RSS

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mensagem: Josué - A queda das muralhas de Jericó

A QUEDA DAS MURALHAS DE JERICÓ


Texto base:


INTRODUÇÃO

Jericó era uma fortaleza cercada de espessas muralhas de pedra e portas de ferro. Os portões da cidade de Jericó estavam bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Jericó era humanamente impenetrável. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade.

DESENVOLVIMENTO

Josué estava perto da cidade de Jericó. De repente, viu um homem com uma espada na mão parado na sua frente. Josué chegou perto dele e perguntou: Você é do nosso exército ou é inimigo? “Não sou nem uma coisa nem outra. Estou aqui como comandante do exército de Deus, o Senhor”. Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. E disse: Estou aqui meu senhor. O que quer que eu faça? O comandante do exército do Senhor respondeu:“Tire as sandálias dos seus pés, porque a terra que estás a pisando é santa.” E Josué obedeceu.

Na vida cristã, o mais importante é conhecer os planos de Deus e experimentar a sua vontade, que é agradável e perfeita.
Josué teve uma experiência, um encontro com o Senhor: “Tire as sandálias dos seus pés, porque a terra que estás a pisando é santa.” Deus fez isso com Moisés (vocês se lembram da sarça ardente?) e agora o faz com Josué. Santificar o lugar do encontro. Isso tem um profundo significado. Porque a sandália era uma proteção contra o calor da areia que poderia queimar a planta do pé, como proteção de pedras cortantes. Mas diante do Senhor não há necessidade desse tipo de proteção. Tirar as sandálias é abandonar o poder humano, é deixar de lado o orgulho, o raciocínio humano, o entendimento soberbo. Nesse campo santo, a humildade, a dependência e a obediência são as únicas vestimentas aceitáveis.

Disse ainda o Senhor Deus a Josué:”Estou entregando em tuas mãos a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados.” O Senhor orientou que todos os guerreiros de Israel deveriam rodear a cidade de Jericó uma vez, por seis dias, sem nada dizer. Á sua frente iriam sete sacerdotes, levando sete buzinas de carneiro, diante da arca. No sétimo dia deveriam rodear a cidade sete vezes e os sacerdotes tocariam a buzina. Ao ouvir o toque das buzinas, todo povo deveria gritar e então os muros ruiriam.

Vejamos alguns pontos:
1- A ARCA - O povo precisava ter a arca indo à frente. Nós sabemos que a arca representava a presença de Deus e sua aliança com Israel. Se queremos vencer as barreiras, precisamos ter compromisso com Deus e uma comunhão real com ele.
2- RODEAR A CIDADE - O povo precisava andar em volta da muralha. Aqui está a questão da obediência e da ação. Se você está consciente de que Deus lhe deu uma ordem, obedeça. Esta é a sua parte. Se você não sabe o que fazer diante do problema, ore, consulte a Bíblia, consulte o ministério e parta para a ação. Jesus disse: "Eu sou o caminho" (João 14.6). Logo, precisamos andar. A salvação é dinâmica.
3 – TEMPO - Israel deveria andar em torno de Jericó durante 7 dias. Aqui está o teste da perseverança e da paciência. Você deve obedecer hoje e continuar obedecendo amanhã, mesmo que os obstáculos pareçam mais firmes do que antes. Você deve ser mais firme do que a muralha. Sua fé deve ser mais resistente. Depois de rodear a cidade no primeiro dia, não houve nenhum resultado. Talvez tenha sido difícil para alguns israelitas levantarem de suas camas no segundo e no terceiro dia e nos dias seguintes, sabendo que nada aconteceu na véspera. Você já experimentou esse desânimo? Não se deixe vencer por ele. Continue obedecendo ao Senhor.

Josué ordenou que o povo executasse fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia deram sete voltas. Durante a sétima volta ao som das trombetas, todo o povo levantou um grande clamor. Pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram e o povo pôde conquistar a cidade.
Os homens que tinham servido de espiões foram à casa de Raabe e retiraram de lá ela e sua família (Raabe nos fala da igreja gentílica, ela queria a benção, estava na revelação, entendeu a Obra e foi salva pelo fio de escarlate - sangue de Jesus), porém a cidade e tudo que nela havia queimaram no fogo, guardando somente a prata, o ouro, os vasos de metal e de ferro para o tesouro da casa do Senhor.
Assim era o Senhor com Josué, e corria sua fama por toda a terra.

CONCLUSÃO

No sétimo dia, a muralha caiu. Não podemos fazer uma regra para Deus e dizer que ele sempre vai agir depois de 7 dias ou depois de 7 orações, Ele pode agir no primeiro dia, ou no sétimo, ou no vigésimo primeiro, como aconteceu com Daniel, ou em outro dia qualquer. Por que sabemos que Deus tem um tempo certo para tudo, apesar de que, em alguns casos, nós é que retardamos as bênçãos devido à nossa incredulidade, passividade e desobediência.
Josué creu na promessa de que o Senhor derrubaria as muralhas de Jericó. Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. (Hebreus 11:1) Mas a fé cristã não é cega ela está firmada nas promessas de Deus. Quando o Senhor prometeu a Josué que a muralha de Jericó viria abaixo e que o povo de Israel subiria nela, nada mais faria Josué desistir de conquistar a cidade, pois ele sabia que Deus estava à frente e lhes concederia vitória.
O mesmo Deus que operou na vida de Moisés e de Josué continua a operar em nossas vidas. Na vida de um povo que clama pelo seu nome e que ora com fé. Nós clamamos no deserto por este Deus e vivemos continuamente com um grito em nossos lábios: Maranata! É o clamor de uma igreja fiel, que anseia a volta do Salvador, que virá nas nuvens para buscá-la. Ó vem Senhor Jesus.
...

26 comentários:

Laís Lunz disse...

Gostei muuuito dessa relação de estudo, posso até levar a palavra na reunião de jovens, vou estudar, coloquem mais estudos como esse. Obrigada! A Paz do Senhor Jesus

Débora disse...

Também Gostei...Deus continue abençoando!!!

andreza disse...

gostei muito vou leva para a escola dominical,DEUS abençoa cada vez voce

andreza disse...

gostei muito obrigado Deus te abençoe.

gean paulo disse...

que Deus vos abençoe com benção sem medida o seu ministério boa palavra a paz do Senhor.

gean paulo disse...

que Deus vos abençoe que pessoas possam ler este texto e guarda estas palavras de vida .

Anônimo disse...

Adorei vou levar para a escolinha...Deus os abençoe muito!!!

Anônimo disse...

que a essencia do espirito santo de DEUS esteja permanentemente em tua vida, adorei a mensagem, vou leva-la ao meu grupo

Anônimo disse...

obrigado obreiros essa mensagem me fez ficar mais perto de deus.amem

Anônimo disse...

Muito boa, abriu mais minha visão sobre essa passagem.
Que a Paz de Deus esteja contigo.

bolos disse...

gostei muito dese estudo muito bom fica na paz

patricia ventura disse...

mensagem linda ,queda das muralhas ,realmente em nosssas vidas a muitas muralhas ao rodearmos por ela vamos nos agarrar no senhor ,e venceremos em nome de jesus deus é fiel.

orlando silvestre disse...

É verdade temos que fazer dessa forma crê e obedecer o nosso Deus, para poder derrubar as muralhas.

Givanildo Rocha disse...

eu adorei da ate para eu prega hoje

Anônimo disse...

Amei essa mensagem

Anônimo disse...

A fé em Deus, através do filho Jesus é tudo que o homem precisa ter para sua salvação e seguir os mandamentos resumidos em dois, ou seja, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo, amém.

hannielle de paula disse...

abencoado estudo muito lindo, e edificante..

Henrique Araújo disse...

Legal esse estudo gostei continuem assim .

Anônimo disse...

Que revelação do de Deus pra sua vida Gloria Deus !!!!

Ilmar Santos Geize Islavye disse...

Muito Bom :D

Anônimo disse...

muito bom esse esboço.

Ev Cordeiro disse...

Esse é plano de DEUS EM NOSSA VIDA DERRUBANDO BARREIRAS E OBSTACULOS . Continue nos alimentando. PAZ.

Ev Cordeiro disse...

Esse é o plano de DEUS em nossa vida derrubando muralhas. Que possa estar sempre nos alimentando . A paz

Carla Verônica disse...

Que lindo estudo,foi muito edificante para minha vida e para oque estou vivendo hj.Q o Senhor continue abençoando vcs!,amém.

Anônimo disse...

.MT bom amei mt

Anônimo disse...

muito maravilho nota 10

Postar um comentário