sua presença, com esta parábola.
O campo nos fala da obra do Senhor.
A boa semente tem sido plantada (os ensinos, a palavra de salvação, as orientações). O Senhor Jesus está semeando.

“Mas, enquanto os homens dormiam, veio o seu inimigo, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se”.
O Senhor só planta boa semente. Mas, se dormimos, se não ficamos atentos às orientações, às revelações, aos sinais da volta de Jesus, às profecias, o inimigo vem ao campo e semeia o joio.
Podemos estar na igreja, pensando que a boa semente está em nós, mas dormindo, acomodado ... cuidado, o inimigo vem para semear o joio.

“Quando a erva crescer e frutificou, apareceu também o joio”.

Vai chegar o momento em que o joio vai aparecer. Porque o joio se destaca mais, é maior que o trigo.
Isto nos fala daqueles que querem ser grandes, querem aparecer. E na Obra do Senhor, o que aparece é o Senhor Jesus, porque ela é a cabeça da igreja.

Mas, como pôde crescer o joio se foi semeada apenas a boa semente? O que fazer agora? Arrancar o joio?

“Porém, ele lhes disse: Não, para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele”.

O joio atrapalha o crescimento do trigo de tal forma, que se for arrancado o joio antes da hora, o trigo pode ir junto.
Vejam que o Senhor cuida dos seus servos. Deixa crescer o joio, porque ele terá o momento certo para mostrar a diferença. E o Senhor Jesus não quer que nenhum dos seus servos se perca neste mundo, indo atrás daquilo que não é espiritual.

“Deixai crescer ambos juntos até à ceifa. Por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, atai-o em molhos para o queimar, então colhei o trigo e recolhei-o no meu celeiro”.

O momento certo da colheita é o arrebatamento da igreja. O joio não vai subir, só serve para ser queimado, vai ficar neste mundo. Mas o trigo será colhido e recolhido para o celeiro do dono do campo, é a igreja arrebatada, descansando nos braços do Senhor Jesus para sempre.

CONCLUSÃO

Somente o Espírito Santo tem poder para transformar a vida de cada um de nós. Ele sabe quem somos, quais sãos as atitudes que estamos tendo, como estamos vivendo.
Cada um hoje vai refletir nesta parábola, pois é muito sério o que o Senhor Jesus está nos falando.
Se queremos a eternidade, morar no céu, precisamos aprender com o Senhor Jesus nesta parábola: ser trigo, guardar a boa semente no coração, permanecer firme.

0 comentários:

Postar um comentário